Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651182 |
Resumo: | O texto acompanha as transformações no pensamento, nas práticas e nas políticas em cinema-educação para a infância e a juventude na América Latina a partir das diferentes motivações pedagógicas e inspirações metodológicas que impulsionaram o campo. Para tanto, examinamos pesquisas que mapeiam práticas em educação audiovisual no Brasil, refletimos sobre a criação e os encontros da Rede UNIAL em Cuba e da Rede KINO no Brasil e apresentamos referências de uma pesquisa que percorreu projetos audiovisuais em Havana. Nessa trajetória identificamos um elo metodológico comum que outrora propiciou o surgimento e a difusão de iniciativas em cinema-educação no continente e novas apropriações na relação do cinema com a educação que emergem de demandas e desafios contemporâneos. |
id |
UNICAMP-19_f8c796c7e7cdf8cbbe513b59a4243c09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651182 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - CubaCinema e educação. Aprendizagem de cinema. Cinema e audiovisual. Cinema latino-americano.CinemaO texto acompanha as transformações no pensamento, nas práticas e nas políticas em cinema-educação para a infância e a juventude na América Latina a partir das diferentes motivações pedagógicas e inspirações metodológicas que impulsionaram o campo. Para tanto, examinamos pesquisas que mapeiam práticas em educação audiovisual no Brasil, refletimos sobre a criação e os encontros da Rede UNIAL em Cuba e da Rede KINO no Brasil e apresentamos referências de uma pesquisa que percorreu projetos audiovisuais em Havana. Nessa trajetória identificamos um elo metodológico comum que outrora propiciou o surgimento e a difusão de iniciativas em cinema-educação no continente e novas apropriações na relação do cinema com a educação que emergem de demandas e desafios contemporâneos.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865118210.20396/etd.v1i1.8651182ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 105-125ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 105-125ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 105-1251676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651182/19003https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651182/20236Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessWalter, Fernanda Omelczuk2019-01-10T11:30:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651182Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:26.262194ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba |
title |
Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba |
spellingShingle |
Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba Walter, Fernanda Omelczuk Cinema e educação. Aprendizagem de cinema. Cinema e audiovisual. Cinema latino-americano. Cinema |
title_short |
Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba |
title_full |
Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba |
title_fullStr |
Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba |
title_full_unstemmed |
Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba |
title_sort |
Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba |
author |
Walter, Fernanda Omelczuk |
author_facet |
Walter, Fernanda Omelczuk |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Walter, Fernanda Omelczuk |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema e educação. Aprendizagem de cinema. Cinema e audiovisual. Cinema latino-americano. Cinema |
topic |
Cinema e educação. Aprendizagem de cinema. Cinema e audiovisual. Cinema latino-americano. Cinema |
description |
O texto acompanha as transformações no pensamento, nas práticas e nas políticas em cinema-educação para a infância e a juventude na América Latina a partir das diferentes motivações pedagógicas e inspirações metodológicas que impulsionaram o campo. Para tanto, examinamos pesquisas que mapeiam práticas em educação audiovisual no Brasil, refletimos sobre a criação e os encontros da Rede UNIAL em Cuba e da Rede KINO no Brasil e apresentamos referências de uma pesquisa que percorreu projetos audiovisuais em Havana. Nessa trajetória identificamos um elo metodológico comum que outrora propiciou o surgimento e a difusão de iniciativas em cinema-educação no continente e novas apropriações na relação do cinema com a educação que emergem de demandas e desafios contemporâneos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651182 10.20396/etd.v1i1.8651182 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651182 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v1i1.8651182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651182/19003 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651182/20236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 105-125 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 105-125 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 105-125 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216654278295552 |