Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959 |
Resumo: | A pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais. |
id |
UNICAMP-21_bdc7ae2c3fa45bf156746e5d5f6d3fc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646959 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de MatemáticaInvestigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de MatemáticaPCNsLDBN 9394/96Ações metodológicasPCNsLDBN 9394/96Ações metodológicasA pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais.A pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais.Universidade Estadual de Campinas2003-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864695910.20396/zet.v11i20.8646959Zetetike; Vol. 11 No. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163Zetetike; Vol. 11 Núm. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163Zetetike; v. 11 n. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-1632176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959/13860Brasil; 2003Brasil; 2003Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrighenti, Maria José Lourenção2023-10-26T15:54:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646959Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T15:54:27Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática |
title |
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática |
spellingShingle |
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática Brighenti, Maria José Lourenção PCNs LDBN 9394/96 Ações metodológicas PCNs LDBN 9394/96 Ações metodológicas |
title_short |
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática |
title_full |
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática |
title_fullStr |
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática |
title_full_unstemmed |
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática |
title_sort |
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática |
author |
Brighenti, Maria José Lourenção |
author_facet |
Brighenti, Maria José Lourenção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brighenti, Maria José Lourenção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PCNs LDBN 9394/96 Ações metodológicas PCNs LDBN 9394/96 Ações metodológicas |
topic |
PCNs LDBN 9394/96 Ações metodológicas PCNs LDBN 9394/96 Ações metodológicas |
description |
A pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959 10.20396/zet.v11i20.8646959 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v11i20.8646959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959/13860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2003 Brasil; 2003 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 11 No. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163 Zetetike; Vol. 11 Núm. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163 Zetetike; v. 11 n. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591606018048 |