Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646411 |
Resumo: | Apresento neste artigo algumas considerações sobre uma experiência em que os smartphones foram usados não como ferramenta didática para o ensino de conteúdos escolares. Ao longo do processo de desenvolvimento da minha pesquisa de mestrado em que analisei as possibilidades de uso dos smartphones em situações escolares de aprendizagem me deparei com outra perspectiva para pensar o uso das novas tecnologias da informação e os seus dispositivos móveis de comunicação em práticas educativas. Essa perspectiva se refere não a maneiras de usar esses dispositivos para tarefas que visam à aprendizagem, mas ao emprego dos seus recursos em experiências educativas que se constituem como processos de criação. Com base em Leite (2011), considero que as formas de desenvolver as práticas educativas devem ir além da concepção de trabalho estritamente didático e técnico, constituindo de outra maneira espaços possíveis onde emergem experiências educativas. Entendo, portanto que é preciso analisar se os smartphones podem ser considerados potentes instrumentos para a realização de práticas educativas nas quais a criação pode se efetivar como produção maquínica (GUATTARI, 1996). Essa análise deve ser efetivada observando como nas intersecções da máquina social (a escola) com as máquinas técnicas (smartphones) pode ocorrer o alargamento das possibilidades de criação. A experimentação nas práticas educativas deve, portanto, ir muito além da mera possibilidade de encontrar novas maneiras de ensinar conteúdos. |
id |
UNICAMP-19_ee6fbe20ab20d8ea66e4bef989b3d3af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646411 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativoSmartphones. Experiências educativas. Processo criativo.Educação escolarPráticas educativasApresento neste artigo algumas considerações sobre uma experiência em que os smartphones foram usados não como ferramenta didática para o ensino de conteúdos escolares. Ao longo do processo de desenvolvimento da minha pesquisa de mestrado em que analisei as possibilidades de uso dos smartphones em situações escolares de aprendizagem me deparei com outra perspectiva para pensar o uso das novas tecnologias da informação e os seus dispositivos móveis de comunicação em práticas educativas. Essa perspectiva se refere não a maneiras de usar esses dispositivos para tarefas que visam à aprendizagem, mas ao emprego dos seus recursos em experiências educativas que se constituem como processos de criação. Com base em Leite (2011), considero que as formas de desenvolver as práticas educativas devem ir além da concepção de trabalho estritamente didático e técnico, constituindo de outra maneira espaços possíveis onde emergem experiências educativas. Entendo, portanto que é preciso analisar se os smartphones podem ser considerados potentes instrumentos para a realização de práticas educativas nas quais a criação pode se efetivar como produção maquínica (GUATTARI, 1996). Essa análise deve ser efetivada observando como nas intersecções da máquina social (a escola) com as máquinas técnicas (smartphones) pode ocorrer o alargamento das possibilidades de criação. A experimentação nas práticas educativas deve, portanto, ir muito além da mera possibilidade de encontrar novas maneiras de ensinar conteúdos.Universidade Estadual de Campinas2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa experimentalapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864641110.20396/etd.v18i4.8646411ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 889-902ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 889-902ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 889-9021676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646411/14504Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Alexandre Gasparotti2018-04-13T15:18:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646411Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:19.381553ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo |
title |
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo |
spellingShingle |
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo Nunes, Alexandre Gasparotti Smartphones. Experiências educativas. Processo criativo. Educação escolar Práticas educativas |
title_short |
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo |
title_full |
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo |
title_fullStr |
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo |
title_full_unstemmed |
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo |
title_sort |
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo |
author |
Nunes, Alexandre Gasparotti |
author_facet |
Nunes, Alexandre Gasparotti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Alexandre Gasparotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Smartphones. Experiências educativas. Processo criativo. Educação escolar Práticas educativas |
topic |
Smartphones. Experiências educativas. Processo criativo. Educação escolar Práticas educativas |
description |
Apresento neste artigo algumas considerações sobre uma experiência em que os smartphones foram usados não como ferramenta didática para o ensino de conteúdos escolares. Ao longo do processo de desenvolvimento da minha pesquisa de mestrado em que analisei as possibilidades de uso dos smartphones em situações escolares de aprendizagem me deparei com outra perspectiva para pensar o uso das novas tecnologias da informação e os seus dispositivos móveis de comunicação em práticas educativas. Essa perspectiva se refere não a maneiras de usar esses dispositivos para tarefas que visam à aprendizagem, mas ao emprego dos seus recursos em experiências educativas que se constituem como processos de criação. Com base em Leite (2011), considero que as formas de desenvolver as práticas educativas devem ir além da concepção de trabalho estritamente didático e técnico, constituindo de outra maneira espaços possíveis onde emergem experiências educativas. Entendo, portanto que é preciso analisar se os smartphones podem ser considerados potentes instrumentos para a realização de práticas educativas nas quais a criação pode se efetivar como produção maquínica (GUATTARI, 1996). Essa análise deve ser efetivada observando como nas intersecções da máquina social (a escola) com as máquinas técnicas (smartphones) pode ocorrer o alargamento das possibilidades de criação. A experimentação nas práticas educativas deve, portanto, ir muito além da mera possibilidade de encontrar novas maneiras de ensinar conteúdos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646411 10.20396/etd.v18i4.8646411 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646411 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i4.8646411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646411/14504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 889-902 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 889-902 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 889-902 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653745618944 |