Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Arlete de Jesus
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Cardoso, Virgínia Cardia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646764
Resumo: We will report the workshops we gave at IV EPEM (january 1996, São Paulo, SP) and at Meeting of History and Mathematics Education (ICME-8 satellite meeting, july 1996, Braga, Portugal) to teachers and professors of Mathematics. We had two goals: the first one was to lead teachers and professors to a reflection about the fundaments of differential calculus. We used the History of Mathematics to reach this goal. We hoped to pose questions both, teachers and professors about their conceptions of differential calculus. The second goal was to analyze this methodology that use History of Mathematics to pose questions. Besides, we tried to analyze what as “to pose questions” at this approach. We used both, reading texts and problem discussions as procedure.
id UNICAMP-21_e03b1f5c7e960d06c1995bd23062cb68
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646764
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicasUma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicasCálculo diferencialFundamentosHistóriaEnsinoDifferential calculus FundamentsHistory EducationWe will report the workshops we gave at IV EPEM (january 1996, São Paulo, SP) and at Meeting of History and Mathematics Education (ICME-8 satellite meeting, july 1996, Braga, Portugal) to teachers and professors of Mathematics. We had two goals: the first one was to lead teachers and professors to a reflection about the fundaments of differential calculus. We used the History of Mathematics to reach this goal. We hoped to pose questions both, teachers and professors about their conceptions of differential calculus. The second goal was to analyze this methodology that use History of Mathematics to pose questions. Besides, we tried to analyze what as “to pose questions” at this approach. We used both, reading texts and problem discussions as procedure.Relataremos, aqui, os mini-cursos ministrados no IV EPEM (janeiro de 1996, São Paulo, SP) e no Encontro de História e Educação Matemática (ICME-8 satellite meeting, julho de 1996, Braga, Portugal) para professores de Matemática do ensino elementar, médio e superior. Tínhamos objetivos em dois níveis distintos. Um deles era levar os professores a uma reflexão sobre os fundamentos do Cálculo Diferencial. Para isso, utilizamos a História da Matemática como fonte de problematização. Pretendíamos questionar as concepções dos professores em relação a vários conceitos. O outro era examinar os princípios metodológicos que norteiam esta utilização da História da Matemática. Além disso, tentamos sistematizar com o grupo de participantes o significado de “problematização” nessa abordagem. Como procedimentos, utilizamos a leitura de textos e a apresentação de problemas para discussão, primeiramente em pequenos grupos e, a seguir, no grande grupo, buscando a sistematização das idéias envolvidas. Universidade Estadual de Campinas1997-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864676410.20396/zet.v5i7.8646764Zetetike; Vol. 5 No. 1 (1997): jan./jun. [7]; 129-144Zetetike; Vol. 5 Núm. 1 (1997): jan./jun. [7]; 129-144Zetetike; v. 5 n. 1 (1997): jan./jun. [7]; 129-1442176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646764/13666Brazil; 1997Brasil; 1997Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Arlete de JesusCardoso, Virgínia Cardia2023-10-26T11:49:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646764Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-26T11:49:03Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
title Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
spellingShingle Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
Brito, Arlete de Jesus
Cálculo diferencial
Fundamentos
História
Ensino
Differential calculus
Fundaments
History
Education
title_short Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
title_full Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
title_fullStr Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
title_full_unstemmed Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
title_sort Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
author Brito, Arlete de Jesus
author_facet Brito, Arlete de Jesus
Cardoso, Virgínia Cardia
author_role author
author2 Cardoso, Virgínia Cardia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Arlete de Jesus
Cardoso, Virgínia Cardia
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo diferencial
Fundamentos
História
Ensino
Differential calculus
Fundaments
History
Education
topic Cálculo diferencial
Fundamentos
História
Ensino
Differential calculus
Fundaments
History
Education
description We will report the workshops we gave at IV EPEM (january 1996, São Paulo, SP) and at Meeting of History and Mathematics Education (ICME-8 satellite meeting, july 1996, Braga, Portugal) to teachers and professors of Mathematics. We had two goals: the first one was to lead teachers and professors to a reflection about the fundaments of differential calculus. We used the History of Mathematics to reach this goal. We hoped to pose questions both, teachers and professors about their conceptions of differential calculus. The second goal was to analyze this methodology that use History of Mathematics to pose questions. Besides, we tried to analyze what as “to pose questions” at this approach. We used both, reading texts and problem discussions as procedure.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646764
10.20396/zet.v5i7.8646764
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646764
identifier_str_mv 10.20396/zet.v5i7.8646764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646764/13666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 1997
Brasil; 1997
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 5 No. 1 (1997): jan./jun. [7]; 129-144
Zetetike; Vol. 5 Núm. 1 (1997): jan./jun. [7]; 129-144
Zetetike; v. 5 n. 1 (1997): jan./jun. [7]; 129-144
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591004135424