Motivação para aprender em alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937
Resumo: O presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas. 
id UNICAMP-19_fa4a58cff515fc95a7be774642761fa6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/937
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Motivação para aprender em alunos do ensino médioMotivação. Alunos. Ensino Médio.Ensino MédioO presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93710.20396/etd.v10in.esp..937ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-1231676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937/952Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarchiore, Lara de Windson Oliveira AlmeidaAlencar, Eunice Maria Lima Soriano de2017-09-11T11:27:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/937Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:52.962018ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para aprender em alunos do ensino médio
title Motivação para aprender em alunos do ensino médio
spellingShingle Motivação para aprender em alunos do ensino médio
Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida
Motivação. Alunos. Ensino Médio.
Ensino Médio
title_short Motivação para aprender em alunos do ensino médio
title_full Motivação para aprender em alunos do ensino médio
title_fullStr Motivação para aprender em alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Motivação para aprender em alunos do ensino médio
title_sort Motivação para aprender em alunos do ensino médio
author Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida
author_facet Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida
Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
author_role author
author2 Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida
Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação. Alunos. Ensino Médio.
Ensino Médio
topic Motivação. Alunos. Ensino Médio.
Ensino Médio
description O presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937
10.20396/etd.v10in.esp..937
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937/952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651522637824