Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877 |
Resumo: | Este artigo pretende descrever alguns modos, historicamente produzidos, de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. As categorias descritivas utilizadas neste estudo foram: a concepção de Matemática; a concepção do modo como se processa a obtenção/produção do conhecimento matemático; os fins e os valores atribuídos ao ensino da Matemática; as concepções de ensino e de aprendizagem; a cosmovisão subjacente; a relação professor-aluno e a perspectiva de estudo/pesquisa visando à melhoria do ensino da matemática. Com base nessas categorias identificamos e descrevemos seis tendências: a formalista clássica; a empírico-ativista; a formalista modera tecnicista e suas variações; a construtivistas e a sócioetnoculturalista. |
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Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no BrasilAlguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no BrasilTendências em educação matemáticaConcepções em educação matemáticaFilosofia da educação matemáticaHistória do ensino da matemáticaTendências em educação matemáticaFilosofia da educação matemáticaConcepções em educação matemáticaHistória do ensino da matemáticaEste artigo pretende descrever alguns modos, historicamente produzidos, de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. As categorias descritivas utilizadas neste estudo foram: a concepção de Matemática; a concepção do modo como se processa a obtenção/produção do conhecimento matemático; os fins e os valores atribuídos ao ensino da Matemática; as concepções de ensino e de aprendizagem; a cosmovisão subjacente; a relação professor-aluno e a perspectiva de estudo/pesquisa visando à melhoria do ensino da matemática. Com base nessas categorias identificamos e descrevemos seis tendências: a formalista clássica; a empírico-ativista; a formalista modera tecnicista e suas variações; a construtivistas e a sócioetnoculturalista. Este artigo pretende descrever alguns modos, historicamente produzidos, de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. As categorias descritivas utilizadas neste estudo foram: a concepção de Matemática; a concepção do modo como se processa a obtenção/produção do conhecimento matemático; os fins e os valores atribuídos ao ensino da Matemática; as concepções de ensino e de aprendizagem; a cosmovisão subjacente; a relação professor-aluno e a perspectiva de estudo/pesquisa visando à melhoria do ensino da matemática. Com base nessas categorias identificamos e descrevemos seis tendências: a formalista clássica; a empírico-ativista; a formalista modera tecnicista e suas variações; a construtivistas e a sócioetnoculturalista. Universidade Estadual de Campinas1995-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864687710.20396/zet.v3i4.8646877Zetetike; Vol. 3 No. 1 (1995): jan./jun. [3]; 1-38Zetetike; Vol. 3 Núm. 1 (1995): jan./jun. [3]; 1-38Zetetike; v. 3 n. 1 (1995): jan./jun. [3]; 1-382176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877/15035Brasil; 1995Brasil; 1995Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFiorentini, Dario2023-10-26T11:45:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646877Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:45:50Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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