Leitura nas telas: os jovens na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v5i2.761 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761 |
Resumo: | A partir de uma problematização entre três matrizes de conhecimento, o construtivismo francês, a teoria crítica e o cognitivismo na pesquisa sobre leitura, descrevem resultados de pesquisa realizada com (60) jovens freqüentadores da sala web da Biblioteca da Universidade, durante seu processo de navegação em frente às telas. Os resultados evidenciaram quatro tipos de pesquisa sendo realizadas pelos jovens: pesquisa utilitária, pesquisa de mídia, pesquisa universitária e pesquisa escolar. Algumas regularidades do processo de navegação foram identificadas em todas as faixas categorizadas, como a consulta ao correio eletrônico e a familiaridade (quase natural) com a estrutura de banco de dados da internet. O paradoxo levantado pelo construtivismo pedagógico foi contraposto às posturas mais radicais à esquerda em autores para quem é impossível uma educação crítica no ciberespaço; os resultados da pesquisa evidenciam um caminho novo de leitura, diferente do preconizado pela teoria crítica e ainda não contemplado também pelo cognitivismo dos programas de leitura tradicionais. |
id |
UNICAMP-19_5d99b1bd8da7928b62803e87f60e9d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/761 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
Leitura nas telas: os jovens na internetProcesso de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet.Juventude na InternetA partir de uma problematização entre três matrizes de conhecimento, o construtivismo francês, a teoria crítica e o cognitivismo na pesquisa sobre leitura, descrevem resultados de pesquisa realizada com (60) jovens freqüentadores da sala web da Biblioteca da Universidade, durante seu processo de navegação em frente às telas. Os resultados evidenciaram quatro tipos de pesquisa sendo realizadas pelos jovens: pesquisa utilitária, pesquisa de mídia, pesquisa universitária e pesquisa escolar. Algumas regularidades do processo de navegação foram identificadas em todas as faixas categorizadas, como a consulta ao correio eletrônico e a familiaridade (quase natural) com a estrutura de banco de dados da internet. O paradoxo levantado pelo construtivismo pedagógico foi contraposto às posturas mais radicais à esquerda em autores para quem é impossível uma educação crítica no ciberespaço; os resultados da pesquisa evidenciam um caminho novo de leitura, diferente do preconizado pela teoria crítica e ainda não contemplado também pelo cognitivismo dos programas de leitura tradicionais. Universidade Estadual de Campinas2008-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/76110.20396/etd.v5i2.761ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 No. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 Núm. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74ETD - Educação Temática Digital; v. 5 n. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-741676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761/776Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMostafa, Solange PuntelGonzáles, PriscilaRanzan, Eni MariaMoraes, Lisiane da Silva2017-03-23T11:02:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/761Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-23T11:02:27ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura nas telas: os jovens na internet |
title |
Leitura nas telas: os jovens na internet |
spellingShingle |
Leitura nas telas: os jovens na internet Leitura nas telas: os jovens na internet Mostafa, Solange Puntel Processo de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet. Juventude na Internet Mostafa, Solange Puntel Processo de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet. Juventude na Internet |
title_short |
Leitura nas telas: os jovens na internet |
title_full |
Leitura nas telas: os jovens na internet |
title_fullStr |
Leitura nas telas: os jovens na internet Leitura nas telas: os jovens na internet |
title_full_unstemmed |
Leitura nas telas: os jovens na internet Leitura nas telas: os jovens na internet |
title_sort |
Leitura nas telas: os jovens na internet |
author |
Mostafa, Solange Puntel |
author_facet |
Mostafa, Solange Puntel Mostafa, Solange Puntel Gonzáles, Priscila Ranzan, Eni Maria Moraes, Lisiane da Silva Gonzáles, Priscila Ranzan, Eni Maria Moraes, Lisiane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Gonzáles, Priscila Ranzan, Eni Maria Moraes, Lisiane da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mostafa, Solange Puntel Gonzáles, Priscila Ranzan, Eni Maria Moraes, Lisiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet. Juventude na Internet |
topic |
Processo de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet. Juventude na Internet |
description |
A partir de uma problematização entre três matrizes de conhecimento, o construtivismo francês, a teoria crítica e o cognitivismo na pesquisa sobre leitura, descrevem resultados de pesquisa realizada com (60) jovens freqüentadores da sala web da Biblioteca da Universidade, durante seu processo de navegação em frente às telas. Os resultados evidenciaram quatro tipos de pesquisa sendo realizadas pelos jovens: pesquisa utilitária, pesquisa de mídia, pesquisa universitária e pesquisa escolar. Algumas regularidades do processo de navegação foram identificadas em todas as faixas categorizadas, como a consulta ao correio eletrônico e a familiaridade (quase natural) com a estrutura de banco de dados da internet. O paradoxo levantado pelo construtivismo pedagógico foi contraposto às posturas mais radicais à esquerda em autores para quem é impossível uma educação crítica no ciberespaço; os resultados da pesquisa evidenciam um caminho novo de leitura, diferente do preconizado pela teoria crítica e ainda não contemplado também pelo cognitivismo dos programas de leitura tradicionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761 10.20396/etd.v5i2.761 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v5i2.761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761/776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 No. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 Núm. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74 ETD - Educação Temática Digital; v. 5 n. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179164804874240 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v5i2.761 |