Apresentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650438 |
Resumo: | Livros ainda por serem escritos já estão na estante. Entramos no número 4/2017 da Revista ETD-Educação Temática Digital por dentro de uma biblioteca. A foto em branco e preto desloca-a ainda mais para o passado. Na era dos conteúdos digitais, optamos por adentrar a conversa com a educação através de um ambiente em questionamento nas escolas. Pra quê? Certamente, adultos que somos, alguma nostalgia nos chega destes ambientes onde perambulávamos tantas vezes... e ainda perambulamos, bem menos vezes... buscando o quê? Algum autor, tema ou livro específico, algum encontro ocasional, algum livro de cor amarela, alguma revista com um dado na capa, algum... E as crianças e jovens, nascidos na frente de telas, o que fariam numa biblioteca? Perderiam tempo, uma vez que é mais fácil e rápido buscar autores, temas e livros por meio de palavras-chave nos ambientes virtuais? Em que situações nossa resposta seria sim? Haveria motivos educativos para apostarmos no perambular por uma biblioteca, uma vez que tanto o ato quanto o ambiente são também possibilidades de promover bons encontros? Esta seria uma aposta em deixar mais tempos livres para que crianças e jovens descubram mundos sem já ter uma direção a seguir? |
id |
UNICAMP-19_899dbdead8c2fe6f55ad5ba68726928b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650438 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
ApresentaçãoEscola. Resistência. Combate.Apresentação da revistaLivros ainda por serem escritos já estão na estante. Entramos no número 4/2017 da Revista ETD-Educação Temática Digital por dentro de uma biblioteca. A foto em branco e preto desloca-a ainda mais para o passado. Na era dos conteúdos digitais, optamos por adentrar a conversa com a educação através de um ambiente em questionamento nas escolas. Pra quê? Certamente, adultos que somos, alguma nostalgia nos chega destes ambientes onde perambulávamos tantas vezes... e ainda perambulamos, bem menos vezes... buscando o quê? Algum autor, tema ou livro específico, algum encontro ocasional, algum livro de cor amarela, alguma revista com um dado na capa, algum... E as crianças e jovens, nascidos na frente de telas, o que fariam numa biblioteca? Perderiam tempo, uma vez que é mais fácil e rápido buscar autores, temas e livros por meio de palavras-chave nos ambientes virtuais? Em que situações nossa resposta seria sim? Haveria motivos educativos para apostarmos no perambular por uma biblioteca, uma vez que tanto o ato quanto o ambiente são também possibilidades de promover bons encontros? Esta seria uma aposta em deixar mais tempos livres para que crianças e jovens descubram mundos sem já ter uma direção a seguir?Universidade Estadual de Campinas2017-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão avaliada pelos paresTexto de apresentaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650438ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 582-584ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 582-584ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 582-5841676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650438/16851Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Wenceslao MachadoPiolli, Evaldo2018-04-13T15:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650438Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:25.297316ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação |
title |
Apresentação |
spellingShingle |
Apresentação Oliveira Júnior, Wenceslao Machado Escola. Resistência. Combate. Apresentação da revista |
title_short |
Apresentação |
title_full |
Apresentação |
title_fullStr |
Apresentação |
title_full_unstemmed |
Apresentação |
title_sort |
Apresentação |
author |
Oliveira Júnior, Wenceslao Machado |
author_facet |
Oliveira Júnior, Wenceslao Machado Piolli, Evaldo |
author_role |
author |
author2 |
Piolli, Evaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Wenceslao Machado Piolli, Evaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Resistência. Combate. Apresentação da revista |
topic |
Escola. Resistência. Combate. Apresentação da revista |
description |
Livros ainda por serem escritos já estão na estante. Entramos no número 4/2017 da Revista ETD-Educação Temática Digital por dentro de uma biblioteca. A foto em branco e preto desloca-a ainda mais para o passado. Na era dos conteúdos digitais, optamos por adentrar a conversa com a educação através de um ambiente em questionamento nas escolas. Pra quê? Certamente, adultos que somos, alguma nostalgia nos chega destes ambientes onde perambulávamos tantas vezes... e ainda perambulamos, bem menos vezes... buscando o quê? Algum autor, tema ou livro específico, algum encontro ocasional, algum livro de cor amarela, alguma revista com um dado na capa, algum... E as crianças e jovens, nascidos na frente de telas, o que fariam numa biblioteca? Perderiam tempo, uma vez que é mais fácil e rápido buscar autores, temas e livros por meio de palavras-chave nos ambientes virtuais? Em que situações nossa resposta seria sim? Haveria motivos educativos para apostarmos no perambular por uma biblioteca, uma vez que tanto o ato quanto o ambiente são também possibilidades de promover bons encontros? Esta seria uma aposta em deixar mais tempos livres para que crianças e jovens descubram mundos sem já ter uma direção a seguir? |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Não avaliada pelos pares Texto de apresentação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650438 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650438/16851 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 582-584 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 582-584 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 582-584 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653925974016 |