Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brighenti, Maria José Lourenção
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959
Resumo: A pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais.
id UNICAMP-21_bdc7ae2c3fa45bf156746e5d5f6d3fc8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646959
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de MatemáticaInvestigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de MatemáticaPCNsLDBN 9394/96Ações metodológicasPCNsLDBN 9394/96Ações metodológicasA pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais.A pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais.Universidade Estadual de Campinas2003-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864695910.20396/zet.v11i20.8646959Zetetike; Vol. 11 No. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163Zetetike; Vol. 11 Núm. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163Zetetike; v. 11 n. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-1632176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959/13860Brasil; 2003Brasil; 2003Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrighenti, Maria José Lourenção2023-10-26T15:54:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646959Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T15:54:27Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
title Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
spellingShingle Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
Brighenti, Maria José Lourenção
PCNs
LDBN 9394/96
Ações metodológicas
PCNs
LDBN 9394/96
Ações metodológicas
title_short Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
title_full Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
title_fullStr Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
title_full_unstemmed Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
title_sort Investigação sobre ações metodológicas realizadas segundo as metas dos PCNs de Matemática
author Brighenti, Maria José Lourenção
author_facet Brighenti, Maria José Lourenção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brighenti, Maria José Lourenção
dc.subject.por.fl_str_mv PCNs
LDBN 9394/96
Ações metodológicas
PCNs
LDBN 9394/96
Ações metodológicas
topic PCNs
LDBN 9394/96
Ações metodológicas
PCNs
LDBN 9394/96
Ações metodológicas
description A pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar quais ações metodológicas vêm sendo realizadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, tendo como fundamento a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDBN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). Os dados, obtidos em entrevistas com coordenadores, professores de Matemática e alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, foram agrupados em unidades de significado que permitiram evidenciar os aspectos relevantes alusivos às ações metodológicas que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e percebidas pelos alunos. Utilizando-se das convergências ou divergências das unidades de significado o estudo revelou que as modificações metodológicas, almejadas pelos PCNs, se fazem pouco presentes nas ações realizadas nas salas de aula; apontou os aspectos que dificultam a efetivação dessas ações e, ainda, o reconhecimento dos professores quanto à necessidade de efetivar mudanças no processo educativo para atender aos anseios educacionais atuais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959
10.20396/zet.v11i20.8646959
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959
identifier_str_mv 10.20396/zet.v11i20.8646959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646959/13860
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2003
Brasil; 2003
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 11 No. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163
Zetetike; Vol. 11 Núm. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163
Zetetike; v. 11 n. 2 (2003): jul./dez. [20]; 140-163
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591606018048