“Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ratto, Cleber Gibbon
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Grespan, Carla Lisbôa, Hadler, Oriana Holsbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647733
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar as ocupações das escolas estaduais pelos estudantes do Rio Grande do Sul que ocorreram nos meses de maio e junho de 2016. Tomamos como materialidade analítica a ocupação da Escola Estadual Normal 1º de Maio, localizada na zona norte de Porto Alegre, utilizando os conceitos “ciberdemocracia” de Pierre Lévy e “cuidado de si” de Michel Foucault e o pressuposto que estas mobilizações podem representar uma reativação do movimento estudantil e um novo uso do espaço público. As ocupações no Estado seguiram, em maior ou menor grau, as ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, tanto nas reivindicações contra a privatização do ensino público, da limitação da prática docente ou/e na busca por melhorias de infraestrutura, quanto no formato de organização, um movimento autônomo, autogerido, onde os próprios estudantes realizam o trabalho necessário para o surgimento e consolidação da ocupação e na forma de mobilização através do uso de redes sociais virtuais. A mobilização através da ocupação potencializa o estar junto, visibilizando a necessidade da participação cotidiana para a construção da ação coletiva, através da reapropriação do espaço escolar, da horizontalidade nas interações, do protagonismo, das fruições culturais e do reconhecimento do outro.
id UNICAMP-19_b1a87a003941184e94a7f4f4143c4194
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647733
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escolaOcupações. Escola pública. Ciberdemocracia. Cuidado de si.EducaçãoCulturaCidadaniaO presente artigo tem por objetivo analisar as ocupações das escolas estaduais pelos estudantes do Rio Grande do Sul que ocorreram nos meses de maio e junho de 2016. Tomamos como materialidade analítica a ocupação da Escola Estadual Normal 1º de Maio, localizada na zona norte de Porto Alegre, utilizando os conceitos “ciberdemocracia” de Pierre Lévy e “cuidado de si” de Michel Foucault e o pressuposto que estas mobilizações podem representar uma reativação do movimento estudantil e um novo uso do espaço público. As ocupações no Estado seguiram, em maior ou menor grau, as ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, tanto nas reivindicações contra a privatização do ensino público, da limitação da prática docente ou/e na busca por melhorias de infraestrutura, quanto no formato de organização, um movimento autônomo, autogerido, onde os próprios estudantes realizam o trabalho necessário para o surgimento e consolidação da ocupação e na forma de mobilização através do uso de redes sociais virtuais. A mobilização através da ocupação potencializa o estar junto, visibilizando a necessidade da participação cotidiana para a construção da ação coletiva, através da reapropriação do espaço escolar, da horizontalidade nas interações, do protagonismo, das fruições culturais e do reconhecimento do outro.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa hermenêuticaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864773310.20396/etd.v19i1.8647733ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 99-118ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 99-118ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 99-1181676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647733/15196https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647733/15202Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRatto, Cleber GibbonGrespan, Carla LisbôaHadler, Oriana Holsbach2018-04-13T15:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647733Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.141995ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
title “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
spellingShingle “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
Ratto, Cleber Gibbon
Ocupações. Escola pública. Ciberdemocracia. Cuidado de si.
Educação
Cultura
Cidadania
title_short “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
title_full “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
title_fullStr “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
title_full_unstemmed “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
title_sort “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
author Ratto, Cleber Gibbon
author_facet Ratto, Cleber Gibbon
Grespan, Carla Lisbôa
Hadler, Oriana Holsbach
author_role author
author2 Grespan, Carla Lisbôa
Hadler, Oriana Holsbach
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ratto, Cleber Gibbon
Grespan, Carla Lisbôa
Hadler, Oriana Holsbach
dc.subject.por.fl_str_mv Ocupações. Escola pública. Ciberdemocracia. Cuidado de si.
Educação
Cultura
Cidadania
topic Ocupações. Escola pública. Ciberdemocracia. Cuidado de si.
Educação
Cultura
Cidadania
description O presente artigo tem por objetivo analisar as ocupações das escolas estaduais pelos estudantes do Rio Grande do Sul que ocorreram nos meses de maio e junho de 2016. Tomamos como materialidade analítica a ocupação da Escola Estadual Normal 1º de Maio, localizada na zona norte de Porto Alegre, utilizando os conceitos “ciberdemocracia” de Pierre Lévy e “cuidado de si” de Michel Foucault e o pressuposto que estas mobilizações podem representar uma reativação do movimento estudantil e um novo uso do espaço público. As ocupações no Estado seguiram, em maior ou menor grau, as ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, tanto nas reivindicações contra a privatização do ensino público, da limitação da prática docente ou/e na busca por melhorias de infraestrutura, quanto no formato de organização, um movimento autônomo, autogerido, onde os próprios estudantes realizam o trabalho necessário para o surgimento e consolidação da ocupação e na forma de mobilização através do uso de redes sociais virtuais. A mobilização através da ocupação potencializa o estar junto, visibilizando a necessidade da participação cotidiana para a construção da ação coletiva, através da reapropriação do espaço escolar, da horizontalidade nas interações, do protagonismo, das fruições culturais e do reconhecimento do outro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa hermenêutica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647733
10.20396/etd.v19i1.8647733
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647733
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i1.8647733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647733/15196
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647733/15202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 99-118
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 99-118
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 99-118
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653804339200