Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651867 |
Resumo: | O presente estudo demonstrará uma possibilidade de experimento, em aulas de geografia, que articula os conceitos de cartografia e mapas, bem como rizomas e desterritorialização/reterritorialização a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Essa experiência trouxe como evidência que arte e ciência geográfica, quando funcionam como intercessoras umas das outras, podem propiciar novas maneiras de pensar o espaço e com efeito movimentar o pensamento dos jovens em torno do currículo de geografia do ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio. Durante a experimentação, o comportamento dos estudantes deslocou-se de uma atitude de subordinação, aos paradigmas impostos pelo capitalismo global propagado pelos meios de comunicação sobretudo internet, para uma postura de subversão criativa desse pensamento homogêneo, mesmo no contexto da educação profissional |
id |
UNICAMP-19_6c4e4012d4d4500bda07b22807abf222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651867 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médioCartografia. Mapas. Arte. Educação profissional.GeografiaArteO presente estudo demonstrará uma possibilidade de experimento, em aulas de geografia, que articula os conceitos de cartografia e mapas, bem como rizomas e desterritorialização/reterritorialização a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Essa experiência trouxe como evidência que arte e ciência geográfica, quando funcionam como intercessoras umas das outras, podem propiciar novas maneiras de pensar o espaço e com efeito movimentar o pensamento dos jovens em torno do currículo de geografia do ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio. Durante a experimentação, o comportamento dos estudantes deslocou-se de uma atitude de subordinação, aos paradigmas impostos pelo capitalismo global propagado pelos meios de comunicação sobretudo internet, para uma postura de subversão criativa desse pensamento homogêneo, mesmo no contexto da educação profissionalUniversidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865186710.20396/etd.v21i1.8651867ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 222-241ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 222-241ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 222-2411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651867/19011Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ernandes de OliveiraGirardi, Gisele2019-01-10T14:33:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651867Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:27.269090ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio |
title |
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio |
spellingShingle |
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio Pereira, Ernandes de Oliveira Cartografia. Mapas. Arte. Educação profissional. Geografia Arte |
title_short |
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio |
title_full |
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio |
title_fullStr |
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio |
title_full_unstemmed |
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio |
title_sort |
Cartografia de um processo de experimentação com arte e linguagens em aulas de geografia no ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio |
author |
Pereira, Ernandes de Oliveira |
author_facet |
Pereira, Ernandes de Oliveira Girardi, Gisele |
author_role |
author |
author2 |
Girardi, Gisele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ernandes de Oliveira Girardi, Gisele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia. Mapas. Arte. Educação profissional. Geografia Arte |
topic |
Cartografia. Mapas. Arte. Educação profissional. Geografia Arte |
description |
O presente estudo demonstrará uma possibilidade de experimento, em aulas de geografia, que articula os conceitos de cartografia e mapas, bem como rizomas e desterritorialização/reterritorialização a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Essa experiência trouxe como evidência que arte e ciência geográfica, quando funcionam como intercessoras umas das outras, podem propiciar novas maneiras de pensar o espaço e com efeito movimentar o pensamento dos jovens em torno do currículo de geografia do ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio. Durante a experimentação, o comportamento dos estudantes deslocou-se de uma atitude de subordinação, aos paradigmas impostos pelo capitalismo global propagado pelos meios de comunicação sobretudo internet, para uma postura de subversão criativa desse pensamento homogêneo, mesmo no contexto da educação profissional |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651867 10.20396/etd.v21i1.8651867 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651867 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i1.8651867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651867/19011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 222-241 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 222-241 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 222-241 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216654318141440 |