Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775 |
Resumo: | Existe um novo relacionamento entre o homem e a informação disponível no mundo hoje – e a tecnologia tem um papel a desempenhar neste contexto. A educação pode ser beneficiária deste novo momento da história humana, se puder se valer das tecnologias de informação e comunicação, já disponíveis, para a concepção e implementação de um novo modelo pedagógico, que privilegia a conversão de informação em conhecimento, além de suportar o desenvolvimento de competências e de potencial humano. Entendidas assim, as tecnologias da inteligência (ou de apoio ao desenvolvimento cognitivo) são, na verdade, tecnologias da aprendizagem. Os trabalhos pioneiros de Vannevar Bush em aparatos tecnológicos de tratamento da informação - associados a modelos de pensamento e cognição – e aprimorados pelos seus seguidores, serão os meios de realização de tal modelo inovador. |
id |
UNICAMP-19_e14e49dc4983a89af2b508b5c028a1f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/775 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia e a educação como desenvolvimento humanoTecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências.Tecnologias da inteligênciaModelos de educaçãoExiste um novo relacionamento entre o homem e a informação disponível no mundo hoje – e a tecnologia tem um papel a desempenhar neste contexto. A educação pode ser beneficiária deste novo momento da história humana, se puder se valer das tecnologias de informação e comunicação, já disponíveis, para a concepção e implementação de um novo modelo pedagógico, que privilegia a conversão de informação em conhecimento, além de suportar o desenvolvimento de competências e de potencial humano. Entendidas assim, as tecnologias da inteligência (ou de apoio ao desenvolvimento cognitivo) são, na verdade, tecnologias da aprendizagem. Os trabalhos pioneiros de Vannevar Bush em aparatos tecnológicos de tratamento da informação - associados a modelos de pensamento e cognição – e aprimorados pelos seus seguidores, serão os meios de realização de tal modelo inovador. Universidade Estadual de Campinas2008-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/77510.20396/etd.v6i2.775ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-841676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775/790Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoffner, Renato KraideChaves, Eduardo Oscar de Campos2017-03-24T09:39:45Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/775Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:43.469229ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano |
title |
Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano |
spellingShingle |
Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano Soffner, Renato Kraide Tecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências. Tecnologias da inteligência Modelos de educação |
title_short |
Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano |
title_full |
Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano |
title_fullStr |
Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano |
title_sort |
Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano |
author |
Soffner, Renato Kraide |
author_facet |
Soffner, Renato Kraide Chaves, Eduardo Oscar de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Eduardo Oscar de Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soffner, Renato Kraide Chaves, Eduardo Oscar de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências. Tecnologias da inteligência Modelos de educação |
topic |
Tecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências. Tecnologias da inteligência Modelos de educação |
description |
Existe um novo relacionamento entre o homem e a informação disponível no mundo hoje – e a tecnologia tem um papel a desempenhar neste contexto. A educação pode ser beneficiária deste novo momento da história humana, se puder se valer das tecnologias de informação e comunicação, já disponíveis, para a concepção e implementação de um novo modelo pedagógico, que privilegia a conversão de informação em conhecimento, além de suportar o desenvolvimento de competências e de potencial humano. Entendidas assim, as tecnologias da inteligência (ou de apoio ao desenvolvimento cognitivo) são, na verdade, tecnologias da aprendizagem. Os trabalhos pioneiros de Vannevar Bush em aparatos tecnológicos de tratamento da informação - associados a modelos de pensamento e cognição – e aprimorados pelos seus seguidores, serão os meios de realização de tal modelo inovador. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775 10.20396/etd.v6i2.775 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v6i2.775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775/790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 2 (2005): Número Temático: Práticas educacionais e biblioteconômicas, além das competências informacionais e virtual; 77-84 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651011981312 |