Motivação para aprender em alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v10in.esp..937 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937 |
Resumo: | O presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas. |
id |
UNICAMP-19_fa4a58cff515fc95a7be774642761fa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/937 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
Motivação para aprender em alunos do ensino médioMotivação. Alunos. Ensino Médio.Ensino MédioO presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93710.20396/etd.v10in.esp..937ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-1231676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937/952Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarchiore, Lara de Windson Oliveira AlmeidaAlencar, Eunice Maria Lima Soriano de2017-09-11T11:27:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/937Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-11T11:27:05ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio Motivação para aprender em alunos do ensino médio Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida Motivação. Alunos. Ensino Médio. Ensino Médio Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida Motivação. Alunos. Ensino Médio. Ensino Médio |
title_short |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title_full |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
title_sort |
Motivação para aprender em alunos do ensino médio |
author |
Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida |
author_facet |
Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchiore, Lara de Windson Oliveira Almeida Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Alunos. Ensino Médio. Ensino Médio |
topic |
Motivação. Alunos. Ensino Médio. Ensino Médio |
description |
O presente estudo investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca de sua motivação para aprender. Participaram 364 alunos, sendo 160 de uma escola particular e 204 de uma escola pública de uma cidade do estado de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que estudar somente o que vai cair na prova e estudar assuntos difíceis foram os itens de maiores médias. Constatou-se que estudantes do gênero masculino e de escola particular obtiveram médias significativamente superiores tanto em motivação intrínseca quanto extrínseca comparativamente àqueles do gênero feminino e de escola pública. Não foram observadas interações entre gênero e tipo de escola nas duas modalidades de motivação investigadas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937 10.20396/etd.v10in.esp..937 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/937/952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123 ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 105-123 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179165048143872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..937 |