Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pocinho, Margarida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940
Resumo: Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar. 
id UNICAMP-19_8dfd8579c44533686cb542fa46759697
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/940
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolarMotivação. Aprendizagem. Insucesso escolar.MotivaçãoAprendizagemEste artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94010.20396/etd.v10in.esp..940ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-1861676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940/955Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPocinho, Margarida2017-09-11T13:16:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/940Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.139750ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
title Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
spellingShingle Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
Pocinho, Margarida
Motivação. Aprendizagem. Insucesso escolar.
Motivação
Aprendizagem
title_short Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
title_full Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
title_fullStr Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
title_full_unstemmed Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
title_sort Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
author Pocinho, Margarida
author_facet Pocinho, Margarida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pocinho, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação. Aprendizagem. Insucesso escolar.
Motivação
Aprendizagem
topic Motivação. Aprendizagem. Insucesso escolar.
Motivação
Aprendizagem
description Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940
10.20396/etd.v10in.esp..940
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940/955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651526832128