A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de rua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/859 |
Resumo: | Este artigo aborda a temática da juventude, com foco nas experiências vividas por jovens em situação de rua. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em duas instituições de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Procurou-se identificar as representações dos jovens acerca da rua. Realizaram-se entrevistas individuais semiestruturadas e com grupos focais de 40 jovens. Os resultados apontam diferentes olhares sobre a experiência de vida na rua. Os participantes referem-se a aspectos positivos como acolhimento, liberdade e saída de situações de sofrimento e violência no contexto familiar. Citam também representação negativa, associada à estigmatização e à marginalização de quem vive na rua. Os jovens destacam o trabalho e a escola como via de proteção e possibilidade de saída da situação de rua. |
id |
UNICAMP-19_e2246c0e7627a77e9e9a039ff6e15420 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/859 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de ruaJuventude. Situação de rua. Vivências.EducaçãoEste artigo aborda a temática da juventude, com foco nas experiências vividas por jovens em situação de rua. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em duas instituições de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Procurou-se identificar as representações dos jovens acerca da rua. Realizaram-se entrevistas individuais semiestruturadas e com grupos focais de 40 jovens. Os resultados apontam diferentes olhares sobre a experiência de vida na rua. Os participantes referem-se a aspectos positivos como acolhimento, liberdade e saída de situações de sofrimento e violência no contexto familiar. Citam também representação negativa, associada à estigmatização e à marginalização de quem vive na rua. Os jovens destacam o trabalho e a escola como via de proteção e possibilidade de saída da situação de rua. Universidade Estadual de Campinas2010-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise lógicaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/85910.20396/etd.v12i0.859ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 42-63ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 42-63ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 42-631676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/859/pdf_27Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessArpini, Dorian MônicaQuintana, Alberto ManuelGonçalves, Camila dos Santos2017-09-22T08:26:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/859Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-22T08:26:44ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de rua |
title |
A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de rua |
spellingShingle |
A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de rua Arpini, Dorian Mônica Juventude. Situação de rua. Vivências. Educação |
title_short |
A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de rua |
title_full |
A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de rua |
title_fullStr |
A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de rua |
title_full_unstemmed |
A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de rua |
title_sort |
A rua e suas diferentes representações na percepção de jovens em situação de rua |
author |
Arpini, Dorian Mônica |
author_facet |
Arpini, Dorian Mônica Quintana, Alberto Manuel Gonçalves, Camila dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Quintana, Alberto Manuel Gonçalves, Camila dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arpini, Dorian Mônica Quintana, Alberto Manuel Gonçalves, Camila dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude. Situação de rua. Vivências. Educação |
topic |
Juventude. Situação de rua. Vivências. Educação |
description |
Este artigo aborda a temática da juventude, com foco nas experiências vividas por jovens em situação de rua. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em duas instituições de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Procurou-se identificar as representações dos jovens acerca da rua. Realizaram-se entrevistas individuais semiestruturadas e com grupos focais de 40 jovens. Os resultados apontam diferentes olhares sobre a experiência de vida na rua. Os participantes referem-se a aspectos positivos como acolhimento, liberdade e saída de situações de sofrimento e violência no contexto familiar. Citam também representação negativa, associada à estigmatização e à marginalização de quem vive na rua. Os jovens destacam o trabalho e a escola como via de proteção e possibilidade de saída da situação de rua. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise lógica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/859 10.20396/etd.v12i0.859 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/859 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i0.859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/859/pdf_27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 42-63 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 42-63 ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 42-63 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1819873158874791936 |