Para um historicismo reflexivo na história das ciências. O caso da “escola de chicago” na sociologia
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Urbana (Campinas) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635134 |
Resumo: | Entre os fenômenos estudados pela sociologia dos saberes científicos, um dos mais intrigantes diz respeito à colocação de etiquetas em obras, autores, idéias, de modo a erigi-los em “escolas”. É também um dos mais interessantes. Em primeiro lugar, porque a afirmativa da existência de “escolas” constitui uma modalidade freqüente da formação das “tradições científicas” – esses conjuntos de referências e exemplos que compõem as ferramentas dos estudiosos, as organizam em conjuntos coerentes e as dotam de autoridade. A designação “escola” - quer se trate de promovê-la ou de criticá-la – é uma estilização que configura também uma arma na competição entre os estudiosos. Daí deriva um primeiro conjunto de tarefas: determinar a utilidade de uma “escola” nos diferentes campos nos quais é mobilizada. Logo que se ultrapassa a fronteira da etiqueta, é necessário observar suas variações de definição e uso. |
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Para um historicismo reflexivo na história das ciências. O caso da “escola de chicago” na sociologiaHistória da ciência. Escola de Chicago.Entre os fenômenos estudados pela sociologia dos saberes científicos, um dos mais intrigantes diz respeito à colocação de etiquetas em obras, autores, idéias, de modo a erigi-los em “escolas”. É também um dos mais interessantes. Em primeiro lugar, porque a afirmativa da existência de “escolas” constitui uma modalidade freqüente da formação das “tradições científicas” – esses conjuntos de referências e exemplos que compõem as ferramentas dos estudiosos, as organizam em conjuntos coerentes e as dotam de autoridade. A designação “escola” - quer se trate de promovê-la ou de criticá-la – é uma estilização que configura também uma arma na competição entre os estudiosos. Daí deriva um primeiro conjunto de tarefas: determinar a utilidade de uma “escola” nos diferentes campos nos quais é mobilizada. Logo que se ultrapassa a fronteira da etiqueta, é necessário observar suas variações de definição e uso.Universidade Estadual de Campinas2016-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635134URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; v. 2 n. 1 (2007): jan./dez. [2] - Dossiê Cidade, imagem, história e interdisciplinaridade; 1-10URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; Vol. 2 No. 1 (2007): jan./dez. [2] - Dossiê Cidade, imagem, história e interdisciplinaridade; 1-10URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade; Vol. 2 Núm. 1 (2007): jan./dez. [2] - Dossiê Cidade, imagem, história e interdisciplinaridade; 1-101982-0569reponame:Urbana (Campinas)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635134/2949Copyright (c) 2016 URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTopalov, ChristianBresciani, Maria Stella2017-10-24T12:09:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635134Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbanaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/oaiurbana.ciec@gmail.com1982-05691982-0569opendoar:2017-10-24T12:09:16Urbana (Campinas) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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