Psicanálise, educação e distopia: sobre os efeitos dos modos de operar na/a linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milmann, Elaine
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moschen, Simone Zanon, Kierniew, Janniny Gautério, Fröhlich, Cláudia Bechara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670554
Resumo: Diante do que podemos nomear como uma crise de linguagem que povoa e corrói nosso laço social, num Brasil que vê autoridades públicas minarem a diferença inassimilável que sustenta a estrutura simbólica e organiza aquilo que compartilhamos como realidade, urge que possamos voltar nosso pensamento para os efeitos concretos que os modos de operar a linguagem produzem, seja na subjetividade das gerações que formamos, seja no mundo que estamos por lhes legar. Neste artigo, buscamos, ao recuperar elementos da psicanálise freudiana e lacaniana – e a concepção de linguagem que lhes dá sustentação –, articular uma reflexão crítica sobre as incidências de operações sobre a linguagem – e sua transmissão – no desenho do mundo que compartilhamos. A revisita ao trabalho de Klemperer sobre a linguagem do Terceiro Reich e ao romance de George Orwel, 1984, permite ao texto relacionar operações sobre a linguagem e a memória com a estruturação de um laço social que prima pela produção do sentido único posto a serviço de poucos. Como forma de atualização desse debate, o artigo retoma fatos do Brasil recente que fornecem uma imagem do mecanismo que o texto busca problematizar. O trabalho acaba por apontar para a urgência de zelar pela abertura inventiva da linguagem de forma a restituir seu pulsar polissêmico e indica o fazer da poesia como um guia possível ao ensino que busca essa restituição.  
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Neste artigo, buscamos, ao recuperar elementos da psicanálise freudiana e lacaniana – e a concepção de linguagem que lhes dá sustentação –, articular uma reflexão crítica sobre as incidências de operações sobre a linguagem – e sua transmissão – no desenho do mundo que compartilhamos. A revisita ao trabalho de Klemperer sobre a linguagem do Terceiro Reich e ao romance de George Orwel, 1984, permite ao texto relacionar operações sobre a linguagem e a memória com a estruturação de um laço social que prima pela produção do sentido único posto a serviço de poucos. Como forma de atualização desse debate, o artigo retoma fatos do Brasil recente que fornecem uma imagem do mecanismo que o texto busca problematizar. O trabalho acaba por apontar para a urgência de zelar pela abertura inventiva da linguagem de forma a restituir seu pulsar polissêmico e indica o fazer da poesia como um guia possível ao ensino que busca essa restituição.  In face of what we can name as a crisis of language that fills and erodes our social bond, in a Brazil that sees public authorities undermining the unassimilable difference that underpins the symbolic structure and organizes what we share as reality, it is urgent to direct our thought to the actual effects produced by the ways of operating the language, either in the subjectivity of the generations formed by us or in the world that we are about to bequeath to them. In this article, we try to recover elements from the Freudian and Lacanian psychoanalysis – and the concept of language that supports them –, to articulate a critical reflection on the incidences of operations on the language – and its transmission – in the design of the world we share. Revisiting Klemperer’s work on the language of the Third Reich and George Orwell’s novel, 1984, allows the text to relate operations on the language and the memory as structuring of a social bond that excels in the production of the one-way placed at the service of a few. As a way of updating this debate, the article resumes facts from the recent Brazil that provide an image of the mechanism that the text searches to question. The work points to the urgency of watching over the inventive opening of the language to return its polysemic pulsing and indicate the poetry making as a possible guide for the teaching that looks for this restitution.  Ante lo que podemos nombrar como una crisis del lenguaje que puebla y corroe nuestro lazo social en un Brasil que ve a autoridades públicas minando la diferencia inasimilable que sostiene la estructura simbólica y organiza lo que compartimos con la realidad, urge que podamos dirigir nuestro pensamiento hacia los efectos concretos producidos por los modos de operar el lenguaje, ya sea en la subjetividad de las generaciones que formamos o en el mundo que estamos por legarles. En este artículo, buscamos, al recuperar elementos del psicoanálisis freudiano y lacaniano – y la concepción de lenguaje que les da sostén –, articular una reflexión crítica sobre las incidencias de operaciones sobre el lenguaje – y su transmisión – en la configuración del mundo que compartimos. El retorno al trabajo de Klemperer sobre el lenguaje del Tercer Reich y a la novela 1984, de George Orwell, nos permite, en este texto, relacionar operaciones sobre el lenguaje y la memoria con la estructuración de un lazo social que se caracteriza por la producción de un sentido único puesto al servicio de unos pocos individuos. Como forma de actualización de este debate, en este artículo, retomamos hechos del Brasil reciente que proyectan una imagen del mecanismo que se busca problematizar en el texto. Nuestro trabajo apunta a la urgencia de velar por la apertura inventiva del lenguaje con vistas a restituir su pulsar polisémico e indica el obrar de la poesía como una guía posible para la enseñanza que busca esa restitución.Universidade Estadual de Campinas2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867055410.20396/etd.v25i00.8670554ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023007ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023007ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230071676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670554/31741Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMilmann, ElaineMoschen, Simone Zanon Kierniew, Janniny GautérioFröhlich, Cláudia Bechara2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670554Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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