Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646964
Resumo: Este texto tem por objetivos: destacar a importância que vem ganhando o uso de arquivos pessoais nas práticas historiográficas; salientar a relevância dos arquivos pessoais de professores de Matemática para a história da Educação Matemática no Brasil; divulgar o Arquivo Pessoal Euclides Roxo – APER e analisar, utilizando o APER, como uma proposta de reforma do ensino de Matemática, surgida na República Velha, é incorporada pelo governo revolucionário de Getúlio Vargas.
id UNICAMP-21_45437fa0a26bc51f5a7bd1504141ee3c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646964
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APERDocumentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APERHistória da matemáticaEducação matemáticaEuclides roxoArquivo pessoalHistoriografiaHistória da matemáticaEducação matemáticaEuclides roxoArquivo pessoalHistoriografiaEste texto tem por objetivos: destacar a importância que vem ganhando o uso de arquivos pessoais nas práticas historiográficas; salientar a relevância dos arquivos pessoais de professores de Matemática para a história da Educação Matemática no Brasil; divulgar o Arquivo Pessoal Euclides Roxo – APER e analisar, utilizando o APER, como uma proposta de reforma do ensino de Matemática, surgida na República Velha, é incorporada pelo governo revolucionário de Getúlio Vargas.Este texto tem por objetivos: destacar a importância que vem ganhando o uso de arquivos pessoais nas práticas historiográficas; salientar a relevância dos arquivos pessoais de professores de Matemática para a história da Educação Matemática no Brasil; divulgar o Arquivo Pessoal Euclides Roxo – APER e analisar, utilizando o APER, como uma proposta de reforma do ensino de Matemática, surgida na República Velha, é incorporada pelo governo revolucionário de Getúlio Vargas.Universidade Estadual de Campinas2004-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864696410.20396/zet.v12i21.8646964Zetetike; Vol. 12 No. 1 (2004): jan./jun. [21]; 35-56Zetetike; Vol. 12 Núm. 1 (2004): jan./jun. [21]; 35-56Zetetike; v. 12 n. 1 (2004): jan./jun. [21]; 35-562176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646964/13865Brasil; 2004Brasil; 2004Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Wagner Rodrigues2023-10-26T16:43:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646964Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T16:43:16Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER
Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER
title Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER
spellingShingle Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER
Valente, Wagner Rodrigues
História da matemática
Educação matemática
Euclides roxo
Arquivo pessoal
Historiografia
História da matemática
Educação matemática
Euclides roxo
Arquivo pessoal
Historiografia
title_short Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER
title_full Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER
title_fullStr Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER
title_full_unstemmed Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER
title_sort Documentos de professores como fontes para a história da educação matemática: o Arquivo Pessoal Euclides Roxo - APER
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Educação matemática
Euclides roxo
Arquivo pessoal
Historiografia
História da matemática
Educação matemática
Euclides roxo
Arquivo pessoal
Historiografia
topic História da matemática
Educação matemática
Euclides roxo
Arquivo pessoal
Historiografia
História da matemática
Educação matemática
Euclides roxo
Arquivo pessoal
Historiografia
description Este texto tem por objetivos: destacar a importância que vem ganhando o uso de arquivos pessoais nas práticas historiográficas; salientar a relevância dos arquivos pessoais de professores de Matemática para a história da Educação Matemática no Brasil; divulgar o Arquivo Pessoal Euclides Roxo – APER e analisar, utilizando o APER, como uma proposta de reforma do ensino de Matemática, surgida na República Velha, é incorporada pelo governo revolucionário de Getúlio Vargas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646964
10.20396/zet.v12i21.8646964
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646964
identifier_str_mv 10.20396/zet.v12i21.8646964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646964/13865
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2004
Brasil; 2004
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 12 No. 1 (2004): jan./jun. [21]; 35-56
Zetetike; Vol. 12 Núm. 1 (2004): jan./jun. [21]; 35-56
Zetetike; v. 12 n. 1 (2004): jan./jun. [21]; 35-56
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591612309504