Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soffner, Renato Kraide
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Chaves, Eduardo Oscar de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775
Resumo: Existe um novo relacionamento entre o homem e a informação disponível no mundo hoje – e a tecnologia tem um papel a desempenhar neste contexto. A educação pode ser beneficiária deste novo momento da história humana, se puder se valer das tecnologias de informação e comunicação, já disponíveis, para a concepção e implementação de um novo modelo pedagógico, que privilegia a conversão de informação em conhecimento, além de suportar o desenvolvimento de competências e de potencial humano. Entendidas assim, as tecnologias da inteligência (ou de apoio ao desenvolvimento cognitivo) são, na verdade, tecnologias da aprendizagem. Os trabalhos pioneiros de Vannevar Bush em aparatos tecnológicos de tratamento da informação - associados a modelos de pensamento e cognição – e aprimorados pelos seus seguidores, serão os meios de realização de tal modelo inovador. 
id UNICAMP-19_e14e49dc4983a89af2b508b5c028a1f0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/775
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Tecnologia e a educação como desenvolvimento humanoTecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências.Tecnologias da inteligênciaModelos de educaçãoExiste um novo relacionamento entre o homem e a informação disponível no mundo hoje – e a tecnologia tem um papel a desempenhar neste contexto. A educação pode ser beneficiária deste novo momento da história humana, se puder se valer das tecnologias de informação e comunicação, já disponíveis, para a concepção e implementação de um novo modelo pedagógico, que privilegia a conversão de informação em conhecimento, além de suportar o desenvolvimento de competências e de potencial humano. Entendidas assim, as tecnologias da inteligência (ou de apoio ao desenvolvimento cognitivo) são, na verdade, tecnologias da aprendizagem. Os trabalhos pioneiros de Vannevar Bush em aparatos tecnológicos de tratamento da informação - associados a modelos de pensamento e cognição – e aprimorados pelos seus seguidores, serão os meios de realização de tal modelo inovador. Universidade Estadual de Campinas2008-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/77510.20396/etd.v6i2.775ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-841676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775/790Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoffner, Renato KraideChaves, Eduardo Oscar de Campos2017-03-24T09:39:45Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/775Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:43.469229ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
title Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
spellingShingle Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
Soffner, Renato Kraide
Tecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências.
Tecnologias da inteligência
Modelos de educação
title_short Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
title_full Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
title_fullStr Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
title_full_unstemmed Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
title_sort Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
author Soffner, Renato Kraide
author_facet Soffner, Renato Kraide
Chaves, Eduardo Oscar de Campos
author_role author
author2 Chaves, Eduardo Oscar de Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soffner, Renato Kraide
Chaves, Eduardo Oscar de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências.
Tecnologias da inteligência
Modelos de educação
topic Tecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências.
Tecnologias da inteligência
Modelos de educação
description Existe um novo relacionamento entre o homem e a informação disponível no mundo hoje – e a tecnologia tem um papel a desempenhar neste contexto. A educação pode ser beneficiária deste novo momento da história humana, se puder se valer das tecnologias de informação e comunicação, já disponíveis, para a concepção e implementação de um novo modelo pedagógico, que privilegia a conversão de informação em conhecimento, além de suportar o desenvolvimento de competências e de potencial humano. Entendidas assim, as tecnologias da inteligência (ou de apoio ao desenvolvimento cognitivo) são, na verdade, tecnologias da aprendizagem. Os trabalhos pioneiros de Vannevar Bush em aparatos tecnológicos de tratamento da informação - associados a modelos de pensamento e cognição – e aprimorados pelos seus seguidores, serão os meios de realização de tal modelo inovador. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775
10.20396/etd.v6i2.775
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775
identifier_str_mv 10.20396/etd.v6i2.775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775/790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651011981312