Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Innarelli, Humberto Celeste
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira, Vanda de Fátima Fulgêncio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/630
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um levantamento empírico sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre a realidade de um grupo de estudantes. Foram analisados sujeitos de diferentes faixas etárias, grau de instrução, níveis socioeconômicos e sexos; oriundos de uma universidade particular de ensino superior, alunos de uma escola técnica de informática e alunos de uma escola situada na área rural. O procedimento de coleta de dados foi feito através de questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa. Na análise, os estudantes foram caracterizados em grupos em relação ao grau de instrução, idade, sexo, utilização e freqüência de uso do computador, tempo de uso do computador, para quê usa o computador, quais os softwares e sistemas operacionais mais utilizados e a forma de uso das bibliotecas. Em seguida foi realizada uma análise envolvendo todos os estudantes dentro dos seguintes agrupamentos: Urbano versus Rural; Uso do Computador versus Pesquisa; Otimistas versus Pessimistas e Software versus Utilização. Como resultados e conclusões, apresentamos as expectativas e significados atribuídos pelos estudantes para a Sociedade da Informação e os contornos sociais e econômicos que os envolvem. 
id UNICAMP-19_eb34b835b1c9c2e8b749dcd76771f6e6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/630
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantesSociedade da informação. Tecnologia da informação. Mudança social. Pesquisa. Estudantes.Sociedade da InformaçãoEste artigo apresenta os resultados de um levantamento empírico sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre a realidade de um grupo de estudantes. Foram analisados sujeitos de diferentes faixas etárias, grau de instrução, níveis socioeconômicos e sexos; oriundos de uma universidade particular de ensino superior, alunos de uma escola técnica de informática e alunos de uma escola situada na área rural. O procedimento de coleta de dados foi feito através de questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa. Na análise, os estudantes foram caracterizados em grupos em relação ao grau de instrução, idade, sexo, utilização e freqüência de uso do computador, tempo de uso do computador, para quê usa o computador, quais os softwares e sistemas operacionais mais utilizados e a forma de uso das bibliotecas. Em seguida foi realizada uma análise envolvendo todos os estudantes dentro dos seguintes agrupamentos: Urbano versus Rural; Uso do Computador versus Pesquisa; Otimistas versus Pessimistas e Software versus Utilização. Como resultados e conclusões, apresentamos as expectativas e significados atribuídos pelos estudantes para a Sociedade da Informação e os contornos sociais e econômicos que os envolvem. Universidade Estadual de Campinas2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/63010.20396/etd.v5i1.630ETD - Educação Temática Digital; v. 5 n. 1 (2003): Número Temático: Educação, Filosofia e Tecnologia digital; 49-63ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 No. 1 (2003): Número Temático: Educação, Filosofia e Tecnologia digital; 49-63ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 Núm. 1 (2003): Número Temático: Educação, Filosofia e Tecnologia digital; 49-631676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/630/645Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessInnarelli, Humberto CelesteOliveira, Vanda de Fátima Fulgêncio de2017-03-22T10:34:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/630Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:34.416913ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes
title Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes
Innarelli, Humberto Celeste
Sociedade da informação. Tecnologia da informação. Mudança social. Pesquisa. Estudantes.
Sociedade da Informação
title_short Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes
title_full Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes
title_sort Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes
author Innarelli, Humberto Celeste
author_facet Innarelli, Humberto Celeste
Oliveira, Vanda de Fátima Fulgêncio de
author_role author
author2 Oliveira, Vanda de Fátima Fulgêncio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Innarelli, Humberto Celeste
Oliveira, Vanda de Fátima Fulgêncio de
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade da informação. Tecnologia da informação. Mudança social. Pesquisa. Estudantes.
Sociedade da Informação
topic Sociedade da informação. Tecnologia da informação. Mudança social. Pesquisa. Estudantes.
Sociedade da Informação
description Este artigo apresenta os resultados de um levantamento empírico sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre a realidade de um grupo de estudantes. Foram analisados sujeitos de diferentes faixas etárias, grau de instrução, níveis socioeconômicos e sexos; oriundos de uma universidade particular de ensino superior, alunos de uma escola técnica de informática e alunos de uma escola situada na área rural. O procedimento de coleta de dados foi feito através de questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa. Na análise, os estudantes foram caracterizados em grupos em relação ao grau de instrução, idade, sexo, utilização e freqüência de uso do computador, tempo de uso do computador, para quê usa o computador, quais os softwares e sistemas operacionais mais utilizados e a forma de uso das bibliotecas. Em seguida foi realizada uma análise envolvendo todos os estudantes dentro dos seguintes agrupamentos: Urbano versus Rural; Uso do Computador versus Pesquisa; Otimistas versus Pessimistas e Software versus Utilização. Como resultados e conclusões, apresentamos as expectativas e significados atribuídos pelos estudantes para a Sociedade da Informação e os contornos sociais e econômicos que os envolvem. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/630
10.20396/etd.v5i1.630
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/630
identifier_str_mv 10.20396/etd.v5i1.630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/630/645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 5 n. 1 (2003): Número Temático: Educação, Filosofia e Tecnologia digital; 49-63
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 No. 1 (2003): Número Temático: Educação, Filosofia e Tecnologia digital; 49-63
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 5 Núm. 1 (2003): Número Temático: Educação, Filosofia e Tecnologia digital; 49-63
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650248617984