Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940 |
Resumo: | Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar. |
id |
UNICAMP-19_8dfd8579c44533686cb542fa46759697 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/940 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolarMotivação. Aprendizagem. Insucesso escolar.MotivaçãoAprendizagemEste artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94010.20396/etd.v10in.esp..940ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-1861676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940/955Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPocinho, Margarida2017-09-11T13:16:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/940Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.139750ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar |
title |
Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar |
spellingShingle |
Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar Pocinho, Margarida Motivação. Aprendizagem. Insucesso escolar. Motivação Aprendizagem |
title_short |
Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar |
title_full |
Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar |
title_fullStr |
Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar |
title_sort |
Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar |
author |
Pocinho, Margarida |
author_facet |
Pocinho, Margarida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pocinho, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Aprendizagem. Insucesso escolar. Motivação Aprendizagem |
topic |
Motivação. Aprendizagem. Insucesso escolar. Motivação Aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940 10.20396/etd.v10in.esp..940 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940/955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 168-186 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651526832128 |