Guarani and Kaiowá teacher education: interculturality and decoloniality in mathematics teaching
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650893 |
Resumo: | The present article proposes a discussion about relations between knowledge (mathematics) in process of initialformation of indigenous teachers, as well as in the continuous formation with the insertion of these teachers inthe Final Years of Elementary and Secondary Education in indigenous schools of their communities. Thediscussion is presented from studies on interculturality and knowledge decoloniality. We started from the speechof Guarani and Kaiowá teachers, in Mato Grosso do Sul, graduates of the Indigenous Intercultural Licentiatecourse of the Federal University of Grande Dourados-UFGD. The statements of these teachers reveal thetensions produced in these relations and place in a logical question of hierarchy among the knowledge present inthe model of coloniality. The relations between knowledge, established in the model imposed by structures,power systems and colonial knowledge, maintained and reproduced in the institutional spaces, are put inquestion with the presence of indigenous in university and indigenous schools that is configured as a process of resistance to this model. In this way, interculturality and decoloniality are projects that are linked to struggle fora differentiated indigenous school, always under construction, permeated by a series of tensions. |
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Guarani and Kaiowá teacher education: interculturality and decoloniality in mathematics teachingFormação de professores Guarani e Kaiowá: interculturalidade e decolonialidade no ensino de matemáticaFormação de professores Guarani e Kaiowá: interculturalidade e decolonialidade no ensino de matemáticaFormação de professoresEducação indígenaInterculturalidadeEtnomatemática Indigenous teacher educationInterculturalityEthnomathematicsDecolonialityFormação de professoresEducação indígenaInterculturalidadeEtnomatemáticaThe present article proposes a discussion about relations between knowledge (mathematics) in process of initialformation of indigenous teachers, as well as in the continuous formation with the insertion of these teachers inthe Final Years of Elementary and Secondary Education in indigenous schools of their communities. Thediscussion is presented from studies on interculturality and knowledge decoloniality. We started from the speechof Guarani and Kaiowá teachers, in Mato Grosso do Sul, graduates of the Indigenous Intercultural Licentiatecourse of the Federal University of Grande Dourados-UFGD. The statements of these teachers reveal thetensions produced in these relations and place in a logical question of hierarchy among the knowledge present inthe model of coloniality. The relations between knowledge, established in the model imposed by structures,power systems and colonial knowledge, maintained and reproduced in the institutional spaces, are put inquestion with the presence of indigenous in university and indigenous schools that is configured as a process of resistance to this model. In this way, interculturality and decoloniality are projects that are linked to struggle fora differentiated indigenous school, always under construction, permeated by a series of tensions.O presente artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre saberes (matemáticos) de diferentesmatizes/origens, provenientes das práticas culturais de um determinado grupo étnico e do mundo acadêmico eescolar, no processo de formação inicial de professores indígenas, bem como na formação continuada, a partirde sua inserção nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas indígenas de suascomunidades. A reflexão aqui apresentada é sustentada em estudos sobre interculturalidade e decolonialidade dosaber. Partimos da fala de professores Guarani e Kaiowá, em Mato Grosso do Sul, egressos do curso deLicenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. As falas destesprofissionais da educação revelam os tensionamentos produzidos nessas relações e coloca em questionamento alógica de hierarquização entre os saberes presentes no modelo de colonialidade. As relações entre saberes,estabelecidos no modelo imposto pelas estruturas, pelos sistemas de poder e pelos conhecimentos coloniais,mantidos e reproduzidos nos espaços institucionais, são colocadas em questão com a presença dos indígenas nauniversidade e nas escolas indígenas. E esta presença configura como processo de resistência a este modelo.Desta forma, interculturalidade e a decolonialidade são projetos que estão ligados à luta por uma escola indígenadiferenciada, e sempre em construção, permeada por uma série de tensões.O presente artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre saberes (matemáticos) de diferentes matizes/origens, provenientes das práticas culturais de um determinado grupo étnico e do mundo acadêmico e escolar, no processo de formação inicial de professores indígenas, bem como na formação continuada, a partir de sua inserção nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas indígenas de suas comunidades. A reflexão aqui apresentada é sustentada em estudos sobre interculturalidade e decolonialidade do saber. Partimos da fala de professores Guarani e Kaiowá, em Mato Grosso do Sul, egressos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. As falas destes profissionais da educação revelam os tensionamentos produzidos nessas relações e coloca em questionamento a lógica de hierarquização entre os saberes presentes no modelo de colonialidade. As relações entre saberes, estabelecidos no modelo imposto pelas estruturas, pelos sistemas de poder e pelos conhecimentos coloniais, mantidos e reproduzidos nos espaços institucionais, são colocadas em questão com a presença dos indígenas na universidade e nas escolas indígenas. E esta presença configura como processo de resistência a este modelo. Desta forma, interculturalidade e a decolonialidade são projetos que estão ligados à luta por uma escola indígena diferenciada, e sempre em construção, permeada por uma série de tensões.Universidade Estadual de Campinas2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865089310.20396/zet.v26i1.8650893Zetetike; Vol. 26 No. 1 (2018): Dossiê Temático; 167-184Zetetike; Vol. 26 Núm. 1 (2018): Dossiê Temático; 167-184Zetetike; v. 26 n. 1 (2018): Dossiê Temático; 167-1842176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650893/17989https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650893/20220Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2018 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Aparecida MendesMendes, Jackeline Rodrigues2023-12-21T16:02:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650893Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-12-21T16:02:26Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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