The mathematical thinking in the Secondary School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592 |
Resumo: | With the aim of making the reader think over the question “How can we help students of the Secondary School to become familiar with Mathematical thinking?”, we report in this paper an experience that took place in an 8th grade classroom in 2008: the teacher, while discussing aboutaddition properties, tries to develop with his students both abstract and mathematical thinking, keeping the appropriate vocabulary of this school level. |
id |
UNICAMP-21_52e7ae03545cfcf8a401feda7ecef245 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646592 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The mathematical thinking in the Secondary School O pensamento matemático na escola básicaPensamento genéricoDemonstração em matemáticaPropriedades da adiçãoPensamento matemáticométodo matemáticoargumentação matemáticapropriedades da adiçãoMathematical thinkingProof in mathematicsAddition propertiesWith the aim of making the reader think over the question “How can we help students of the Secondary School to become familiar with Mathematical thinking?”, we report in this paper an experience that took place in an 8th grade classroom in 2008: the teacher, while discussing aboutaddition properties, tries to develop with his students both abstract and mathematical thinking, keeping the appropriate vocabulary of this school level.Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula.Universidade Estadual de Campinas2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864659210.20396/zet.v21i40.8646592Zetetike; Vol. 21 No. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161Zetetike; Vol. 21 Núm. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161Zetetike; v. 21 n. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-1612176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592/13494Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Sandro AzevedoRipoll, Cydara Cavedon2023-12-01T12:07:45Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646592Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-12-01T12:07:45Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The mathematical thinking in the Secondary School O pensamento matemático na escola básica |
title |
The mathematical thinking in the Secondary School |
spellingShingle |
The mathematical thinking in the Secondary School Carvalho, Sandro Azevedo Pensamento genérico Demonstração em matemática Propriedades da adição Pensamento matemático método matemático argumentação matemática propriedades da adição Mathematical thinking Proof in mathematics Addition properties |
title_short |
The mathematical thinking in the Secondary School |
title_full |
The mathematical thinking in the Secondary School |
title_fullStr |
The mathematical thinking in the Secondary School |
title_full_unstemmed |
The mathematical thinking in the Secondary School |
title_sort |
The mathematical thinking in the Secondary School |
author |
Carvalho, Sandro Azevedo |
author_facet |
Carvalho, Sandro Azevedo Ripoll, Cydara Cavedon |
author_role |
author |
author2 |
Ripoll, Cydara Cavedon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Sandro Azevedo Ripoll, Cydara Cavedon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento genérico Demonstração em matemática Propriedades da adição Pensamento matemático método matemático argumentação matemática propriedades da adição Mathematical thinking Proof in mathematics Addition properties |
topic |
Pensamento genérico Demonstração em matemática Propriedades da adição Pensamento matemático método matemático argumentação matemática propriedades da adição Mathematical thinking Proof in mathematics Addition properties |
description |
With the aim of making the reader think over the question “How can we help students of the Secondary School to become familiar with Mathematical thinking?”, we report in this paper an experience that took place in an 8th grade classroom in 2008: the teacher, while discussing aboutaddition properties, tries to develop with his students both abstract and mathematical thinking, keeping the appropriate vocabulary of this school level. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592 10.20396/zet.v21i40.8646592 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v21i40.8646592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592/13494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 21 No. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161 Zetetike; Vol. 21 Núm. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161 Zetetike; v. 21 n. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329589882159104 |