Ler o mundo: um olhar através da simiótica social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/604 |
Resumo: | O presente artigo questiona os pressupostos com os quais a escola brasileira trabalha o conceito de leitura, que impõe ao aluno a modalidade escrita como sendo a única, ou mais relevante, forma de representação para composição de mensagens impressas. A leitura do mundo, na concepção da escola atual, faz-se através da leitura do código escrito. Tal questionamento é feito através da teoria da semiótica social (Kress e van Leeuwen, 1996). De acordo com essa teoria, textos são construtos multi-modais; dos quais a escrita é apenas um dos modos de representação da mensagem. Estes, por sua vez, são culturalmente determinados e constantemente redefinidos dentro dos grupos sociais nos quais significam. Uma análise de impressos coletados em um ambiente de trabalho é apresentada para demonstrar a multimodalidade das formas de representação, que deve ser considerada quando do ensino da leitura da palavra, para uma leitura mais significativa do mundo. |
id |
UNICAMP-19_a476bae4e22f95def262260827a24c1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/604 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Ler o mundo: um olhar através da simiótica socialLeitura. Semiótica social.Semiótica socialO presente artigo questiona os pressupostos com os quais a escola brasileira trabalha o conceito de leitura, que impõe ao aluno a modalidade escrita como sendo a única, ou mais relevante, forma de representação para composição de mensagens impressas. A leitura do mundo, na concepção da escola atual, faz-se através da leitura do código escrito. Tal questionamento é feito através da teoria da semiótica social (Kress e van Leeuwen, 1996). De acordo com essa teoria, textos são construtos multi-modais; dos quais a escrita é apenas um dos modos de representação da mensagem. Estes, por sua vez, são culturalmente determinados e constantemente redefinidos dentro dos grupos sociais nos quais significam. Uma análise de impressos coletados em um ambiente de trabalho é apresentada para demonstrar a multimodalidade das formas de representação, que deve ser considerada quando do ensino da leitura da palavra, para uma leitura mais significativa do mundo. Universidade Estadual de Campinas2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/60410.20396/etd.v3i2.604ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 19-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 19-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 19-261676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/604/619Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDescardeci, Maria Alice Andrade de Souza2017-03-21T12:43:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/604Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:32.813243ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler o mundo: um olhar através da simiótica social |
title |
Ler o mundo: um olhar através da simiótica social |
spellingShingle |
Ler o mundo: um olhar através da simiótica social Descardeci, Maria Alice Andrade de Souza Leitura. Semiótica social. Semiótica social |
title_short |
Ler o mundo: um olhar através da simiótica social |
title_full |
Ler o mundo: um olhar através da simiótica social |
title_fullStr |
Ler o mundo: um olhar através da simiótica social |
title_full_unstemmed |
Ler o mundo: um olhar através da simiótica social |
title_sort |
Ler o mundo: um olhar através da simiótica social |
author |
Descardeci, Maria Alice Andrade de Souza |
author_facet |
Descardeci, Maria Alice Andrade de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Descardeci, Maria Alice Andrade de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Semiótica social. Semiótica social |
topic |
Leitura. Semiótica social. Semiótica social |
description |
O presente artigo questiona os pressupostos com os quais a escola brasileira trabalha o conceito de leitura, que impõe ao aluno a modalidade escrita como sendo a única, ou mais relevante, forma de representação para composição de mensagens impressas. A leitura do mundo, na concepção da escola atual, faz-se através da leitura do código escrito. Tal questionamento é feito através da teoria da semiótica social (Kress e van Leeuwen, 1996). De acordo com essa teoria, textos são construtos multi-modais; dos quais a escrita é apenas um dos modos de representação da mensagem. Estes, por sua vez, são culturalmente determinados e constantemente redefinidos dentro dos grupos sociais nos quais significam. Uma análise de impressos coletados em um ambiente de trabalho é apresentada para demonstrar a multimodalidade das formas de representação, que deve ser considerada quando do ensino da leitura da palavra, para uma leitura mais significativa do mundo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/604 10.20396/etd.v3i2.604 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/604 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v3i2.604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/604/619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 19-26 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 19-26 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 19-26 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650214014976 |