Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Konopczyk, Vanessa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646096
Resumo: A pesquisa em andamento identifica como são representados os não escolarizados, os escolarizados e a escola, em obras consagradas da literatura paulista do período modernista, a fim de se compreender as relações sociais que são travadas a partir da representação que os autores fazem da docência e dos letrados quanto das pessoas não escolarizadas pela forma tradicional, procurando identificar a forma como se costuram essas relações, muitas vezes permeadas de preconceitos, vez que são representações tecidas por pessoas de sucesso escolar comprovado e posicionadas fora do campo educacional. As análises serão realizadas mediante leitura do conjunto documental escolhido, que se pauta a partir de três frentes: obras em prosa exclusivamente paulistas, de autores consagrados pela participação na Semana de Arte Moderna e sua filiação partidária.  Após a leitura identificar-se-ão e extrair-se-ão os dados para sua comparação com os objetivos propostos, para fins de comprovação de indícios de rupturas e permanências de práticas sociais sobre os assuntos abordados. A partir de então será avaliado o cumprimento dos objetivos da pesquisa, a fim de encontrar a fundamentação e consistência necessárias para validar os vestígios percebidos nas obras analisadas. 
id UNICAMP-19_6cb6fe0ca463634e3cfe7c2e21bb86c0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646096
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistasRepresentação social. Escolaridade. EscolarizaçãoA pesquisa em andamento identifica como são representados os não escolarizados, os escolarizados e a escola, em obras consagradas da literatura paulista do período modernista, a fim de se compreender as relações sociais que são travadas a partir da representação que os autores fazem da docência e dos letrados quanto das pessoas não escolarizadas pela forma tradicional, procurando identificar a forma como se costuram essas relações, muitas vezes permeadas de preconceitos, vez que são representações tecidas por pessoas de sucesso escolar comprovado e posicionadas fora do campo educacional. As análises serão realizadas mediante leitura do conjunto documental escolhido, que se pauta a partir de três frentes: obras em prosa exclusivamente paulistas, de autores consagrados pela participação na Semana de Arte Moderna e sua filiação partidária.  Após a leitura identificar-se-ão e extrair-se-ão os dados para sua comparação com os objetivos propostos, para fins de comprovação de indícios de rupturas e permanências de práticas sociais sobre os assuntos abordados. A partir de então será avaliado o cumprimento dos objetivos da pesquisa, a fim de encontrar a fundamentação e consistência necessárias para validar os vestígios percebidos nas obras analisadas. Universidade Estadual de Campinas2017-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864609610.20396/etd.v19i3.8646096ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 864-881ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 864-881ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 864-8811676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646096/16246Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKonopczyk, Vanessa2018-04-13T15:34:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646096Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:18.161951ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas
title Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas
spellingShingle Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas
Konopczyk, Vanessa
Representação social. Escolaridade. Escolarização
title_short Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas
title_full Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas
title_fullStr Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas
title_full_unstemmed Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas
title_sort Mostrar o moderno. Viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas
author Konopczyk, Vanessa
author_facet Konopczyk, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Konopczyk, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social. Escolaridade. Escolarização
topic Representação social. Escolaridade. Escolarização
description A pesquisa em andamento identifica como são representados os não escolarizados, os escolarizados e a escola, em obras consagradas da literatura paulista do período modernista, a fim de se compreender as relações sociais que são travadas a partir da representação que os autores fazem da docência e dos letrados quanto das pessoas não escolarizadas pela forma tradicional, procurando identificar a forma como se costuram essas relações, muitas vezes permeadas de preconceitos, vez que são representações tecidas por pessoas de sucesso escolar comprovado e posicionadas fora do campo educacional. As análises serão realizadas mediante leitura do conjunto documental escolhido, que se pauta a partir de três frentes: obras em prosa exclusivamente paulistas, de autores consagrados pela participação na Semana de Arte Moderna e sua filiação partidária.  Após a leitura identificar-se-ão e extrair-se-ão os dados para sua comparação com os objetivos propostos, para fins de comprovação de indícios de rupturas e permanências de práticas sociais sobre os assuntos abordados. A partir de então será avaliado o cumprimento dos objetivos da pesquisa, a fim de encontrar a fundamentação e consistência necessárias para validar os vestígios percebidos nas obras analisadas. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646096
10.20396/etd.v19i3.8646096
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646096
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i3.8646096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646096/16246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 864-881
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 864-881
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 864-881
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653432094720