Do “povoado de uma rua só” para “Canaã do Oeste”: as políticas de normatização e controle social em Campo Grande (1905-1930)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635102 |
Resumo: | A ferrovia Noroeste do Brasil (NOB) surgiu sob o signo da defesa do Estado Nacional e da expansão das relações capitalistas na fronteira Oeste do Brasil. A estrada de ferro ressignificou a dinâmica política no sul de Mato Grosso e transformou o espaço, provocando o aparecimento de cidades e impulsionando o crescimento de outras, como Campo Grande. Pelo trem chegavam idéias, mercadorias, informações, mas principalmente pessoas, estas identificadas como “forasteiras”, ocasionando estranhamentos, conflitos e o surgimento/a afirmação de identidades. Simultaneamente aos trilhos, são criadas propostas para Campo Grande, marcadas pela utopia de espaço higiênico (físico e moral), para disciplinar e racionalizar a ocupação do território. Neste ensaio, buscamos identificar as políticas de organização sócio-espacial para a cidade no início do século XX, momento em que a localidade passa de um vilarejo de boiadeiros para a “Canaã do Oeste”. |
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Do “povoado de uma rua só” para “Canaã do Oeste”: as políticas de normatização e controle social em Campo Grande (1905-1930)Ordenamento. Controle social. Normatização.A ferrovia Noroeste do Brasil (NOB) surgiu sob o signo da defesa do Estado Nacional e da expansão das relações capitalistas na fronteira Oeste do Brasil. A estrada de ferro ressignificou a dinâmica política no sul de Mato Grosso e transformou o espaço, provocando o aparecimento de cidades e impulsionando o crescimento de outras, como Campo Grande. Pelo trem chegavam idéias, mercadorias, informações, mas principalmente pessoas, estas identificadas como “forasteiras”, ocasionando estranhamentos, conflitos e o surgimento/a afirmação de identidades. Simultaneamente aos trilhos, são criadas propostas para Campo Grande, marcadas pela utopia de espaço higiênico (físico e moral), para disciplinar e racionalizar a ocupação do território. Neste ensaio, buscamos identificar as políticas de organização sócio-espacial para a cidade no início do século XX, momento em que a localidade passa de um vilarejo de boiadeiros para a “Canaã do Oeste”.Universidade Estadual de Campinas2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/863510210.20396/urbana.v4i2.8635102URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; Vol. 4 No. 2 (2012): jul./dez. [5] - Dossiê Cidades e Sociabilidades; 109-126URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; Vol. 4 Núm. 2 (2012): jul./dez. [5] - Dossiê Cidades e Sociabilidades; 109-126URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; v. 4 n. 2 (2012): jul./dez. [5] - Dossiê Cidades e Sociabilidades; 109-1261982-0569reponame:Urbana (Campinas)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635102/pdfCopyright (c) 2013 URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrubiliano, Carlos Alexandre Barros2017-10-23T13:39:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635102Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbanaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/oaiurbana.ciec@gmail.com1982-05691982-0569opendoar:2017-10-23T13:39:39Urbana (Campinas) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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