Políticas de integração curricular para o ensino médio no Brasil contemporâneo: um estudo no programa ensino médio inovador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634854 |
Resumo: | O presente estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e propõe-se a examinar as políticas de integração curricular para o Ensino Médio produzidas contemporaneamente no Brasil. Para tanto, considera como foco analítico o programa Ensino Médio Inovador, recentemente implementado, dimensionando as concepções de conhecimento escolar emergentes em sua pauta política. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma análise documental de diferentes textos curriculares. Ao final, conclui-se que as estratégias políticas que perfazem a constituição da gramática curricular do programa examinado sugerem que o Ensino Médio seja posicionado enquanto um espaço de formação de personalidades produtivas e direcionado para formas curriculares que estimulem o protagonismo dos jovens. |
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