Classes sociais, campo, grupos: contribuições para pensar a função social da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638223 |
Resumo: | O presente artigo tem como ponto de partida a crítica de Bourdieu ao conceito marxiano de “classes sociais”, quando o autor propõe a “teoria dos campos”. Considerando o universo escolar marcado pela presença de diversidades humanas que, nos planos material e simbólico, podem provocar divisões, relações de poder, exclusões, apresenta-se aqui uma perspectiva teórica para a abordagem da instituição escolar que permite ampliar reflexões sobre sua função social. Três aspectos centrais são abordados: a) a relação entre dominação e classes sociais na função social da escola; b) a exclusão social como paradigma societário e sua relação com a escola; c) as concepções de “campo” e de “grupo” em Bourdieu, como alternativa para avançar a concepção econômica de classes sociais no contexto escolar. O artigo procura mostrar que, na busca pela escola da diversidade e heterogênea, o conceito de “classe social” é insuficiente para explicar a riqueza das interações sociais que ocorrem no cotidiano escolar, devido, principalmente, à intensidade das trocas simbólicas presentes neste espaço. Defende-se a necessidade de buscar um referencial teórico que explique melhor as relações sociais entre diversos agentes/grupos, contexto social e cultura escolar. À guisa de conclusão, indica-se a fecundidade da aproximação entre a sociologia de Bourdieu e a perspectiva psicossocial da teoria moscoviciana das representações sociais para explicar as relações materiais e simbólicas que ocorrem na escola. |
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Classes sociais, campo, grupos: contribuições para pensar a função social da escolaEscola. Classe social. Grupos. Pierre Bourdieu.EducaçãoClasses sociaisO presente artigo tem como ponto de partida a crítica de Bourdieu ao conceito marxiano de “classes sociais”, quando o autor propõe a “teoria dos campos”. Considerando o universo escolar marcado pela presença de diversidades humanas que, nos planos material e simbólico, podem provocar divisões, relações de poder, exclusões, apresenta-se aqui uma perspectiva teórica para a abordagem da instituição escolar que permite ampliar reflexões sobre sua função social. Três aspectos centrais são abordados: a) a relação entre dominação e classes sociais na função social da escola; b) a exclusão social como paradigma societário e sua relação com a escola; c) as concepções de “campo” e de “grupo” em Bourdieu, como alternativa para avançar a concepção econômica de classes sociais no contexto escolar. O artigo procura mostrar que, na busca pela escola da diversidade e heterogênea, o conceito de “classe social” é insuficiente para explicar a riqueza das interações sociais que ocorrem no cotidiano escolar, devido, principalmente, à intensidade das trocas simbólicas presentes neste espaço. Defende-se a necessidade de buscar um referencial teórico que explique melhor as relações sociais entre diversos agentes/grupos, contexto social e cultura escolar. À guisa de conclusão, indica-se a fecundidade da aproximação entre a sociologia de Bourdieu e a perspectiva psicossocial da teoria moscoviciana das representações sociais para explicar as relações materiais e simbólicas que ocorrem na escola. Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigo teórico; Revisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863822310.20396/etd.v17i3.8638223ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 633-652ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 633-652ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 633-6521676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638223/9877Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rita de Cássia PereiraCampos, Pedro Humberto Faria2017-03-22T13:29:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638223Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.235477ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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