Relação estado e sociedade civil nas políticas educacionais para a educação de jovens e adultos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634819 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as discussões em torno da relação Estado/sociedade civil na elaboração, implementação e acompanhamento das políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e o financiamento dessa modalidade de ensino, fortalecida por meio das parcerias entre o público, o privado e organizações não governamentais. Para a realização da pesquisa foram utilizados, como dados primários, os documentos produzidos e publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e como fontes secundárias utilizou-se as produções acadêmicas que trataram da temática e que ajudaram na compreensão das categorias de análise: Estado, trabalho, capital e política pública de corte social. Os resultados podem ser assim sintetizados: as políticas educacionais, representadas pela diversidade de projetos e programas de alfabetização, realizados por entidades governamentais e pela sociedade civil para EJA, está posta mais como formalização de direito ao acesso a essa população, do que como forma de qualificar as especificidades da educação de jovens e adultos em seus diversos contextos socioculturais para o mundo do trabalho. |
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Relação estado e sociedade civil nas políticas educacionais para a educação de jovens e adultosEducação de jovens e adultos. Políticas educacionais. Parcerias.Políticas públicas da educaçãoEste artigo tem como objetivo apresentar as discussões em torno da relação Estado/sociedade civil na elaboração, implementação e acompanhamento das políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e o financiamento dessa modalidade de ensino, fortalecida por meio das parcerias entre o público, o privado e organizações não governamentais. Para a realização da pesquisa foram utilizados, como dados primários, os documentos produzidos e publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e como fontes secundárias utilizou-se as produções acadêmicas que trataram da temática e que ajudaram na compreensão das categorias de análise: Estado, trabalho, capital e política pública de corte social. Os resultados podem ser assim sintetizados: as políticas educacionais, representadas pela diversidade de projetos e programas de alfabetização, realizados por entidades governamentais e pela sociedade civil para EJA, está posta mais como formalização de direito ao acesso a essa população, do que como forma de qualificar as especificidades da educação de jovens e adultos em seus diversos contextos socioculturais para o mundo do trabalho.Universidade Estadual de Campinas2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863481910.20396/etd.v17i1.8634819ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 75-87ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 75-87ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 75-871676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634819/pdf_131Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaiolino, Elielma Velasquez de Souza2017-03-23T09:21:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634819Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:12.946990ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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