The mathematical thinking in the Secondary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sandro Azevedo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ripoll, Cydara Cavedon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592
Resumo: With the aim of making the reader think over the question “How can we help students of the Secondary School to become familiar with Mathematical thinking?”, we report in this paper an experience that took place in an 8th grade classroom in 2008: the teacher, while discussing aboutaddition properties, tries to develop with his students both abstract and mathematical thinking, keeping the appropriate vocabulary of this school level.
id UNICAMP-21_52e7ae03545cfcf8a401feda7ecef245
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646592
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling The mathematical thinking in the Secondary School O pensamento matemático na escola básicaPensamento genéricoDemonstração em matemáticaPropriedades da adiçãoPensamento matemáticométodo matemáticoargumentação matemáticapropriedades da adiçãoMathematical thinkingProof in mathematicsAddition propertiesWith the aim of making the reader think over the question “How can we help students of the Secondary School to become familiar with Mathematical thinking?”, we report in this paper an experience that took place in an 8th grade classroom in 2008: the teacher, while discussing aboutaddition properties, tries to develop with his students both abstract and mathematical thinking, keeping the appropriate vocabulary of this school level.Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula.Universidade Estadual de Campinas2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864659210.20396/zet.v21i40.8646592Zetetike; Vol. 21 No. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161Zetetike; Vol. 21 Núm. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161Zetetike; v. 21 n. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-1612176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592/13494Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Sandro AzevedoRipoll, Cydara Cavedon2023-12-01T12:07:45Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646592Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-12-01T12:07:45Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv The mathematical thinking in the Secondary School
O pensamento matemático na escola básica
title The mathematical thinking in the Secondary School
spellingShingle The mathematical thinking in the Secondary School
Carvalho, Sandro Azevedo
Pensamento genérico
Demonstração em matemática
Propriedades da adição
Pensamento matemático
método matemático
argumentação matemática
propriedades da adição
Mathematical thinking
Proof in mathematics
Addition properties
title_short The mathematical thinking in the Secondary School
title_full The mathematical thinking in the Secondary School
title_fullStr The mathematical thinking in the Secondary School
title_full_unstemmed The mathematical thinking in the Secondary School
title_sort The mathematical thinking in the Secondary School
author Carvalho, Sandro Azevedo
author_facet Carvalho, Sandro Azevedo
Ripoll, Cydara Cavedon
author_role author
author2 Ripoll, Cydara Cavedon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sandro Azevedo
Ripoll, Cydara Cavedon
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento genérico
Demonstração em matemática
Propriedades da adição
Pensamento matemático
método matemático
argumentação matemática
propriedades da adição
Mathematical thinking
Proof in mathematics
Addition properties
topic Pensamento genérico
Demonstração em matemática
Propriedades da adição
Pensamento matemático
método matemático
argumentação matemática
propriedades da adição
Mathematical thinking
Proof in mathematics
Addition properties
description With the aim of making the reader think over the question “How can we help students of the Secondary School to become familiar with Mathematical thinking?”, we report in this paper an experience that took place in an 8th grade classroom in 2008: the teacher, while discussing aboutaddition properties, tries to develop with his students both abstract and mathematical thinking, keeping the appropriate vocabulary of this school level.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592
10.20396/zet.v21i40.8646592
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592
identifier_str_mv 10.20396/zet.v21i40.8646592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592/13494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 21 No. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161
Zetetike; Vol. 21 Núm. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161
Zetetike; v. 21 n. 2 (2013): jul./dez. [40]; 149-161
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329589882159104