Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563 |
Resumo: | Iniciada em março de 1999, esta pesquisa está se desenvolvendo como elemento de meu doutorado em educação. Este trabalho também faz parte do Projeto CORI/MERCOSUL, área temática Educação, desde 1999. Esta investigação tem como tema central a relação entre os diversos projetos de sociedade e de educação dos principais sujeitos políticos coletivos que planejam e atuam na direção atual das políticas educacionais dos países da América Latina. Pretendemos analisar o processo de transição e consolidação democrática do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela; bem como o redirecionamento das políticas educacionais nestes ambientes culturais, no sentido de esclarecer as contradições entre as demandas e objetivos dos sujeitos políticos coletivos locais e internacionais em seu movimento de construção de um projeto hegemônico de sociedade e de educação; ora neoliberal, ora democrático de massas. Este tipo de análise pode trazer contribuições reais no sentido da construção e sistematização de elementos de integração entre as diversas identidades históricas e culturais dos nossos países; interferindo sob a forma de novas categorias de investigação, no nosso planejamento e ação educacionais locais. |
id |
UNICAMP-19_dddd8f7b483f5c040ecae7fb77c8018a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/563 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e VenezuelaEducação - planejamento. Projetos de sociedade e educação. América latina. Década de 90. Neoliberalismo e democracia.Educação - PlanejamentoNeoliberalismo e DemocraciaIniciada em março de 1999, esta pesquisa está se desenvolvendo como elemento de meu doutorado em educação. Este trabalho também faz parte do Projeto CORI/MERCOSUL, área temática Educação, desde 1999. Esta investigação tem como tema central a relação entre os diversos projetos de sociedade e de educação dos principais sujeitos políticos coletivos que planejam e atuam na direção atual das políticas educacionais dos países da América Latina. Pretendemos analisar o processo de transição e consolidação democrática do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela; bem como o redirecionamento das políticas educacionais nestes ambientes culturais, no sentido de esclarecer as contradições entre as demandas e objetivos dos sujeitos políticos coletivos locais e internacionais em seu movimento de construção de um projeto hegemônico de sociedade e de educação; ora neoliberal, ora democrático de massas. Este tipo de análise pode trazer contribuições reais no sentido da construção e sistematização de elementos de integração entre as diversas identidades históricas e culturais dos nossos países; interferindo sob a forma de novas categorias de investigação, no nosso planejamento e ação educacionais locais. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/56310.20396/etd.v2i1.563ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-1001676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563/578Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Adriana Almeida Sales de2017-03-17T13:07:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/563Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-17T13:07:20ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela |
title |
Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela |
spellingShingle |
Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela Melo, Adriana Almeida Sales de Educação - planejamento. Projetos de sociedade e educação. América latina. Década de 90. Neoliberalismo e democracia. Educação - Planejamento Neoliberalismo e Democracia |
title_short |
Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela |
title_full |
Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela |
title_fullStr |
Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela |
title_full_unstemmed |
Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela |
title_sort |
Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela |
author |
Melo, Adriana Almeida Sales de |
author_facet |
Melo, Adriana Almeida Sales de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Adriana Almeida Sales de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - planejamento. Projetos de sociedade e educação. América latina. Década de 90. Neoliberalismo e democracia. Educação - Planejamento Neoliberalismo e Democracia |
topic |
Educação - planejamento. Projetos de sociedade e educação. América latina. Década de 90. Neoliberalismo e democracia. Educação - Planejamento Neoliberalismo e Democracia |
description |
Iniciada em março de 1999, esta pesquisa está se desenvolvendo como elemento de meu doutorado em educação. Este trabalho também faz parte do Projeto CORI/MERCOSUL, área temática Educação, desde 1999. Esta investigação tem como tema central a relação entre os diversos projetos de sociedade e de educação dos principais sujeitos políticos coletivos que planejam e atuam na direção atual das políticas educacionais dos países da América Latina. Pretendemos analisar o processo de transição e consolidação democrática do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela; bem como o redirecionamento das políticas educacionais nestes ambientes culturais, no sentido de esclarecer as contradições entre as demandas e objetivos dos sujeitos políticos coletivos locais e internacionais em seu movimento de construção de um projeto hegemônico de sociedade e de educação; ora neoliberal, ora democrático de massas. Este tipo de análise pode trazer contribuições reais no sentido da construção e sistematização de elementos de integração entre as diversas identidades históricas e culturais dos nossos países; interferindo sob a forma de novas categorias de investigação, no nosso planejamento e ação educacionais locais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563 10.20396/etd.v2i1.563 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v2i1.563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563/578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100 ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1824498886258982912 |