Leitura nas telas: os jovens na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mostafa, Solange Puntel
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gonzáles, Priscila, Ranzan, Eni Maria, Moraes, Lisiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761
Resumo: A partir de uma problematização entre três matrizes de conhecimento, o construtivismo francês, a teoria crítica e o cognitivismo na pesquisa sobre leitura, descrevem resultados de pesquisa realizada com (60) jovens freqüentadores da sala web da Biblioteca da Universidade, durante seu processo de navegação em frente às telas. Os resultados evidenciaram quatro tipos de pesquisa sendo realizadas pelos jovens: pesquisa utilitária, pesquisa de mídia, pesquisa universitária e pesquisa escolar. Algumas regularidades do processo de navegação foram identificadas em todas as faixas categorizadas, como a consulta ao correio eletrônico e a familiaridade (quase natural) com a estrutura de banco de dados da internet. O paradoxo levantado pelo construtivismo pedagógico foi contraposto às posturas mais radicais à esquerda em autores para quem é impossível uma educação crítica no ciberespaço; os resultados da pesquisa evidenciam um caminho novo de leitura, diferente do preconizado pela teoria crítica e ainda não contemplado também pelo cognitivismo dos programas de leitura tradicionais. 
id UNICAMP-19_5d99b1bd8da7928b62803e87f60e9d1b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/761
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Leitura nas telas: os jovens na internetProcesso de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet.Juventude na InternetA partir de uma problematização entre três matrizes de conhecimento, o construtivismo francês, a teoria crítica e o cognitivismo na pesquisa sobre leitura, descrevem resultados de pesquisa realizada com (60) jovens freqüentadores da sala web da Biblioteca da Universidade, durante seu processo de navegação em frente às telas. Os resultados evidenciaram quatro tipos de pesquisa sendo realizadas pelos jovens: pesquisa utilitária, pesquisa de mídia, pesquisa universitária e pesquisa escolar. Algumas regularidades do processo de navegação foram identificadas em todas as faixas categorizadas, como a consulta ao correio eletrônico e a familiaridade (quase natural) com a estrutura de banco de dados da internet. O paradoxo levantado pelo construtivismo pedagógico foi contraposto às posturas mais radicais à esquerda em autores para quem é impossível uma educação crítica no ciberespaço; os resultados da pesquisa evidenciam um caminho novo de leitura, diferente do preconizado pela teoria crítica e ainda não contemplado também pelo cognitivismo dos programas de leitura tradicionais. Universidade Estadual de Campinas2008-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/76110.20396/etd.v5i2.761ETD - Educação Temática Digital; v. 5 n. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 No. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 Núm. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-741676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761/776Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMostafa, Solange PuntelGonzáles, PriscilaRanzan, Eni MariaMoraes, Lisiane da Silva2017-03-23T11:02:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/761Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-23T11:02:27ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura nas telas: os jovens na internet
title Leitura nas telas: os jovens na internet
spellingShingle Leitura nas telas: os jovens na internet
Mostafa, Solange Puntel
Processo de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet.
Juventude na Internet
title_short Leitura nas telas: os jovens na internet
title_full Leitura nas telas: os jovens na internet
title_fullStr Leitura nas telas: os jovens na internet
title_full_unstemmed Leitura nas telas: os jovens na internet
title_sort Leitura nas telas: os jovens na internet
author Mostafa, Solange Puntel
author_facet Mostafa, Solange Puntel
Gonzáles, Priscila
Ranzan, Eni Maria
Moraes, Lisiane da Silva
author_role author
author2 Gonzáles, Priscila
Ranzan, Eni Maria
Moraes, Lisiane da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mostafa, Solange Puntel
Gonzáles, Priscila
Ranzan, Eni Maria
Moraes, Lisiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet.
Juventude na Internet
topic Processo de leitura. Internet. Ciberespaço. Navegação. Leitura on-line. Juventude na internet.
Juventude na Internet
description A partir de uma problematização entre três matrizes de conhecimento, o construtivismo francês, a teoria crítica e o cognitivismo na pesquisa sobre leitura, descrevem resultados de pesquisa realizada com (60) jovens freqüentadores da sala web da Biblioteca da Universidade, durante seu processo de navegação em frente às telas. Os resultados evidenciaram quatro tipos de pesquisa sendo realizadas pelos jovens: pesquisa utilitária, pesquisa de mídia, pesquisa universitária e pesquisa escolar. Algumas regularidades do processo de navegação foram identificadas em todas as faixas categorizadas, como a consulta ao correio eletrônico e a familiaridade (quase natural) com a estrutura de banco de dados da internet. O paradoxo levantado pelo construtivismo pedagógico foi contraposto às posturas mais radicais à esquerda em autores para quem é impossível uma educação crítica no ciberespaço; os resultados da pesquisa evidenciam um caminho novo de leitura, diferente do preconizado pela teoria crítica e ainda não contemplado também pelo cognitivismo dos programas de leitura tradicionais. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761
10.20396/etd.v5i2.761
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761
identifier_str_mv 10.20396/etd.v5i2.761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/761/776
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 5 n. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 No. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 Núm. 2 (2004): Número Temático: Tecnologia, Information literacy, História e Arquitetura da Informação; 58-74
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950170717913088