Modelagem matemática na escola e na formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024 |
Resumo: | A Pedagogia e a Didática da Matemática procuraram até hoje acompanhar a forma seqüencial e cumulativa com que os currículos de Matemática se construíram. Tanto os currículos assim construídos como a Pedagogia e a Didática que os acompanham têm mostrado sinais evidentes de fadiga. Entre as propostas de superação dos impasses assim surgidos, uma em particular tem chamado à atenção: a possibilidade do uso da modelagem matemática como um eficiente recurso didático e pedagógico. Neste artigo examinamos alguns aspectos do uso da modelagem matemática em sala de aula, o que ela pode representar para o aluno, para o professor e para a escola. Atenção especial é dada às conseqüentes dificuldades para a prática do professor. |
id |
UNICAMP-21_a7a6991db2c8a10343b76b23a6424006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647024 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática na escola e na formação do professorModelagem matemática. Interdisciplinaridade. Formação do professor.A Pedagogia e a Didática da Matemática procuraram até hoje acompanhar a forma seqüencial e cumulativa com que os currículos de Matemática se construíram. Tanto os currículos assim construídos como a Pedagogia e a Didática que os acompanham têm mostrado sinais evidentes de fadiga. Entre as propostas de superação dos impasses assim surgidos, uma em particular tem chamado à atenção: a possibilidade do uso da modelagem matemática como um eficiente recurso didático e pedagógico. Neste artigo examinamos alguns aspectos do uso da modelagem matemática em sala de aula, o que ela pode representar para o aluno, para o professor e para a escola. Atenção especial é dada às conseqüentes dificuldades para a prática do professor.Universidade Estadual de Campinas2009-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864702410.20396/zet.v15i28.8647024Zetetike; Vol. 15 No. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26Zetetike; Vol. 15 Núm. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26Zetetike; v. 15 n. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-262176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024/13925Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessJurkiewicz, SamuelFridemann, Clícia Valladares Peixoto2018-12-20T10:34:12Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647024Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2018-12-20T10:34:12Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática na escola e na formação do professor |
title |
Modelagem matemática na escola e na formação do professor |
spellingShingle |
Modelagem matemática na escola e na formação do professor Jurkiewicz, Samuel Modelagem matemática. Interdisciplinaridade. Formação do professor. |
title_short |
Modelagem matemática na escola e na formação do professor |
title_full |
Modelagem matemática na escola e na formação do professor |
title_fullStr |
Modelagem matemática na escola e na formação do professor |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática na escola e na formação do professor |
title_sort |
Modelagem matemática na escola e na formação do professor |
author |
Jurkiewicz, Samuel |
author_facet |
Jurkiewicz, Samuel Fridemann, Clícia Valladares Peixoto |
author_role |
author |
author2 |
Fridemann, Clícia Valladares Peixoto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jurkiewicz, Samuel Fridemann, Clícia Valladares Peixoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática. Interdisciplinaridade. Formação do professor. |
topic |
Modelagem matemática. Interdisciplinaridade. Formação do professor. |
description |
A Pedagogia e a Didática da Matemática procuraram até hoje acompanhar a forma seqüencial e cumulativa com que os currículos de Matemática se construíram. Tanto os currículos assim construídos como a Pedagogia e a Didática que os acompanham têm mostrado sinais evidentes de fadiga. Entre as propostas de superação dos impasses assim surgidos, uma em particular tem chamado à atenção: a possibilidade do uso da modelagem matemática como um eficiente recurso didático e pedagógico. Neste artigo examinamos alguns aspectos do uso da modelagem matemática em sala de aula, o que ela pode representar para o aluno, para o professor e para a escola. Atenção especial é dada às conseqüentes dificuldades para a prática do professor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024 10.20396/zet.v15i28.8647024 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v15i28.8647024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024/13925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 15 No. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26 Zetetike; Vol. 15 Núm. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26 Zetetike; v. 15 n. 2 (2007): jul./dez. [28]; 11-26 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1754303705885179904 |