Necessidades psicológicas básicas e o bem-estar na docência na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Rosa Carine Menezes de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Timm, Jordana Wruck
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666878
Resumo: Objetiva-se analisar os posicionamentos de docentes que atuam na educação básica frente as necessidades psicológicas básicas e, com isso, compreender que definições atribuem aos sensos de autonomia, competência e pertencimento e sua relação com o bem-estar na docência. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa quali-quantitativa, através da aplicação de um questionário, encaminhado por e-mail, via Google Forms. O questionário original foi subdividido em três eixos, sendo aqui adotados para discussão e análise, o primeiro e parte do terceiro. O primeiro eixo compreende questões relevantes para a contextualização sóciodemográfica e laboral. O terceiro eixo, composto por cinco perguntas discursivas, sendo três delas relativas as necessidades psicológicas básicas e, portanto, utilizadas na presente discussão. Os dados coletados foram analisados pelo viés da analise de conteúdo. Participaram do estudo oitenta e três professoras∕es da rede pública municipal de uma cidade situada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o que equivale a 44,6% do total de docentes municipais que trabalham em sala de aula, no referido município. Os resultados indicam níveis satisfatórios de bem-estar, em especial no que tange às necessidades psicológicas básicas (pertencimento, competência e autonomia). Conclui-se que a ênfase nas necessidades psicológicas básicas permitiu compreender que o bem-estar docente precisa ser um propósito de toda a comunidade escolar, articulando os distintos segmentos na organização das instituições e sistemas educacionais, de modo a propiciar a vivência do senso de autonomia, de competência e de pertencimento no contexto da docência.
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O questionário original foi subdividido em três eixos, sendo aqui adotados para discussão e análise, o primeiro e parte do terceiro. O primeiro eixo compreende questões relevantes para a contextualização sóciodemográfica e laboral. O terceiro eixo, composto por cinco perguntas discursivas, sendo três delas relativas as necessidades psicológicas básicas e, portanto, utilizadas na presente discussão. Os dados coletados foram analisados pelo viés da analise de conteúdo. Participaram do estudo oitenta e três professoras∕es da rede pública municipal de uma cidade situada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o que equivale a 44,6% do total de docentes municipais que trabalham em sala de aula, no referido município. Os resultados indicam níveis satisfatórios de bem-estar, em especial no que tange às necessidades psicológicas básicas (pertencimento, competência e autonomia). Conclui-se que a ênfase nas necessidades psicológicas básicas permitiu compreender que o bem-estar docente precisa ser um propósito de toda a comunidade escolar, articulando os distintos segmentos na organização das instituições e sistemas educacionais, de modo a propiciar a vivência do senso de autonomia, de competência e de pertencimento no contexto da docência.To analyze the positions of teachers who work in basic education regarding basic psychological needs and understand what definitions they attribute to the sense of autonomy, competence and belonging and their relationship with well-being in teaching. Methodology: qualitative and quantitative research, through the application of a questionnaire, sent by email, via Google Forms. The original questionnaire was subdivided into three axes, the first and part of the third being adopted for discussion and analysis. The first axis comprises issues relevant to the socio-demographic and labor context. The third axis, composed of five discursive questions, three of them related to basic psychological needs and, therefore, used in the present discussion. The collected data were analyzed through the bias of content analysis. Eighty-three teachers from the municipal public network of a city located in the northwest of the state of Rio Grande do Sul participated in the study, which is equivalent to 44.6% of the total number of municipal teachers working in the classroom in this municipality. Results indicate satisfactory levels of well-being, especially basic psychological needs (belonging, competence and autonomy). It is concluded that the emphasis on basic psychological needs made it possible to understand that teacher well-being needs to be a purpose of the entire school community, articulating the different segments in the organization of educational institutions and systems, in order to provide the experience of a sense of autonomy , competence and belonging in the context of teaching.Analizar las posiciones de los docentes que trabajan en la educación básica respecto de las necesidades psicológicas básicas y comprender qué definiciones atribuyen al sentido de autonomía, competencia y pertenencia y su relación con el bienestar en la docencia. Metodología: investigación cualitativa y cuantitativa, mediante la aplicación de un cuestionario, enviado por correo electrónico, a través de Google Forms. El cuestionario original se subdividió en tres ejes, adoptándose el primero y parte del tercero para su discusión y análisis. El primer eje comprende cuestiones relevantes para el contexto sociodemográfico y laboral. El tercer eje, compuesto por cinco preguntas discursivas, tres de ellas relacionadas con necesidades psicológicas básicas y, por tanto, utilizadas en la presente discusión. Los datos recopilados se analizaron mediante el sesgo del análisis de contenido. Participaron del estudio 83 docentes de la red pública municipal de una ciudad ubicada en el noroeste del estado de Rio Grande do Sul, lo que equivale al 44,6% del total de docentes municipales que trabajan en el aula en este municipio. Los resultados indican niveles satisfactorios de bienestar, especialmente de necesidades psicológicas básicas (pertenencia, competencia y autonomía). Se concluye que el énfasis en las necesidades psicológicas básicas permitió comprender que el bienestar docente debe ser un propósito de toda la comunidad escolar, articulando los diferentes segmentos en la organización de las instituciones y sistemas educativos, con el fin de brindar la experiencia de un sentido de autonomía, competencia y pertenencia en el contexto de la enseñanza.Universidade Estadual de Campinas2023-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/866687810.20396/etd.v25i00.8666878ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023038ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023038ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230381676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666878/32472Contemporary BrazilBrasil contemporáneoBrasil contemporâneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Rosa Carine Menezes deTimm, Jordana Wruck2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8666878Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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