Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652829
Resumo: Beatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória,  reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade,  como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.
id UNICAMP-19_7da06ee992eb60cef114a05b02158003
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652829
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniaisCultura da Memória. Educação Museal. Ação Educativa.Educação em MuseusBeatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória,  reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade,  como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.Universidade Estadual de Campinas2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEditorial não avaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652829ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 579-581ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 579-581ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 579-5811676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652829/18258Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria do Carmo2018-07-26T08:12:04Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652829Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:28.947524ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
spellingShingle Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
Martins, Maria do Carmo
Cultura da Memória. Educação Museal. Ação Educativa.
Educação em Museus
title_short Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title_full Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title_fullStr Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title_full_unstemmed Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title_sort Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
author Martins, Maria do Carmo
author_facet Martins, Maria do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura da Memória. Educação Museal. Ação Educativa.
Educação em Museus
topic Cultura da Memória. Educação Museal. Ação Educativa.
Educação em Museus
description Beatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória,  reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade,  como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Editorial não avaliado pelos pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652829
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652829/18258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 579-581
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 579-581
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 579-581
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216654349598720