Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solving

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giane Correia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos Junior, Guataçara dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655803
Resumo: This article aimed to present a proposal using the problem solving methodology for the Teaching of Statistics, in the YAE, focused on High School, in a state public school of Paraná. The data collection procedures were: records of the observations and the productions of the students that generated empirical data and were analyzed using the methodology of the Discursive Textual Analysis - DTA. The Teaching Sequences - TS were elaborated from the problem solving methodology, including statistical knowledge objects. The research results indicate on the one hand, that the problem solving methodology can contribute to the development of students' statistical reasoning, on the other, that formalization of concepts by the teacher proved to be relevant because together, teacher and students, discuss the attempts to solve the proposed problem, contributing to the construction of statistical knowledge and citizen formation.
id UNICAMP-21_2fdf9273c8a747f9aaea45c2f9b8a8c6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8655803
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solvingEnsino de estatística na EJA: contribuições da metodologia da resolução de problemasEnsino de estatística na EJA: contribuições da metodologia da resolução de problemasEducação estatísticaEducação de jovens e adultosEnsino médioMetodologia de resolução de problemasStatistical educationYouth and adult educationHigh schoolProblem solving methodologyThis article aimed to present a proposal using the problem solving methodology for the Teaching of Statistics, in the YAE, focused on High School, in a state public school of Paraná. The data collection procedures were: records of the observations and the productions of the students that generated empirical data and were analyzed using the methodology of the Discursive Textual Analysis - DTA. The Teaching Sequences - TS were elaborated from the problem solving methodology, including statistical knowledge objects. The research results indicate on the one hand, that the problem solving methodology can contribute to the development of students' statistical reasoning, on the other, that formalization of concepts by the teacher proved to be relevant because together, teacher and students, discuss the attempts to solve the proposed problem, contributing to the construction of statistical knowledge and citizen formation.Este artigo objetivou apresentar uma proposta utilizando a metodologia de resolução de problemas para o Ensino de Estatística, na EJA, voltadas ao Ensino Médio, em um colégio público estadual paranaense. Os procedimentos de coleta de dados foram: os registros das observações e as produções dos alunos que geraram dados empíricos e foram analisados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva – ATD. As Sequências de Ensino – SE foram elaboradas a partir da metodologia da resolução de problemas contemplando objetos de conhecimento de Estatística. Os resultados da pesquisa indicam por um lado, que a metodologia da resolução de problemas pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio estatístico dos alunos; por outro, que a formalização dos conceitos pelo professor mostrou-se relevante porque juntos, professor e alunos, discutem as tentativas de resolução do problema proposto, contribuindo para a construção do conhecimento estatístico e formação cidadã.Este artigo objetivou apresentar uma proposta utilizando a metodologia de resolução de problemas para o Ensino de Estatística, na EJA, voltadas ao Ensino Médio, em um colégio público estadual paranaense. Os procedimentos de coleta de dados foram: os registros das observações e as produções dos alunos que geraram dados empíricos e foram analisados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva – ATD. As Sequências de Ensino – SE foram elaboradas a partir da metodologia da resolução de problemas contemplando objetos de conhecimento de Estatística. Os resultados da pesquisa indicam por um lado, que a metodologia da resolução de problemas pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio estatístico dos alunos; por outro, que a formalização dos conceitos pelo professor mostrou-se relevante porque juntos, professor e alunos, discutem as tentativas de resolução do problema proposto, contribuindo para a construção do conhecimento estatístico e formação cidadã.Universidade Estadual de Campinas2020-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865580310.20396/zet.v28i0.8655803Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020018Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020018Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e0200182176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655803/22439https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655803/22440Brazil; ContemporanyBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2020 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Giane CorreiaSantos Junior, Guataçara dos2024-01-11T15:13:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8655803Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-11T15:13:14Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solving
Ensino de estatística na EJA: contribuições da metodologia da resolução de problemas
Ensino de estatística na EJA: contribuições da metodologia da resolução de problemas
title Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solving
spellingShingle Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solving
Silva, Giane Correia
Educação estatística
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Metodologia de resolução de problemas
Statistical education
Youth and adult education
High school
Problem solving methodology
title_short Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solving
title_full Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solving
title_fullStr Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solving
title_full_unstemmed Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solving
title_sort Teaching statistics in YAE: application of the methodology of problem solving
author Silva, Giane Correia
author_facet Silva, Giane Correia
Santos Junior, Guataçara dos
author_role author
author2 Santos Junior, Guataçara dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giane Correia
Santos Junior, Guataçara dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estatística
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Metodologia de resolução de problemas
Statistical education
Youth and adult education
High school
Problem solving methodology
topic Educação estatística
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Metodologia de resolução de problemas
Statistical education
Youth and adult education
High school
Problem solving methodology
description This article aimed to present a proposal using the problem solving methodology for the Teaching of Statistics, in the YAE, focused on High School, in a state public school of Paraná. The data collection procedures were: records of the observations and the productions of the students that generated empirical data and were analyzed using the methodology of the Discursive Textual Analysis - DTA. The Teaching Sequences - TS were elaborated from the problem solving methodology, including statistical knowledge objects. The research results indicate on the one hand, that the problem solving methodology can contribute to the development of students' statistical reasoning, on the other, that formalization of concepts by the teacher proved to be relevant because together, teacher and students, discuss the attempts to solve the proposed problem, contributing to the construction of statistical knowledge and citizen formation.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655803
10.20396/zet.v28i0.8655803
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655803
identifier_str_mv 10.20396/zet.v28i0.8655803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655803/22439
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655803/22440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
Brasil; Contemporâneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020018
Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020018
Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e020018
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329592880037888