Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681 |
Resumo: | Este texto de discussão tem, como intenção básica, procurar esclarecer fases de origem, mudanças históricas e características da ideologia neoliberal e de como o liberalismo/neoliberalismo se consolida, como projeto de sociedade e de educação hegemônico, nos anos 90, no Brasil, com a face da social-democracia. Realizando-se nas diversas dimensões de nossa vida, com conseqüências, no mínimo, nefastas para nosso sistema educacional. Projeto que, contraditoriamente, se coloca como discurso ideológico unificador, tentando uniformizar, em nosso senso comum, nossos objetivos e desejos e nossa demandas sociais por educação, em especial; e por um mundo melhor como possibilidade real. Pretendemos, também, indicar algumas leituras atuais sobre o tema. Devido às normas de publicação desta revista, dividiremos o texto em duas partes. |
id |
UNICAMP-19_b4550179957a32f219f080c3d7abe2dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/681 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)Liberalismo clássico. Neoliberalismo. Individualismo. Educação.NeoliberalismoEducaçãoEste texto de discussão tem, como intenção básica, procurar esclarecer fases de origem, mudanças históricas e características da ideologia neoliberal e de como o liberalismo/neoliberalismo se consolida, como projeto de sociedade e de educação hegemônico, nos anos 90, no Brasil, com a face da social-democracia. Realizando-se nas diversas dimensões de nossa vida, com conseqüências, no mínimo, nefastas para nosso sistema educacional. Projeto que, contraditoriamente, se coloca como discurso ideológico unificador, tentando uniformizar, em nosso senso comum, nossos objetivos e desejos e nossa demandas sociais por educação, em especial; e por um mundo melhor como possibilidade real. Pretendemos, também, indicar algumas leituras atuais sobre o tema. Devido às normas de publicação desta revista, dividiremos o texto em duas partes. Universidade Estadual de Campinas2008-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/68110.20396/etd.v3i1.681ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-791676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681/696Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Adriana Almeida Sales de2017-03-21T09:55:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/681Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:37.468341ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I) |
title |
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I) |
spellingShingle |
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I) Melo, Adriana Almeida Sales de Liberalismo clássico. Neoliberalismo. Individualismo. Educação. Neoliberalismo Educação |
title_short |
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I) |
title_full |
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I) |
title_fullStr |
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I) |
title_full_unstemmed |
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I) |
title_sort |
Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I) |
author |
Melo, Adriana Almeida Sales de |
author_facet |
Melo, Adriana Almeida Sales de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Adriana Almeida Sales de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liberalismo clássico. Neoliberalismo. Individualismo. Educação. Neoliberalismo Educação |
topic |
Liberalismo clássico. Neoliberalismo. Individualismo. Educação. Neoliberalismo Educação |
description |
Este texto de discussão tem, como intenção básica, procurar esclarecer fases de origem, mudanças históricas e características da ideologia neoliberal e de como o liberalismo/neoliberalismo se consolida, como projeto de sociedade e de educação hegemônico, nos anos 90, no Brasil, com a face da social-democracia. Realizando-se nas diversas dimensões de nossa vida, com conseqüências, no mínimo, nefastas para nosso sistema educacional. Projeto que, contraditoriamente, se coloca como discurso ideológico unificador, tentando uniformizar, em nosso senso comum, nossos objetivos e desejos e nossa demandas sociais por educação, em especial; e por um mundo melhor como possibilidade real. Pretendemos, também, indicar algumas leituras atuais sobre o tema. Devido às normas de publicação desta revista, dividiremos o texto em duas partes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681 10.20396/etd.v3i1.681 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v3i1.681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681/696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650603036672 |