Modelagem matemática na escola e na formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurkiewicz, Samuel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fridemann, Clícia Valladares Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024
Resumo: A Pedagogia e a Didática da Matemática procuraram até hoje acompanhar a forma seqüencial e cumulativa com que os currículos de Matemática se construíram. Tanto os currículos assim construídos como a Pedagogia e a Didática que os acompanham têm mostrado sinais evidentes de fadiga. Entre as propostas de superação dos impasses assim surgidos, uma em particular tem chamado à atenção: a possibilidade do uso da modelagem matemática como um eficiente recurso didático e pedagógico. Neste artigo examinamos alguns aspectos do uso da modelagem matemática em sala de aula, o que ela pode representar para o aluno, para o professor e para a escola. Atenção especial é dada às conseqüentes dificuldades para a prática do professor.
id UNICAMP-21_a7a6991db2c8a10343b76b23a6424006
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647024
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Modelagem matemática na escola e na formação do professorModelagem matemática. Interdisciplinaridade. Formação do professor.A Pedagogia e a Didática da Matemática procuraram até hoje acompanhar a forma seqüencial e cumulativa com que os currículos de Matemática se construíram. Tanto os currículos assim construídos como a Pedagogia e a Didática que os acompanham têm mostrado sinais evidentes de fadiga. Entre as propostas de superação dos impasses assim surgidos, uma em particular tem chamado à atenção: a possibilidade do uso da modelagem matemática como um eficiente recurso didático e pedagógico. Neste artigo examinamos alguns aspectos do uso da modelagem matemática em sala de aula, o que ela pode representar para o aluno, para o professor e para a escola. Atenção especial é dada às conseqüentes dificuldades para a prática do professor.Universidade Estadual de Campinas2009-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864702410.20396/zet.v15i28.8647024Zetetike; Vol. 15 No. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26Zetetike; Vol. 15 Núm. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26Zetetike; v. 15 n. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-262176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024/13925Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessJurkiewicz, SamuelFridemann, Clícia Valladares Peixoto2018-12-20T10:34:12Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647024Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2018-12-20T10:34:12Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática na escola e na formação do professor
title Modelagem matemática na escola e na formação do professor
spellingShingle Modelagem matemática na escola e na formação do professor
Jurkiewicz, Samuel
Modelagem matemática. Interdisciplinaridade. Formação do professor.
title_short Modelagem matemática na escola e na formação do professor
title_full Modelagem matemática na escola e na formação do professor
title_fullStr Modelagem matemática na escola e na formação do professor
title_full_unstemmed Modelagem matemática na escola e na formação do professor
title_sort Modelagem matemática na escola e na formação do professor
author Jurkiewicz, Samuel
author_facet Jurkiewicz, Samuel
Fridemann, Clícia Valladares Peixoto
author_role author
author2 Fridemann, Clícia Valladares Peixoto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurkiewicz, Samuel
Fridemann, Clícia Valladares Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática. Interdisciplinaridade. Formação do professor.
topic Modelagem matemática. Interdisciplinaridade. Formação do professor.
description A Pedagogia e a Didática da Matemática procuraram até hoje acompanhar a forma seqüencial e cumulativa com que os currículos de Matemática se construíram. Tanto os currículos assim construídos como a Pedagogia e a Didática que os acompanham têm mostrado sinais evidentes de fadiga. Entre as propostas de superação dos impasses assim surgidos, uma em particular tem chamado à atenção: a possibilidade do uso da modelagem matemática como um eficiente recurso didático e pedagógico. Neste artigo examinamos alguns aspectos do uso da modelagem matemática em sala de aula, o que ela pode representar para o aluno, para o professor e para a escola. Atenção especial é dada às conseqüentes dificuldades para a prática do professor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024
10.20396/zet.v15i28.8647024
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024
identifier_str_mv 10.20396/zet.v15i28.8647024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024/13925
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 15 No. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26
Zetetike; Vol. 15 Núm. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26
Zetetike; v. 15 n. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1754303705885179904