Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Renata Anastácio
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Fiorentini, Dario
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646847
Resumo: This paper intends to analyze, from a semiotic, epistemological and pedagogical point of view, the meanings produced and negotiated in a math class of the 7th grade when the teacher and her pupils conduct an algebraic activity. The analysis, regarding the communication/meaning process, is founded theoretically on Vygotsky and Bakhtin. is founded on Bachelard e Brousseau. This study shows that whe the teacher and pupils try to produce/negotiate meanings for algebraic representations, they are likely to produce “polyssemies” (multiplicity of meanings) for words, such as, in the case, ‘‘square” and “thing” that may generate didactic, epistemological or verbal obstacles.
id UNICAMP-21_c983b37fb89d0c0f488bb5170747bce4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646847
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"Math class communicationMeaning processesAlgebraic acitivityAlgebra teachingDidactic obstaclesComunicação em aulaProcessos de significação atividade algébricaEnsino de álgebraObstáculos didáticosThis paper intends to analyze, from a semiotic, epistemological and pedagogical point of view, the meanings produced and negotiated in a math class of the 7th grade when the teacher and her pupils conduct an algebraic activity. The analysis, regarding the communication/meaning process, is founded theoretically on Vygotsky and Bakhtin. is founded on Bachelard e Brousseau. This study shows that whe the teacher and pupils try to produce/negotiate meanings for algebraic representations, they are likely to produce “polyssemies” (multiplicity of meanings) for words, such as, in the case, ‘‘square” and “thing” that may generate didactic, epistemological or verbal obstacles. O objetivo deste artigo é analisar sob um de vista semiótico, epistemológico e pedagógico os significados produzidos e negociados por uma professora de matemática de 7 série e seus alunos, em aula, durante a realização de uma atividade algébrica. A análise, referente ao processo de comunicação/ significação, apóia-se teoricamente em Vygotsky a Bakhtin. Em relação aos aspectos didáticos e epistemológicos decorrentes desse processo, o estudo apóia-se em Bachelard e Brousseau. O estudo mostra que, alunos e professora, na tentativa de produzir/negociar significados pra os entes algébricos, podem produzir polissemias para palavras como, no caso, “quadrado” e “coisa”, gerando desse modo obstáculos didáticos, epistemológicos e verbais. Universidade Estadual de Campinas1997-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864684710.20396/zet.v5i8.8646847Zetetike; Vol. 5 No. 2 (1997): jul./dez. [8]; 45-72Zetetike; Vol. 5 Núm. 2 (1997): jul./dez. [8]; 45-72Zetetike; v. 5 n. 2 (1997): jul./dez. [8]; 45-722176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646847/13748Brazil; 1997Brasil; 1997Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Renata AnastácioFiorentini, Dario2023-10-26T11:49:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646847Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:49:20Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"
Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"
title Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"
spellingShingle Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"
Pinto, Renata Anastácio
Math class communication
Meaning processes
Algebraic acitivity
Algebra teaching
Didactic obstacles
Comunicação em aula
Processos de significação atividade algébrica
Ensino de álgebra
Obstáculos didáticos
title_short Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"
title_full Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"
title_fullStr Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"
title_full_unstemmed Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"
title_sort Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para a "coisa"
author Pinto, Renata Anastácio
author_facet Pinto, Renata Anastácio
Fiorentini, Dario
author_role author
author2 Fiorentini, Dario
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Renata Anastácio
Fiorentini, Dario
dc.subject.por.fl_str_mv Math class communication
Meaning processes
Algebraic acitivity
Algebra teaching
Didactic obstacles
Comunicação em aula
Processos de significação atividade algébrica
Ensino de álgebra
Obstáculos didáticos
topic Math class communication
Meaning processes
Algebraic acitivity
Algebra teaching
Didactic obstacles
Comunicação em aula
Processos de significação atividade algébrica
Ensino de álgebra
Obstáculos didáticos
description This paper intends to analyze, from a semiotic, epistemological and pedagogical point of view, the meanings produced and negotiated in a math class of the 7th grade when the teacher and her pupils conduct an algebraic activity. The analysis, regarding the communication/meaning process, is founded theoretically on Vygotsky and Bakhtin. is founded on Bachelard e Brousseau. This study shows that whe the teacher and pupils try to produce/negotiate meanings for algebraic representations, they are likely to produce “polyssemies” (multiplicity of meanings) for words, such as, in the case, ‘‘square” and “thing” that may generate didactic, epistemological or verbal obstacles.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646847
10.20396/zet.v5i8.8646847
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646847
identifier_str_mv 10.20396/zet.v5i8.8646847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646847/13748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 1997
Brasil; 1997
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 5 No. 2 (1997): jul./dez. [8]; 45-72
Zetetike; Vol. 5 Núm. 2 (1997): jul./dez. [8]; 45-72
Zetetike; v. 5 n. 2 (1997): jul./dez. [8]; 45-72
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591093264384