Informática como veículo para mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Miriam Godoy
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Borba, Marcelo de Carvalho, Gracias, Telma de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646784
Resumo: This paper discusses the complexity of the introduction of computers in educational settings. It argues that the consolidation of such introduction requires changes in such aspects of education as curricular development, didatics as well as teacher education. The paper considers that the changes that technology may provoke in education will depend on the way these “new actors” will interact with human and non-human actors which are part of the ecology of each school.
id UNICAMP-21_903797cfed78d91b00f9cf8357562201
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646784
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Informática como veículo para mudançaInformática como veículo para mudançaInformáticaEducação MatemáticaSoftwareModelagemFormação de professoresComputersMathematics educationSoftwareModelingTeacher educationThis paper discusses the complexity of the introduction of computers in educational settings. It argues that the consolidation of such introduction requires changes in such aspects of education as curricular development, didatics as well as teacher education. The paper considers that the changes that technology may provoke in education will depend on the way these “new actors” will interact with human and non-human actors which are part of the ecology of each school.Este artigo trata da complexidade da implementação da Informática no cenário educacional. Argumenta que a consolidação de tal implementação requer mudanças em diversos aspectos relacionados à Educação, como desenvolvimento curricular, metodologias de ensino e formação de professores. Considera que as mudanças que as novas tecnologias poderão provocar na Educação dependerão da forma como esses “novos atores” se relacionarão com os atores humanos e não humanos que compõem a ecologia de uma dada escola. Universidade Estadual de Campinas1998-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864678410.20396/zet.v6i10.8646784Zetetike; Vol. 6 No. 2 (1998): jul./dez. [10]; 77-86Zetetike; Vol. 6 Núm. 2 (1998): jul./dez. [10]; 77-86Zetetike; v. 6 n. 2 (1998): jul./dez. [10]; 77-862176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646784/13686Brazil; 1998Brasil; 1998Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPenteado, Miriam GodoyBorba, Marcelo de CarvalhoGracias, Telma de Souza2023-10-26T11:51:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646784Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:51:27Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática como veículo para mudança
Informática como veículo para mudança
title Informática como veículo para mudança
spellingShingle Informática como veículo para mudança
Penteado, Miriam Godoy
Informática
Educação Matemática
Software
Modelagem
Formação de professores
Computers
Mathematics education
Software
Modeling
Teacher education
title_short Informática como veículo para mudança
title_full Informática como veículo para mudança
title_fullStr Informática como veículo para mudança
title_full_unstemmed Informática como veículo para mudança
title_sort Informática como veículo para mudança
author Penteado, Miriam Godoy
author_facet Penteado, Miriam Godoy
Borba, Marcelo de Carvalho
Gracias, Telma de Souza
author_role author
author2 Borba, Marcelo de Carvalho
Gracias, Telma de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy
Borba, Marcelo de Carvalho
Gracias, Telma de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Educação Matemática
Software
Modelagem
Formação de professores
Computers
Mathematics education
Software
Modeling
Teacher education
topic Informática
Educação Matemática
Software
Modelagem
Formação de professores
Computers
Mathematics education
Software
Modeling
Teacher education
description This paper discusses the complexity of the introduction of computers in educational settings. It argues that the consolidation of such introduction requires changes in such aspects of education as curricular development, didatics as well as teacher education. The paper considers that the changes that technology may provoke in education will depend on the way these “new actors” will interact with human and non-human actors which are part of the ecology of each school.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646784
10.20396/zet.v6i10.8646784
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646784
identifier_str_mv 10.20396/zet.v6i10.8646784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646784/13686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 1998
Brasil; 1998
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 6 No. 2 (1998): jul./dez. [10]; 77-86
Zetetike; Vol. 6 Núm. 2 (1998): jul./dez. [10]; 77-86
Zetetike; v. 6 n. 2 (1998): jul./dez. [10]; 77-86
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591030349824