Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v14i1.1261 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261 |
Resumo: | Este artigo aborda as trajetórias de sete jovens pertencentes aos grupos populares, ex-alunos do curso pré-vestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, SP, que ingressaram em universidades prestigiosas. Com a pesquisa, procuramos identificar: (i) como esses jovens interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares; (ii) pontos nestas trajetórias que (não) contribuíram para a longevidade escolar; e (iii) efeitos da frequência ao cursinho sobre os estudantes. Para atingir estes objetivos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os jovens e pesquisa documental sobre o cursinho. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional; priorizamos o critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. Destacamos, neste artigo, como resultado da pesquisa, a importância de experiências escolares no processo de construção e de reconstrução da identidade dos que delas participam. |
id |
UNICAMP-19_6b04984b0e79974c52a09d361f4ef2bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1261 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juvenilesDisposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de jovens das classes popularesLa escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad.Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade.EducaçãoEste artigo aborda as trajetórias de sete jovens pertencentes aos grupos populares, ex-alunos do curso pré-vestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, SP, que ingressaram em universidades prestigiosas. Com a pesquisa, procuramos identificar: (i) como esses jovens interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares; (ii) pontos nestas trajetórias que (não) contribuíram para a longevidade escolar; e (iii) efeitos da frequência ao cursinho sobre os estudantes. Para atingir estes objetivos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os jovens e pesquisa documental sobre o cursinho. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional; priorizamos o critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. Destacamos, neste artigo, como resultado da pesquisa, a importância de experiências escolares no processo de construção e de reconstrução da identidade dos que delas participam.Universidade Estadual de Campinas2012-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica; qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/126110.20396/etd.v14i1.1261ETD - Educação Temática Digital; Vol. 14 No. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441ETD - Educação Temática Digital; Vol. 14 Núm. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441ETD - Educação Temática Digital; v. 14 n. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-4411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Lajara Janaina LopesRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2017-10-03T08:47:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1261Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-10-03T08:47:20ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles Disposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de jovens das classes populares |
title |
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles |
spellingShingle |
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles Correa, Lajara Janaina Lopes La escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad. Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade. Educação Correa, Lajara Janaina Lopes La escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad. Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade. Educação |
title_short |
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles |
title_full |
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles |
title_fullStr |
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles |
title_full_unstemmed |
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles |
title_sort |
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles |
author |
Correa, Lajara Janaina Lopes |
author_facet |
Correa, Lajara Janaina Lopes Correa, Lajara Janaina Lopes Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Lajara Janaina Lopes Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
La escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad. Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade. Educação |
topic |
La escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad. Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade. Educação |
description |
Este artigo aborda as trajetórias de sete jovens pertencentes aos grupos populares, ex-alunos do curso pré-vestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, SP, que ingressaram em universidades prestigiosas. Com a pesquisa, procuramos identificar: (i) como esses jovens interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares; (ii) pontos nestas trajetórias que (não) contribuíram para a longevidade escolar; e (iii) efeitos da frequência ao cursinho sobre os estudantes. Para atingir estes objetivos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os jovens e pesquisa documental sobre o cursinho. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional; priorizamos o critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. Destacamos, neste artigo, como resultado da pesquisa, a importância de experiências escolares no processo de construção e de reconstrução da identidade dos que delas participam. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica; qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261 10.20396/etd.v14i1.1261 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v14i1.1261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 14 No. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 14 Núm. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441 ETD - Educação Temática Digital; v. 14 n. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179165301899264 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v14i1.1261 |