Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v12i1.852 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/852 |
Resumo: | Propõe-se uma crítica radical às práticas educacionais a partir de uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise. Foucault aborda os temas da loucura, saber, poder e ética, tendo como pano de fundo uma crítica à sociedade disciplinar, às instituições e à normalização operada pela psiquiatria e psicanálise. Freud aborda a dinâmica dos conflitos psíquicos contrapondo-se ao saber médico de sua época, de modo a elaborar uma teoria sobre o inconsciente. O resgate das críticas de Foucault a Freud é fundamental à proposição deste artigo. O diálogo entre as críticas foucaultianas e psicanalíticas à educação e suas possíveis contribuições às transformações de suas práticas só se faz possível e potencializado quando se leva em conta as pertinentes críticas de Foucault à psicanálise. Por outro lado, faz-se necessário admitir que o campo psicanalítico, interlocutor permanente de Foucault, pode, em certa medida, vir a ser um aliado ao projeto filosófico deste último, quer seja em função do descentramento em relação à visão do sujeito racional, quer seja pela crítica às instituições, de modo a promover formas de se pensar e agir diferentes das que geralmente se objetivam nas práticas escolares e na vida cotidiana. |
id |
UNICAMP-19_9fba7f2860992dfe2759858d8bb9976d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/852 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionaisFoucault. Psicanálise. Educação. Poder. Instituição.PsicanáliseEducaçãoPropõe-se uma crítica radical às práticas educacionais a partir de uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise. Foucault aborda os temas da loucura, saber, poder e ética, tendo como pano de fundo uma crítica à sociedade disciplinar, às instituições e à normalização operada pela psiquiatria e psicanálise. Freud aborda a dinâmica dos conflitos psíquicos contrapondo-se ao saber médico de sua época, de modo a elaborar uma teoria sobre o inconsciente. O resgate das críticas de Foucault a Freud é fundamental à proposição deste artigo. O diálogo entre as críticas foucaultianas e psicanalíticas à educação e suas possíveis contribuições às transformações de suas práticas só se faz possível e potencializado quando se leva em conta as pertinentes críticas de Foucault à psicanálise. Por outro lado, faz-se necessário admitir que o campo psicanalítico, interlocutor permanente de Foucault, pode, em certa medida, vir a ser um aliado ao projeto filosófico deste último, quer seja em função do descentramento em relação à visão do sujeito racional, quer seja pela crítica às instituições, de modo a promover formas de se pensar e agir diferentes das que geralmente se objetivam nas práticas escolares e na vida cotidiana.Universidade Estadual de Campinas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/85210.20396/etd.v12i1.852ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 256-279ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 256-279ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 256-2791676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/852/pdf_46Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo Pinto e2017-09-22T12:17:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/852Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-22T12:17:03ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais |
title |
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais |
spellingShingle |
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais Silva, Eduardo Pinto e Foucault. Psicanálise. Educação. Poder. Instituição. Psicanálise Educação Silva, Eduardo Pinto e Foucault. Psicanálise. Educação. Poder. Instituição. Psicanálise Educação |
title_short |
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais |
title_full |
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais |
title_fullStr |
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais |
title_full_unstemmed |
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais |
title_sort |
Por uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais |
author |
Silva, Eduardo Pinto e |
author_facet |
Silva, Eduardo Pinto e Silva, Eduardo Pinto e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Pinto e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault. Psicanálise. Educação. Poder. Instituição. Psicanálise Educação |
topic |
Foucault. Psicanálise. Educação. Poder. Instituição. Psicanálise Educação |
description |
Propõe-se uma crítica radical às práticas educacionais a partir de uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise. Foucault aborda os temas da loucura, saber, poder e ética, tendo como pano de fundo uma crítica à sociedade disciplinar, às instituições e à normalização operada pela psiquiatria e psicanálise. Freud aborda a dinâmica dos conflitos psíquicos contrapondo-se ao saber médico de sua época, de modo a elaborar uma teoria sobre o inconsciente. O resgate das críticas de Foucault a Freud é fundamental à proposição deste artigo. O diálogo entre as críticas foucaultianas e psicanalíticas à educação e suas possíveis contribuições às transformações de suas práticas só se faz possível e potencializado quando se leva em conta as pertinentes críticas de Foucault à psicanálise. Por outro lado, faz-se necessário admitir que o campo psicanalítico, interlocutor permanente de Foucault, pode, em certa medida, vir a ser um aliado ao projeto filosófico deste último, quer seja em função do descentramento em relação à visão do sujeito racional, quer seja pela crítica às instituições, de modo a promover formas de se pensar e agir diferentes das que geralmente se objetivam nas práticas escolares e na vida cotidiana. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/852 10.20396/etd.v12i1.852 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/852 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i1.852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/852/pdf_46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 256-279 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 256-279 ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 256-279 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179164875128832 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v12i1.852 |