Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1111 |
Resumo: | Analisar das novas tendências na área de normalização no que se refere à apresentação dos trabalhos acadêmicos do tipo teses e dissertações. O universo da pesquisa é a área de ciências biológicas da Universidade Estadual de Campinas, no período de 1999 a 2005. Dada a importância da padronização para que a comunicação científica se efetive, destaca-se a necessidade de formular diretrizes mais consistentes para orientar os pesquisadores, de forma a atender tanto aos critérios de avaliação de produtividade científica como aos requisitos da qualidade formal das publicações. A aplicação de método qualitativo, por meio de entrevistas com os coordenadores de pós-graduação e bibliotecários da área leva a algumas reflexões sobre o papel do bibliotecário, das agências de normalização e dos órgãos de financiamento da pesquisa nesse novo cenário. |
id |
UNICAMP-19_a65a996a29a88e30d9c16fe2c8e2cc36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1111 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científicaProdução acadêmica. Comunicação científica. Normalização. Avaliação da ciência.Área de normalizaçãoAnalisar das novas tendências na área de normalização no que se refere à apresentação dos trabalhos acadêmicos do tipo teses e dissertações. O universo da pesquisa é a área de ciências biológicas da Universidade Estadual de Campinas, no período de 1999 a 2005. Dada a importância da padronização para que a comunicação científica se efetive, destaca-se a necessidade de formular diretrizes mais consistentes para orientar os pesquisadores, de forma a atender tanto aos critérios de avaliação de produtividade científica como aos requisitos da qualidade formal das publicações. A aplicação de método qualitativo, por meio de entrevistas com os coordenadores de pós-graduação e bibliotecários da área leva a algumas reflexões sobre o papel do bibliotecário, das agências de normalização e dos órgãos de financiamento da pesquisa nesse novo cenário. Universidade Estadual de Campinas2010-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/111110.20396/etd.v8i1.1111ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 106-123ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 106-123ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 106-1231676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1111/pdf_15Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Célia MariaSantos, Raimundo Nonato Macedo dos2017-03-29T09:16:48Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1111Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:01.549656ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica |
title |
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica |
spellingShingle |
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica Ribeiro, Célia Maria Produção acadêmica. Comunicação científica. Normalização. Avaliação da ciência. Área de normalização |
title_short |
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica |
title_full |
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica |
title_fullStr |
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica |
title_full_unstemmed |
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica |
title_sort |
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica |
author |
Ribeiro, Célia Maria |
author_facet |
Ribeiro, Célia Maria Santos, Raimundo Nonato Macedo dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Raimundo Nonato Macedo dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Célia Maria Santos, Raimundo Nonato Macedo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção acadêmica. Comunicação científica. Normalização. Avaliação da ciência. Área de normalização |
topic |
Produção acadêmica. Comunicação científica. Normalização. Avaliação da ciência. Área de normalização |
description |
Analisar das novas tendências na área de normalização no que se refere à apresentação dos trabalhos acadêmicos do tipo teses e dissertações. O universo da pesquisa é a área de ciências biológicas da Universidade Estadual de Campinas, no período de 1999 a 2005. Dada a importância da padronização para que a comunicação científica se efetive, destaca-se a necessidade de formular diretrizes mais consistentes para orientar os pesquisadores, de forma a atender tanto aos critérios de avaliação de produtividade científica como aos requisitos da qualidade formal das publicações. A aplicação de método qualitativo, por meio de entrevistas com os coordenadores de pós-graduação e bibliotecários da área leva a algumas reflexões sobre o papel do bibliotecário, das agências de normalização e dos órgãos de financiamento da pesquisa nesse novo cenário. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1111 10.20396/etd.v8i1.1111 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1111 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v8i1.1111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1111/pdf_15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 106-123 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 106-123 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 106-123 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652015468544 |