Uma pedagogia esquecida do amor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voltolini, Rinaldo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650360
Resumo: Neste artigo, trataremos da questão do amor como fato estrutural na educação e do obscurecimento de seu papel e peso na questão educativa, propiciado pelas teorias pedagógicas contemporâneas que, centradas na aprendizagem do aluno e seu desenvolvimento, deslocaram o papel do professor a uma posição tal na qual sua presença subjetiva não conta entre os elementos determinantes da aprendizagem ou da transmissão do conhecimento, contando apenas seu papel funcional de intermediário entre o aluno e o conhecimento.
id UNICAMP-19_7fac1d1f31c06dc9c3c5f8de7b1ff466
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650360
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Uma pedagogia esquecida do amorAmorTransferênciaMistérioProblemaPsicanálise.Neste artigo, trataremos da questão do amor como fato estrutural na educação e do obscurecimento de seu papel e peso na questão educativa, propiciado pelas teorias pedagógicas contemporâneas que, centradas na aprendizagem do aluno e seu desenvolvimento, deslocaram o papel do professor a uma posição tal na qual sua presença subjetiva não conta entre os elementos determinantes da aprendizagem ou da transmissão do conhecimento, contando apenas seu papel funcional de intermediário entre o aluno e o conhecimento.Universidade Estadual de Campinas2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEnsaioapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865036010.20396/etd.v21i2.8650360ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 363-381ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 363-381ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 363-3811676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650360/19355https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650360/19976Brasil; 2019Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVoltolini, Rinaldo2019-07-26T19:13:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650360Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:25.092971ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma pedagogia esquecida do amor
title Uma pedagogia esquecida do amor
spellingShingle Uma pedagogia esquecida do amor
Voltolini, Rinaldo
Amor
Transferência
Mistério
Problema
Psicanálise.
title_short Uma pedagogia esquecida do amor
title_full Uma pedagogia esquecida do amor
title_fullStr Uma pedagogia esquecida do amor
title_full_unstemmed Uma pedagogia esquecida do amor
title_sort Uma pedagogia esquecida do amor
author Voltolini, Rinaldo
author_facet Voltolini, Rinaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voltolini, Rinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Amor
Transferência
Mistério
Problema
Psicanálise.
topic Amor
Transferência
Mistério
Problema
Psicanálise.
description Neste artigo, trataremos da questão do amor como fato estrutural na educação e do obscurecimento de seu papel e peso na questão educativa, propiciado pelas teorias pedagógicas contemporâneas que, centradas na aprendizagem do aluno e seu desenvolvimento, deslocaram o papel do professor a uma posição tal na qual sua presença subjetiva não conta entre os elementos determinantes da aprendizagem ou da transmissão do conhecimento, contando apenas seu papel funcional de intermediário entre o aluno e o conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650360
10.20396/etd.v21i2.8650360
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650360
identifier_str_mv 10.20396/etd.v21i2.8650360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650360/19355
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650360/19976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2019
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 363-381
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 363-381
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 363-381
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653920731136