A psicanálise como formação do inconsciente: a dinâmica dos atos nas obras de Freud
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/721 |
Resumo: | O presente artigo consiste em uma breve apreciação sobre o jogo entre intenção e realização na psicanálise. Busca assinalar como o sucesso de Freud no estabelecimento de uma verdade sobre o psiquismo se dá ao preço de uma subversão de seus projetos iniciais e de boa parte de suas concepções epistemológicas. Partindo da caracterização do ato intencional e de seu correlato psicanalítico, o ato falho, busca, por meio de exemplos ilustrativos dos impasses e desvios da obra freudiana, sustentar que seu legado é, em parte uma formação do inconsciente. Nesse sentido, procura caracterizar o criador da psicanálise como um herói que venceu por seus fracassos e pela travessia do trágico, bem ao estilo do que caracteriza, acima de tudo, o sujeito da psicanálise: o sujeito do inconsciente. |
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A psicanálise como formação do inconsciente: a dinâmica dos atos nas obras de FreudPsicanálise. Sigmund Freud. Ato. Inconsciente.PsicanáliseO presente artigo consiste em uma breve apreciação sobre o jogo entre intenção e realização na psicanálise. Busca assinalar como o sucesso de Freud no estabelecimento de uma verdade sobre o psiquismo se dá ao preço de uma subversão de seus projetos iniciais e de boa parte de suas concepções epistemológicas. Partindo da caracterização do ato intencional e de seu correlato psicanalítico, o ato falho, busca, por meio de exemplos ilustrativos dos impasses e desvios da obra freudiana, sustentar que seu legado é, em parte uma formação do inconsciente. Nesse sentido, procura caracterizar o criador da psicanálise como um herói que venceu por seus fracassos e pela travessia do trágico, bem ao estilo do que caracteriza, acima de tudo, o sujeito da psicanálise: o sujeito do inconsciente. Universidade Estadual de Campinas2008-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/72110.20396/etd.v8i0.721ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 187-202ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 187-202ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 187-2021676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/721/736Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPreu, Roberto de OliveiraCampos, Érico Bruno VianaMartini, André De2017-03-30T09:18:06Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/721Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:40.158670ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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