Exportação concluída — 

Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schubring, Gert
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646957
Resumo: Desenvolvimentos culturais são baseados, em graus consideráveis, em intercâmbios com outras culturas. O sistema educacional como elemento crucial da cultura de um país é particularmente sensível às influências transmitidas de outras culturas. O século XIX e a primeira metade do século XX, as épocas do colonialismo e do Imperialismo Europeu, apresentam formas especiais de relações culturais entre as metrópoles européias e as periferias além-mar, formas designadas por "imperialismo cultural" por Pyenson. O estabelecimento e a expansão de um sistema educacional próprio pelos colonos alemães nos Estados do Sul da Federação Brasileira constitui um caso revelador desse imperialismo cultural. Neste artigo se apresentam pela primeira vez fontes abundantes de documentos não ainda explorados para esses processos, em dois arquivos alemães. As fontes são aqui utilizadas para analisar o quadro geral das relações culturais entre a Alemanha e as regiões de colonização alemã no Brasil, no contexto do sentimento, sempre crescente, do nacionalismo brasileiro, para nacionalizar as escolas dos imigrantes e estabelecer um sistema coerente de educação. Além disso, o artigo dá indicações sobre a história educacional no Brasil, sobre a história de escolas individuais e sobre a história da didática das disciplinas escolares, em particular da educação matemática, e abre assim uma área extensa de pesquisas históricas.
id UNICAMP-21_d31c5174cf9b34b0a90fa28a03c373e7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646957
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'Pesquisa em história da educaçãoImperialismo culturalColonização alemãTransmissão de conceitos didáticosPesquisa em história da educaçãoImperialismo culturalColonização alemãTransmissão de conceitos didáticosDesenvolvimentos culturais são baseados, em graus consideráveis, em intercâmbios com outras culturas. O sistema educacional como elemento crucial da cultura de um país é particularmente sensível às influências transmitidas de outras culturas. O século XIX e a primeira metade do século XX, as épocas do colonialismo e do Imperialismo Europeu, apresentam formas especiais de relações culturais entre as metrópoles européias e as periferias além-mar, formas designadas por "imperialismo cultural" por Pyenson. O estabelecimento e a expansão de um sistema educacional próprio pelos colonos alemães nos Estados do Sul da Federação Brasileira constitui um caso revelador desse imperialismo cultural. Neste artigo se apresentam pela primeira vez fontes abundantes de documentos não ainda explorados para esses processos, em dois arquivos alemães. As fontes são aqui utilizadas para analisar o quadro geral das relações culturais entre a Alemanha e as regiões de colonização alemã no Brasil, no contexto do sentimento, sempre crescente, do nacionalismo brasileiro, para nacionalizar as escolas dos imigrantes e estabelecer um sistema coerente de educação. Além disso, o artigo dá indicações sobre a história educacional no Brasil, sobre a história de escolas individuais e sobre a história da didática das disciplinas escolares, em particular da educação matemática, e abre assim uma área extensa de pesquisas históricas.Desenvolvimentos culturais são baseados, em graus consideráveis, em intercâmbios com outras culturas. O sistema educacional como elemento crucial da cultura de um país é particularmente sensível às influências transmitidas de outras culturas. O século XIX e a primeira metade do século XX, as épocas do colonialismo e do Imperialismo Europeu, apresentam formas especiais de relações culturais entre as metrópoles européias e as periferias além-mar, formas designadas por "imperialismo cultural" por Pyenson. O estabelecimento e a expansão de um sistema educacional próprio pelos colonos alemães nos Estados do Sul da Federação Brasileira constitui um caso revelador desse imperialismo cultural. Neste artigo se apresentam pela primeira vez fontes abundantes de documentos não ainda explorados para esses processos, em dois arquivos alemães. As fontes são aqui utilizadas para analisar o quadro geral das relações culturais entre a Alemanha e as regiões de colonização alemã no Brasil, no contexto do sentimento, sempre crescente, do nacionalismo brasileiro, para nacionalizar as escolas dos imigrantes e estabelecer um sistema coerente de educação. Além disso, o artigo dá indicações sobre a história educacional no Brasil, sobre a história de escolas individuais e sobre a história da didática das disciplinas escolares, em particular da educação matemática, e abre assim uma área extensa de pesquisas históricas.Universidade Estadual de Campinas2003-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864695710.20396/zet.v11i20.8646957Zetetike; Vol. 11 No. 2 (2003): jul./dez. [20]; 56-109Zetetike; Vol. 11 Núm. 2 (2003): jul./dez. [20]; 56-109Zetetike; v. 11 n. 2 (2003): jul./dez. [20]; 56-1092176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646957/13858Brasil; 2003Brasil; 2003Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchubring, Gert2023-10-26T15:41:00Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646957Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T15:41Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'
Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'
title Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'
spellingShingle Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'
Schubring, Gert
Pesquisa em história da educação
Imperialismo cultural
Colonização alemã
Transmissão de conceitos didáticos
Pesquisa em história da educação
Imperialismo cultural
Colonização alemã
Transmissão de conceitos didáticos
title_short Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'
title_full Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'
title_fullStr Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'
title_full_unstemmed Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'
title_sort Relações culturais entre Alemanha e Brasil: 'Imperialismo Cultural'
author Schubring, Gert
author_facet Schubring, Gert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schubring, Gert
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em história da educação
Imperialismo cultural
Colonização alemã
Transmissão de conceitos didáticos
Pesquisa em história da educação
Imperialismo cultural
Colonização alemã
Transmissão de conceitos didáticos
topic Pesquisa em história da educação
Imperialismo cultural
Colonização alemã
Transmissão de conceitos didáticos
Pesquisa em história da educação
Imperialismo cultural
Colonização alemã
Transmissão de conceitos didáticos
description Desenvolvimentos culturais são baseados, em graus consideráveis, em intercâmbios com outras culturas. O sistema educacional como elemento crucial da cultura de um país é particularmente sensível às influências transmitidas de outras culturas. O século XIX e a primeira metade do século XX, as épocas do colonialismo e do Imperialismo Europeu, apresentam formas especiais de relações culturais entre as metrópoles européias e as periferias além-mar, formas designadas por "imperialismo cultural" por Pyenson. O estabelecimento e a expansão de um sistema educacional próprio pelos colonos alemães nos Estados do Sul da Federação Brasileira constitui um caso revelador desse imperialismo cultural. Neste artigo se apresentam pela primeira vez fontes abundantes de documentos não ainda explorados para esses processos, em dois arquivos alemães. As fontes são aqui utilizadas para analisar o quadro geral das relações culturais entre a Alemanha e as regiões de colonização alemã no Brasil, no contexto do sentimento, sempre crescente, do nacionalismo brasileiro, para nacionalizar as escolas dos imigrantes e estabelecer um sistema coerente de educação. Além disso, o artigo dá indicações sobre a história educacional no Brasil, sobre a história de escolas individuais e sobre a história da didática das disciplinas escolares, em particular da educação matemática, e abre assim uma área extensa de pesquisas históricas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646957
10.20396/zet.v11i20.8646957
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646957
identifier_str_mv 10.20396/zet.v11i20.8646957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646957/13858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2003
Brasil; 2003
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 11 No. 2 (2003): jul./dez. [20]; 56-109
Zetetike; Vol. 11 Núm. 2 (2003): jul./dez. [20]; 56-109
Zetetike; v. 11 n. 2 (2003): jul./dez. [20]; 56-109
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591601823744