Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Lajara Janaina Lopes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
DOI: 10.20396/etd.v14i1.1261
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261
Resumo: Este artigo aborda as trajetórias de sete jovens pertencentes aos grupos populares, ex-alunos do curso pré-vestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, SP, que ingressaram em universidades prestigiosas. Com a pesquisa, procuramos identificar: (i) como esses jovens interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares; (ii) pontos nestas trajetórias que (não) contribuíram para a longevidade escolar;  e (iii) efeitos da frequência ao cursinho sobre os estudantes. Para atingir estes objetivos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os jovens e pesquisa documental sobre o cursinho. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional; priorizamos o critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. Destacamos, neste artigo, como resultado da pesquisa, a importância de experiências escolares no processo de construção e de reconstrução da identidade dos que delas participam.
id UNICAMP-19_6b04984b0e79974c52a09d361f4ef2bb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1261
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
spelling Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juvenilesDisposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de jovens das classes popularesLa escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad.Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade.EducaçãoEste artigo aborda as trajetórias de sete jovens pertencentes aos grupos populares, ex-alunos do curso pré-vestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, SP, que ingressaram em universidades prestigiosas. Com a pesquisa, procuramos identificar: (i) como esses jovens interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares; (ii) pontos nestas trajetórias que (não) contribuíram para a longevidade escolar;  e (iii) efeitos da frequência ao cursinho sobre os estudantes. Para atingir estes objetivos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os jovens e pesquisa documental sobre o cursinho. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional; priorizamos o critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. Destacamos, neste artigo, como resultado da pesquisa, a importância de experiências escolares no processo de construção e de reconstrução da identidade dos que delas participam.Universidade Estadual de Campinas2012-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica; qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/126110.20396/etd.v14i1.1261ETD - Educação Temática Digital; Vol. 14 No. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441ETD - Educação Temática Digital; Vol. 14 Núm. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441ETD - Educação Temática Digital; v. 14 n. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-4411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Lajara Janaina LopesRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2017-10-03T08:47:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1261Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-10-03T08:47:20ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
Disposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de jovens das classes populares
title Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
spellingShingle Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
Correa, Lajara Janaina Lopes
La escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad.
Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade.
Educação
Correa, Lajara Janaina Lopes
La escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad.
Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade.
Educação
title_short Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
title_full Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
title_fullStr Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
title_full_unstemmed Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
title_sort Dotaciones a los sacrificios de escolaridad: trayectorias de las clases juveniles
author Correa, Lajara Janaina Lopes
author_facet Correa, Lajara Janaina Lopes
Correa, Lajara Janaina Lopes
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
author_role author
author2 Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Lajara Janaina Lopes
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.subject.por.fl_str_mv La escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad.
Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade.
Educação
topic La escolarización. Pre-universitario. El acceso a la educación superior. Identidad.
Escolarização. Pré-vestibular. Acesso ao ensino superior. Identidade.
Educação
description Este artigo aborda as trajetórias de sete jovens pertencentes aos grupos populares, ex-alunos do curso pré-vestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, SP, que ingressaram em universidades prestigiosas. Com a pesquisa, procuramos identificar: (i) como esses jovens interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares; (ii) pontos nestas trajetórias que (não) contribuíram para a longevidade escolar;  e (iii) efeitos da frequência ao cursinho sobre os estudantes. Para atingir estes objetivos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os jovens e pesquisa documental sobre o cursinho. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional; priorizamos o critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. Destacamos, neste artigo, como resultado da pesquisa, a importância de experiências escolares no processo de construção e de reconstrução da identidade dos que delas participam.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica; qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261
10.20396/etd.v14i1.1261
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261
identifier_str_mv 10.20396/etd.v14i1.1261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1261/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 14 No. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 14 Núm. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441
ETD - Educação Temática Digital; v. 14 n. 1 (2012): Número Temático: "Diferenças e subjetividade"; 420-441
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1822179165301899264
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/etd.v14i1.1261