A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minami, Thiago Amaral
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271
Resumo: As escolas brasileiras no Japão recebem jovens dekasseguis que se comunicam em língua portuguesa. Em desvantagem social, este grupo minoritário sofre as consequências da imigração laboral, como problemas de identidade, familiares ausentes, laços de amizade efêmeros e discriminação. Nosso trabalho explorou como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) são utilizadas por esses jovens e levantou possibilidades para aplicá-las em sala de aula. Em um workshop de quatro encontros, com a utilização de questionários quantitativos e análise qualitativa da experiência, realizamos uma fotonovela digital com 21 alunos entre 12 e 17 anos para debater as dificuldades socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pela comunidade brasileira no Japão oriundas da crise financeira em 2010. Produzir uma fotonovela ajudou os alunos a expressar questões-chaves no cotidiano da comunidade brasileira, como o preconceito, a dificuldade na recolocação profissional, a falta de perspectivas para o futuro e a fragilidade das relações interpessoais. As NTICs facilitaram a concepção e a divulgação do conteúdo produzido. Por outro lado, encontramos dificuldades em adaptar a ação coletiva e horizontal dentro de uma cultura escolar calcada na transmissão hierárquica de conhecimento. As NTICs têm papel fundamental em reforçar a coesão entre os jovens imigrantes, no empoderamento de indivíduos e na manutenção das relações interpessoais, entre outros pontos. Na educação para minorias, elas podem ajudar na reflexão e na discussão de pontos importantes para a constituição da cidadania. É preciso, no entanto, o trabalho conjunto com práticas que tragam os alunos para uma estrutura horizontal de aprendizado.
id UNICAMP-19_6f930f3d934d9c0ce7b39db381021af5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1271
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no JapãoEducação. Comunicação. Imigração. Direito das minorias. Educação pela mídia. Japão.Participação das minoriasAs escolas brasileiras no Japão recebem jovens dekasseguis que se comunicam em língua portuguesa. Em desvantagem social, este grupo minoritário sofre as consequências da imigração laboral, como problemas de identidade, familiares ausentes, laços de amizade efêmeros e discriminação. Nosso trabalho explorou como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) são utilizadas por esses jovens e levantou possibilidades para aplicá-las em sala de aula. Em um workshop de quatro encontros, com a utilização de questionários quantitativos e análise qualitativa da experiência, realizamos uma fotonovela digital com 21 alunos entre 12 e 17 anos para debater as dificuldades socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pela comunidade brasileira no Japão oriundas da crise financeira em 2010. Produzir uma fotonovela ajudou os alunos a expressar questões-chaves no cotidiano da comunidade brasileira, como o preconceito, a dificuldade na recolocação profissional, a falta de perspectivas para o futuro e a fragilidade das relações interpessoais. As NTICs facilitaram a concepção e a divulgação do conteúdo produzido. Por outro lado, encontramos dificuldades em adaptar a ação coletiva e horizontal dentro de uma cultura escolar calcada na transmissão hierárquica de conhecimento. As NTICs têm papel fundamental em reforçar a coesão entre os jovens imigrantes, no empoderamento de indivíduos e na manutenção das relações interpessoais, entre outros pontos. Na educação para minorias, elas podem ajudar na reflexão e na discussão de pontos importantes para a constituição da cidadania. É preciso, no entanto, o trabalho conjunto com práticas que tragam os alunos para uma estrutura horizontal de aprendizado.Universidade Estadual de Campinas2013-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literatura; Questionário Quantitativo; Análise de Conteúdo; Pesquisa-Açãoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/127110.20396/etd.v15i3.1271ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-5461676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMinami, Thiago Amaral2017-03-14T12:56:51Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1271Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.618408ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão
title A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão
spellingShingle A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão
Minami, Thiago Amaral
Educação. Comunicação. Imigração. Direito das minorias. Educação pela mídia. Japão.
Participação das minorias
title_short A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão
title_full A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão
title_fullStr A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão
title_full_unstemmed A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão
title_sort A tecnologia na construção da identidade social entre imigrantes de segunda geração: relato de experiência em escola brasileira no Japão
author Minami, Thiago Amaral
author_facet Minami, Thiago Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minami, Thiago Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Comunicação. Imigração. Direito das minorias. Educação pela mídia. Japão.
Participação das minorias
topic Educação. Comunicação. Imigração. Direito das minorias. Educação pela mídia. Japão.
Participação das minorias
description As escolas brasileiras no Japão recebem jovens dekasseguis que se comunicam em língua portuguesa. Em desvantagem social, este grupo minoritário sofre as consequências da imigração laboral, como problemas de identidade, familiares ausentes, laços de amizade efêmeros e discriminação. Nosso trabalho explorou como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) são utilizadas por esses jovens e levantou possibilidades para aplicá-las em sala de aula. Em um workshop de quatro encontros, com a utilização de questionários quantitativos e análise qualitativa da experiência, realizamos uma fotonovela digital com 21 alunos entre 12 e 17 anos para debater as dificuldades socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pela comunidade brasileira no Japão oriundas da crise financeira em 2010. Produzir uma fotonovela ajudou os alunos a expressar questões-chaves no cotidiano da comunidade brasileira, como o preconceito, a dificuldade na recolocação profissional, a falta de perspectivas para o futuro e a fragilidade das relações interpessoais. As NTICs facilitaram a concepção e a divulgação do conteúdo produzido. Por outro lado, encontramos dificuldades em adaptar a ação coletiva e horizontal dentro de uma cultura escolar calcada na transmissão hierárquica de conhecimento. As NTICs têm papel fundamental em reforçar a coesão entre os jovens imigrantes, no empoderamento de indivíduos e na manutenção das relações interpessoais, entre outros pontos. Na educação para minorias, elas podem ajudar na reflexão e na discussão de pontos importantes para a constituição da cidadania. É preciso, no entanto, o trabalho conjunto com práticas que tragam os alunos para uma estrutura horizontal de aprendizado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão de Literatura; Questionário Quantitativo; Análise de Conteúdo; Pesquisa-Ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271
10.20396/etd.v15i3.1271
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271
identifier_str_mv 10.20396/etd.v15i3.1271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1271/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 534-546
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652796657664