Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flach, Simone Fátima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schlesener, Anita Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647613
Resumo: O presente texto tem como objetivo trazer à discussão o movimento dos estudantes secundaristas de escolas públicas do Paraná, deflagrado no ano de 2016, a partir da Medida Provisória nº 746/2016, a qual teve como alvo, dentre outras questões, reformar a oferta do Ensino Médio; e da Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 241/2016, que pretende instituir um “novo ajuste fiscal”, congelando os gastos públicos por um prazo de 20 anos. Para tanto, busca-se auxílio no pensamento de Antonio Gramsci para a compreensão das ações políticas e sociais em curso e para problematizar as contradições evidenciadas tanto na ocupação de escolas quanto na desocupação voluntária ou imposta pelo Poder Judiciário em razão de Ações de Reintegração de Posse.
id UNICAMP-19_658fe297b532267a73d055c27593ed08
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647613
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio GramsciMovimento estudantil. Ocupação de escolas. Hegemonia.Movimento estudantilOcupações - Aspectos sociológicosEscolasMovimentos sociais.O presente texto tem como objetivo trazer à discussão o movimento dos estudantes secundaristas de escolas públicas do Paraná, deflagrado no ano de 2016, a partir da Medida Provisória nº 746/2016, a qual teve como alvo, dentre outras questões, reformar a oferta do Ensino Médio; e da Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 241/2016, que pretende instituir um “novo ajuste fiscal”, congelando os gastos públicos por um prazo de 20 anos. Para tanto, busca-se auxílio no pensamento de Antonio Gramsci para a compreensão das ações políticas e sociais em curso e para problematizar as contradições evidenciadas tanto na ocupação de escolas quanto na desocupação voluntária ou imposta pelo Poder Judiciário em razão de Ações de Reintegração de Posse.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAnálise de conjunturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864761310.20396/etd.v19i1.8647613ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 165-186ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 165-186ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 165-1861676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647613/15206https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647613/19914Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlach, Simone FátimaSchlesener, Anita Helena2018-04-13T15:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647613Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:20.969576ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci
title Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci
spellingShingle Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci
Flach, Simone Fátima
Movimento estudantil. Ocupação de escolas. Hegemonia.
Movimento estudantil
Ocupações - Aspectos sociológicos
Escolas
Movimentos sociais.
title_short Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci
title_full Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci
title_fullStr Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci
title_full_unstemmed Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci
title_sort Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci
author Flach, Simone Fátima
author_facet Flach, Simone Fátima
Schlesener, Anita Helena
author_role author
author2 Schlesener, Anita Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flach, Simone Fátima
Schlesener, Anita Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento estudantil. Ocupação de escolas. Hegemonia.
Movimento estudantil
Ocupações - Aspectos sociológicos
Escolas
Movimentos sociais.
topic Movimento estudantil. Ocupação de escolas. Hegemonia.
Movimento estudantil
Ocupações - Aspectos sociológicos
Escolas
Movimentos sociais.
description O presente texto tem como objetivo trazer à discussão o movimento dos estudantes secundaristas de escolas públicas do Paraná, deflagrado no ano de 2016, a partir da Medida Provisória nº 746/2016, a qual teve como alvo, dentre outras questões, reformar a oferta do Ensino Médio; e da Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 241/2016, que pretende instituir um “novo ajuste fiscal”, congelando os gastos públicos por um prazo de 20 anos. Para tanto, busca-se auxílio no pensamento de Antonio Gramsci para a compreensão das ações políticas e sociais em curso e para problematizar as contradições evidenciadas tanto na ocupação de escolas quanto na desocupação voluntária ou imposta pelo Poder Judiciário em razão de Ações de Reintegração de Posse.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Análise de conjuntura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647613
10.20396/etd.v19i1.8647613
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647613
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i1.8647613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647613/15206
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647613/19914
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 165-186
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 165-186
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 165-186
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653799096320