O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prebianca, Gicele Vergine Vieira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Junior, Vital Pereira dos Santos, Momm, Christiane Fabíola, Silva, Leonardo Furtado da, Nehring, Hannelore
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1267
Resumo: O avanço tecnológico e a possibilidade de acesso a internet, bem como, o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial têm proporcionado aos profissionais da educação uma nova visão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Parece vital que no mundo tecnológico atual, a educação se preocupe em utilizar recursos que possam dar conta da demanda crescente de alunos em busca de um ensino mais dinâmico e significativo. Desta forma, o presente artigo, baseado nas contribuições da psicologia cognitiva, em especial das teorias estruturalista (Jean Piaget) e da modificabilidade cognitiva estrutural (Reuven Feuerstein), defende a ideia de que o uso de softwares educacionais, equipados com técnicas de inteligência artificial, podem proporcionar aos aprendizes experiências de aprendizagem mediada, levando os alunos a modificar sua estrutura cognitiva e, assim, aprender. Além disso, este artigo também pretende demonstrar a viabilidade do uso de softwares educacionais como ferramentas de inclusão digital e os impactos da utilização de recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
id UNICAMP-19_dcd89b0462abefd7195c09b33df78ada
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1267
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológicaEducação. Ensino e aprendizagem. Mediação. Softwares educacionais.EducaçãoComunicação & TecnologiaO avanço tecnológico e a possibilidade de acesso a internet, bem como, o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial têm proporcionado aos profissionais da educação uma nova visão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Parece vital que no mundo tecnológico atual, a educação se preocupe em utilizar recursos que possam dar conta da demanda crescente de alunos em busca de um ensino mais dinâmico e significativo. Desta forma, o presente artigo, baseado nas contribuições da psicologia cognitiva, em especial das teorias estruturalista (Jean Piaget) e da modificabilidade cognitiva estrutural (Reuven Feuerstein), defende a ideia de que o uso de softwares educacionais, equipados com técnicas de inteligência artificial, podem proporcionar aos aprendizes experiências de aprendizagem mediada, levando os alunos a modificar sua estrutura cognitiva e, assim, aprender. Além disso, este artigo também pretende demonstrar a viabilidade do uso de softwares educacionais como ferramentas de inclusão digital e os impactos da utilização de recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira.Universidade Estadual de Campinas2013-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/126710.20396/etd.v15i3.1267ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 474-494ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 474-494ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 474-4941676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1267/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrebianca, Gicele Vergine VieiraJunior, Vital Pereira dos SantosMomm, Christiane FabíolaSilva, Leonardo Furtado daNehring, Hannelore2017-03-14T12:49:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1267Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.414613ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica
title O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica
spellingShingle O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica
Prebianca, Gicele Vergine Vieira
Educação. Ensino e aprendizagem. Mediação. Softwares educacionais.
Educação
Comunicação & Tecnologia
title_short O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica
title_full O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica
title_fullStr O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica
title_full_unstemmed O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica
title_sort O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica
author Prebianca, Gicele Vergine Vieira
author_facet Prebianca, Gicele Vergine Vieira
Junior, Vital Pereira dos Santos
Momm, Christiane Fabíola
Silva, Leonardo Furtado da
Nehring, Hannelore
author_role author
author2 Junior, Vital Pereira dos Santos
Momm, Christiane Fabíola
Silva, Leonardo Furtado da
Nehring, Hannelore
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prebianca, Gicele Vergine Vieira
Junior, Vital Pereira dos Santos
Momm, Christiane Fabíola
Silva, Leonardo Furtado da
Nehring, Hannelore
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino e aprendizagem. Mediação. Softwares educacionais.
Educação
Comunicação & Tecnologia
topic Educação. Ensino e aprendizagem. Mediação. Softwares educacionais.
Educação
Comunicação & Tecnologia
description O avanço tecnológico e a possibilidade de acesso a internet, bem como, o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial têm proporcionado aos profissionais da educação uma nova visão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Parece vital que no mundo tecnológico atual, a educação se preocupe em utilizar recursos que possam dar conta da demanda crescente de alunos em busca de um ensino mais dinâmico e significativo. Desta forma, o presente artigo, baseado nas contribuições da psicologia cognitiva, em especial das teorias estruturalista (Jean Piaget) e da modificabilidade cognitiva estrutural (Reuven Feuerstein), defende a ideia de que o uso de softwares educacionais, equipados com técnicas de inteligência artificial, podem proporcionar aos aprendizes experiências de aprendizagem mediada, levando os alunos a modificar sua estrutura cognitiva e, assim, aprender. Além disso, este artigo também pretende demonstrar a viabilidade do uso de softwares educacionais como ferramentas de inclusão digital e os impactos da utilização de recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1267
10.20396/etd.v15i3.1267
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1267
identifier_str_mv 10.20396/etd.v15i3.1267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1267/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 474-494
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 474-494
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 474-494
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652790366208