A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez, Silvio Gamboa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Chaves, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1021
Resumo: É objetivo deste relato de experiência apresentar os resultados de um processo coletivo de elaboração de conhecimentos suscitados no cotidiano escolar de aulas de Estudos do Lazer e Recreação Comunitária tendo como campo de atuação as áreas de extensão da Universidade Federal de Alagoas, utilizando os protocolos da pesquisa científica que tem como base a problematização tanto da realidade onde se inserem as práticas de extensão como as práticas pedagógicas e sociais. Este relato foi organizado em três partes: a) breve descrição das experiências geradoras, que motivaram a busca de uma maior sustentação científica e a necessidade de um referencial teórico metodológico que fundamente as práticas pedagógicas e de extensão; b) enunciação dos núcleos de referências que servem de premissas para a compreensão da prática; e, c) exposição dos principais resultados do processo coletivo estabelecido em torno da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL) e finalmente, a maneira de conclusões, destacamos a importância da problematização e dos métodos científicos no aprimoramento das ações pedagógicas e transformadoras do ensino e a extensão. 
id UNICAMP-19_79b9d29749f8f8971510165ce1ff61a4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1021
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensãoUniversidade. Sociedade. Ensino. Pesquisa. Extensão.UniversidadeSociedadeÉ objetivo deste relato de experiência apresentar os resultados de um processo coletivo de elaboração de conhecimentos suscitados no cotidiano escolar de aulas de Estudos do Lazer e Recreação Comunitária tendo como campo de atuação as áreas de extensão da Universidade Federal de Alagoas, utilizando os protocolos da pesquisa científica que tem como base a problematização tanto da realidade onde se inserem as práticas de extensão como as práticas pedagógicas e sociais. Este relato foi organizado em três partes: a) breve descrição das experiências geradoras, que motivaram a busca de uma maior sustentação científica e a necessidade de um referencial teórico metodológico que fundamente as práticas pedagógicas e de extensão; b) enunciação dos núcleos de referências que servem de premissas para a compreensão da prática; e, c) exposição dos principais resultados do processo coletivo estabelecido em torno da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL) e finalmente, a maneira de conclusões, destacamos a importância da problematização e dos métodos científicos no aprimoramento das ações pedagógicas e transformadoras do ensino e a extensão. Universidade Estadual de Campinas2009-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/102110.20396/etd.v10i1.1021ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 144-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 144-167ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 144-1671676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1021/1036Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSánchez, Silvio GamboaChaves, Márcia2017-08-28T13:25:04Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1021Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:57.675795ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão
title A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão
spellingShingle A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão
Sánchez, Silvio Gamboa
Universidade. Sociedade. Ensino. Pesquisa. Extensão.
Universidade
Sociedade
title_short A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão
title_full A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão
title_fullStr A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão
title_full_unstemmed A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão
title_sort A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão
author Sánchez, Silvio Gamboa
author_facet Sánchez, Silvio Gamboa
Chaves, Márcia
author_role author
author2 Chaves, Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sánchez, Silvio Gamboa
Chaves, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade. Sociedade. Ensino. Pesquisa. Extensão.
Universidade
Sociedade
topic Universidade. Sociedade. Ensino. Pesquisa. Extensão.
Universidade
Sociedade
description É objetivo deste relato de experiência apresentar os resultados de um processo coletivo de elaboração de conhecimentos suscitados no cotidiano escolar de aulas de Estudos do Lazer e Recreação Comunitária tendo como campo de atuação as áreas de extensão da Universidade Federal de Alagoas, utilizando os protocolos da pesquisa científica que tem como base a problematização tanto da realidade onde se inserem as práticas de extensão como as práticas pedagógicas e sociais. Este relato foi organizado em três partes: a) breve descrição das experiências geradoras, que motivaram a busca de uma maior sustentação científica e a necessidade de um referencial teórico metodológico que fundamente as práticas pedagógicas e de extensão; b) enunciação dos núcleos de referências que servem de premissas para a compreensão da prática; e, c) exposição dos principais resultados do processo coletivo estabelecido em torno da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL) e finalmente, a maneira de conclusões, destacamos a importância da problematização e dos métodos científicos no aprimoramento das ações pedagógicas e transformadoras do ensino e a extensão. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1021
10.20396/etd.v10i1.1021
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1021
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10i1.1021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1021/1036
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 144-167
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 144-167
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 144-167
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651904319488