A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271 |
Resumo: | As escolas brasileiras no Japão recebem jovens dekasseguis que se comunicam em língua portuguesa. Em desvantagem social, este grupo minoritário sofre as consequências da imigração laboral, como problemas de identidade, familiares ausentes, laços de amizade efêmeros e discriminação. Nosso trabalho explorou como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) são utilizadas por esses jovens e levantou possibilidades para aplicá-las em sala de aula. Em um workshop de quatro encontros, com a utilização de questionários quantitativos e análise qualitativa da experiência, realizamos uma fotonovela digital com 21 alunos entre 12 e 17 anos para debater as dificuldades socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pela comunidade brasileira no Japão oriundas da crise financeira em 2010. Produzir uma fotonovela ajudou os alunos a expressar questões-chaves no cotidiano da comunidade brasileira, como o preconceito, a dificuldade na recolocação profissional, a falta de perspectivas para o futuro e a fragilidade das relações interpessoais. As NTICs facilitaram a concepção e a divulgação do conteúdo produzido. Por outro lado, encontramos dificuldades em adaptar a ação coletiva e horizontal dentro de uma cultura escolar calcada na transmissão hierárquica de conhecimento. As NTICs têm papel fundamental em reforçar a coesão entre os jovens imigrantes, no empoderamento de indivíduos e na manutenção das relações interpessoais, entre outros pontos. Na educação para minorias, elas podem ajudar na reflexão e na discussão de pontos importantes para a constituição da cidadania. É preciso, no entanto, o trabalho conjunto com práticas que tragam os alunos para uma estrutura horizontal de aprendizado. |
id |
UNICAMP-19_6f930f3d934d9c0ce7b39db381021af5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1271 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no JapãoEducação. Comunicação. Imigração. Direito das minorias. Educação pela mídia. Japão.Participação das minoriasAs escolas brasileiras no Japão recebem jovens dekasseguis que se comunicam em língua portuguesa. Em desvantagem social, este grupo minoritário sofre as consequências da imigração laboral, como problemas de identidade, familiares ausentes, laços de amizade efêmeros e discriminação. Nosso trabalho explorou como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) são utilizadas por esses jovens e levantou possibilidades para aplicá-las em sala de aula. Em um workshop de quatro encontros, com a utilização de questionários quantitativos e análise qualitativa da experiência, realizamos uma fotonovela digital com 21 alunos entre 12 e 17 anos para debater as dificuldades socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pela comunidade brasileira no Japão oriundas da crise financeira em 2010. Produzir uma fotonovela ajudou os alunos a expressar questões-chaves no cotidiano da comunidade brasileira, como o preconceito, a dificuldade na recolocação profissional, a falta de perspectivas para o futuro e a fragilidade das relações interpessoais. As NTICs facilitaram a concepção e a divulgação do conteúdo produzido. Por outro lado, encontramos dificuldades em adaptar a ação coletiva e horizontal dentro de uma cultura escolar calcada na transmissão hierárquica de conhecimento. As NTICs têm papel fundamental em reforçar a coesão entre os jovens imigrantes, no empoderamento de indivíduos e na manutenção das relações interpessoais, entre outros pontos. Na educação para minorias, elas podem ajudar na reflexão e na discussão de pontos importantes para a constituição da cidadania. É preciso, no entanto, o trabalho conjunto com práticas que tragam os alunos para uma estrutura horizontal de aprendizado.Universidade Estadual de Campinas2013-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literatura; Questionário Quantitativo; Análise de Conteúdo; Pesquisa-Açãoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/127110.20396/etd.v15i3.1271ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-5461676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMinami, Thiago Amaral2017-03-14T12:56:51Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1271Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.618408ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão |
title |
A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão |
spellingShingle |
A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão Minami, Thiago Amaral Educação. Comunicação. Imigração. Direito das minorias. Educação pela mídia. Japão. Participação das minorias |
title_short |
A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão |
title_full |
A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão |
title_fullStr |
A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão |
title_full_unstemmed |
A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão |
title_sort |
A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão |
author |
Minami, Thiago Amaral |
author_facet |
Minami, Thiago Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minami, Thiago Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Comunicação. Imigração. Direito das minorias. Educação pela mídia. Japão. Participação das minorias |
topic |
Educação. Comunicação. Imigração. Direito das minorias. Educação pela mídia. Japão. Participação das minorias |
description |
As escolas brasileiras no Japão recebem jovens dekasseguis que se comunicam em língua portuguesa. Em desvantagem social, este grupo minoritário sofre as consequências da imigração laboral, como problemas de identidade, familiares ausentes, laços de amizade efêmeros e discriminação. Nosso trabalho explorou como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) são utilizadas por esses jovens e levantou possibilidades para aplicá-las em sala de aula. Em um workshop de quatro encontros, com a utilização de questionários quantitativos e análise qualitativa da experiência, realizamos uma fotonovela digital com 21 alunos entre 12 e 17 anos para debater as dificuldades socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pela comunidade brasileira no Japão oriundas da crise financeira em 2010. Produzir uma fotonovela ajudou os alunos a expressar questões-chaves no cotidiano da comunidade brasileira, como o preconceito, a dificuldade na recolocação profissional, a falta de perspectivas para o futuro e a fragilidade das relações interpessoais. As NTICs facilitaram a concepção e a divulgação do conteúdo produzido. Por outro lado, encontramos dificuldades em adaptar a ação coletiva e horizontal dentro de uma cultura escolar calcada na transmissão hierárquica de conhecimento. As NTICs têm papel fundamental em reforçar a coesão entre os jovens imigrantes, no empoderamento de indivíduos e na manutenção das relações interpessoais, entre outros pontos. Na educação para minorias, elas podem ajudar na reflexão e na discussão de pontos importantes para a constituição da cidadania. É preciso, no entanto, o trabalho conjunto com práticas que tragam os alunos para uma estrutura horizontal de aprendizado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão de Literatura; Questionário Quantitativo; Análise de Conteúdo; Pesquisa-Ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271 10.20396/etd.v15i3.1271 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v15i3.1271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652796657664 |