Motivação para aprender em alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937 |
Resumo: | O presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas. |
id |
UNICAMP-19_fa4a58cff515fc95a7be774642761fa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/937 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação para aprender em alunos do ensino médioMotivação. Alunos. Ensino Médio.Ensino MédioO presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93710.20396/etd.v10in.esp..937ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-1231676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937/952Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarchiore, Lara de Windson Oliveira AlmeidaAlencar, Eunice Maria Lima Soriano de2017-09-11T11:27:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/937Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-11T11:27:05ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida Motivação. Alunos. Ensino Médio. Ensino Médio |
title_short |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title_full |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title_sort |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
author |
Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida |
author_facet |
Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Alunos. Ensino Médio. Ensino Médio |
topic |
Motivação. Alunos. Ensino Médio. Ensino Médio |
description |
O presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937 10.20396/etd.v10in.esp..937 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937/952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123 ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1824498888441069568 |