Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Pablo Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645826
Resumo: No século XXI, em plena revolução tecnológica e era da informação, o Professor é cotidianamente desafiado a se reinventar e buscar formas, processos, métodos, ferramentas e recursos didático-pedagógicos cativantes e inovadores. O modelo mental do estudante contemporâneo não se satisfaz com o tradicional ensinar por meio de lousa/quadro, giz/pincel e aula expositiva. Nesse contexto, o profissional-chave da educação deve lançar mão e se apropriar das novas tecnologias, na perspectiva da inovação, para tornar o processo de ensinoaprendizagem mais eficiente e eficaz. De maneira geral, este trabalho busca trazer à luz a experiência do projeto “Cidades Virtuais”. O projeto “Cidades Virtuais” consiste na introdução planejada de uma dinâmica didático-pedagógica empreendida no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha (UVV), que possibilita a utilização do famoso jogo SimCity para favorecer a conexão dos conhecimentos teórico-conceituais com as atividades práticas em ambiente virtual. Sendo implementado desde agosto de 2014, o referido projeto está proporcionando um maior envolvimento por parte dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UVV, bem como uma maior difusão, compartilhamento de ideias e inserção social de práticas de ensinoaprendizagem inovadoras, na comunidade científica, o que amplia as possibilidades de aperfeiçoamento e replicação.
id UNICAMP-19_e7c33bb7f4a74736a499b990d2fcc28f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645826
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCityInovação. Processo de Ensino-aprendizagem. Tecnologias. SimCity.Processo de ensino-aprendizagemNo século XXI, em plena revolução tecnológica e era da informação, o Professor é cotidianamente desafiado a se reinventar e buscar formas, processos, métodos, ferramentas e recursos didático-pedagógicos cativantes e inovadores. O modelo mental do estudante contemporâneo não se satisfaz com o tradicional ensinar por meio de lousa/quadro, giz/pincel e aula expositiva. Nesse contexto, o profissional-chave da educação deve lançar mão e se apropriar das novas tecnologias, na perspectiva da inovação, para tornar o processo de ensinoaprendizagem mais eficiente e eficaz. De maneira geral, este trabalho busca trazer à luz a experiência do projeto “Cidades Virtuais”. O projeto “Cidades Virtuais” consiste na introdução planejada de uma dinâmica didático-pedagógica empreendida no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha (UVV), que possibilita a utilização do famoso jogo SimCity para favorecer a conexão dos conhecimentos teórico-conceituais com as atividades práticas em ambiente virtual. Sendo implementado desde agosto de 2014, o referido projeto está proporcionando um maior envolvimento por parte dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UVV, bem como uma maior difusão, compartilhamento de ideias e inserção social de práticas de ensinoaprendizagem inovadoras, na comunidade científica, o que amplia as possibilidades de aperfeiçoamento e replicação.Universidade Estadual de Campinas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864582610.20396/etd.v19i2.8645826ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 532-549ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 532-549ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 532-5491676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645826/15711https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645826/19723Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Pablo Silva2018-04-13T15:35:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645826Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.894073ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity
title Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity
spellingShingle Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity
Lira, Pablo Silva
Inovação. Processo de Ensino-aprendizagem. Tecnologias. SimCity.
Processo de ensino-aprendizagem
title_short Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity
title_full Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity
title_fullStr Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity
title_full_unstemmed Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity
title_sort Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensinoaprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity
author Lira, Pablo Silva
author_facet Lira, Pablo Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Pablo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação. Processo de Ensino-aprendizagem. Tecnologias. SimCity.
Processo de ensino-aprendizagem
topic Inovação. Processo de Ensino-aprendizagem. Tecnologias. SimCity.
Processo de ensino-aprendizagem
description No século XXI, em plena revolução tecnológica e era da informação, o Professor é cotidianamente desafiado a se reinventar e buscar formas, processos, métodos, ferramentas e recursos didático-pedagógicos cativantes e inovadores. O modelo mental do estudante contemporâneo não se satisfaz com o tradicional ensinar por meio de lousa/quadro, giz/pincel e aula expositiva. Nesse contexto, o profissional-chave da educação deve lançar mão e se apropriar das novas tecnologias, na perspectiva da inovação, para tornar o processo de ensinoaprendizagem mais eficiente e eficaz. De maneira geral, este trabalho busca trazer à luz a experiência do projeto “Cidades Virtuais”. O projeto “Cidades Virtuais” consiste na introdução planejada de uma dinâmica didático-pedagógica empreendida no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha (UVV), que possibilita a utilização do famoso jogo SimCity para favorecer a conexão dos conhecimentos teórico-conceituais com as atividades práticas em ambiente virtual. Sendo implementado desde agosto de 2014, o referido projeto está proporcionando um maior envolvimento por parte dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UVV, bem como uma maior difusão, compartilhamento de ideias e inserção social de práticas de ensinoaprendizagem inovadoras, na comunidade científica, o que amplia as possibilidades de aperfeiçoamento e replicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645826
10.20396/etd.v19i2.8645826
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645826
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i2.8645826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645826/15711
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645826/19723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 532-549
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 532-549
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 532-549
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653422657536