Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liebel, Vinícius
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1195
Resumo: O presente artigo discorre sobre algumas das possibilidades de análise qualitativa de imagens, em especial no que tange ao Método Documentário desenvolvido por Ralf Bohnsack. Baseado em uma comunicação apresentada no Deutsch-brasilianische Tagung zur qualitativen Forschung realizado em Campinas, Berlim e Göttingen, o texto concentra-se na introdução ao referido método e em seu emprego empírico, especialmente nas áreas de História e Ciência Política. Sendo o estudo de fontes imagéticas um campo ainda pouco explorado nessas duas disciplinas, o método documentário vem suprir uma carência metodológica no trato desses documentos. O seu emprego nesse sentido é demonstrado no artigo através de um exemplo de análise. A imagem selecionada – uma charge do semanário alemão Der Stürmer (1923-45) – não apenas cumpre esse objetivo como também abre novas discussões sobre a natureza da imagem e de seus produtores. A partir dessa análise, o método pode ser, de maneira abrangente, exposto e avaliado.
id UNICAMP-19_c26e18ce8c102446fa3295f9de3d8486
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1195
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagensMetodologias qualitativas. Método documentário. Análise de imagens. Charges. História política.História políticaEducaçãoO presente artigo discorre sobre algumas das possibilidades de análise qualitativa de imagens, em especial no que tange ao Método Documentário desenvolvido por Ralf Bohnsack. Baseado em uma comunicação apresentada no Deutsch-brasilianische Tagung zur qualitativen Forschung realizado em Campinas, Berlim e Göttingen, o texto concentra-se na introdução ao referido método e em seu emprego empírico, especialmente nas áreas de História e Ciência Política. Sendo o estudo de fontes imagéticas um campo ainda pouco explorado nessas duas disciplinas, o método documentário vem suprir uma carência metodológica no trato desses documentos. O seu emprego nesse sentido é demonstrado no artigo através de um exemplo de análise. A imagem selecionada – uma charge do semanário alemão Der Stürmer (1923-45) – não apenas cumpre esse objetivo como também abre novas discussões sobre a natureza da imagem e de seus produtores. A partir dessa análise, o método pode ser, de maneira abrangente, exposto e avaliado.Universidade Estadual de Campinas2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresMetodologias qualitativas; Método documentário;application/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/119510.20396/etd.v12i2.1195ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 172-189ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 172-189ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 172-1891676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1195/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLiebel, Vinícius2017-09-25T12:36:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1195Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:04.096595ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens
title Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens
spellingShingle Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens
Liebel, Vinícius
Metodologias qualitativas. Método documentário. Análise de imagens. Charges. História política.
História política
Educação
title_short Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens
title_full Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens
title_fullStr Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens
title_full_unstemmed Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens
title_sort Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens
author Liebel, Vinícius
author_facet Liebel, Vinícius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liebel, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias qualitativas. Método documentário. Análise de imagens. Charges. História política.
História política
Educação
topic Metodologias qualitativas. Método documentário. Análise de imagens. Charges. História política.
História política
Educação
description O presente artigo discorre sobre algumas das possibilidades de análise qualitativa de imagens, em especial no que tange ao Método Documentário desenvolvido por Ralf Bohnsack. Baseado em uma comunicação apresentada no Deutsch-brasilianische Tagung zur qualitativen Forschung realizado em Campinas, Berlim e Göttingen, o texto concentra-se na introdução ao referido método e em seu emprego empírico, especialmente nas áreas de História e Ciência Política. Sendo o estudo de fontes imagéticas um campo ainda pouco explorado nessas duas disciplinas, o método documentário vem suprir uma carência metodológica no trato desses documentos. O seu emprego nesse sentido é demonstrado no artigo através de um exemplo de análise. A imagem selecionada – uma charge do semanário alemão Der Stürmer (1923-45) – não apenas cumpre esse objetivo como também abre novas discussões sobre a natureza da imagem e de seus produtores. A partir dessa análise, o método pode ser, de maneira abrangente, exposto e avaliado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Metodologias qualitativas; Método documentário;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1195
10.20396/etd.v12i2.1195
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1195
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i2.1195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1195/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 172-189
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 172-189
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 172-189
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652367790080