The Renascer em Cristo Church and the consolidation of the gospel music market in Brazil: an analysis of marketing strategies
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciencias Sociales y Religión (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/8669471 |
Resumo: | From the 70s and 80s on, the protestant religious field in Brazil wasoverflowed by new forms of religiosity. Among them the neopentecostalchurches that had a huge increase in these decades. In a pluralist and competitivescenery, the Renascer em Cristo Apostolic Church (RCC), founded in 1986,centered in merchandizing actions, casts on religious market its main product: itsgospel music. The success of such product applies, partly, to the marketprinciples used by RCC, and also to the existence of a religious dissatisfaction inthe protestant means, principally related to the ritual and to the music. In thisway, this Church casts in the religious market a symbolic product in order tosatisfy a repressed religious demand, contributing, directly, to the consolidationof gospel music market in Brazil. |
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The Renascer em Cristo Church and the consolidation of the gospel music market in Brazil: an analysis of marketing strategiesA Igreja Renascer em Cristo e a consolidação do mercado de música gospel no Brasil: uma análise das estratégias de marketingA Igreja Renascer em Cristo e a consolidação do mercado de música gospel no Brasil: uma análise das estratégias de marketingIglesia RenascerMúsica gospelNeopentecostalismoMercado religiosoIgreja RenascerMúsica gospelNeopentecostalismoMercado religiosoRenascer Cristo ChurchGospel musicNeopentecostalismReligions marketFrom the 70s and 80s on, the protestant religious field in Brazil wasoverflowed by new forms of religiosity. Among them the neopentecostalchurches that had a huge increase in these decades. In a pluralist and competitivescenery, the Renascer em Cristo Apostolic Church (RCC), founded in 1986,centered in merchandizing actions, casts on religious market its main product: itsgospel music. The success of such product applies, partly, to the marketprinciples used by RCC, and also to the existence of a religious dissatisfaction inthe protestant means, principally related to the ritual and to the music. In thisway, this Church casts in the religious market a symbolic product in order tosatisfy a repressed religious demand, contributing, directly, to the consolidationof gospel music market in Brazil.A partir dos anos 70 e 80 o campo religioso protestante no Brasil foi inundado por novas formas de religiosidade. Entre elas estão as igrejas neopentecostais que tiveram, nesses décadas, um crescimento espantoso. Em um cenário pluralista e competitivo nesse campo, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo (IRC), fundada em 1986, centrada nas ações mercadológicas, lançou no mercado religioso o seu principal produto, a música gospel. O sucesso de tal produto se deve, em parte, aos princípios de marketing adotados pela IRC e também à existência de uma insatisfação religiosa no meio protestante, principalmente no que se refere ao ritual e a música. Nesse sentido, essa Igreja lançou no mercado religioso um produto simbólico a fim de satisfazer a demanda religiosa reprimida, contribuindo assim, de forma direta, na consolidação do mercado de música gospel no Brasil.A partir dos anos 70 e 80 o campo religioso protestante no Brasil foi inundado por novas formas de religiosidade. Entre elas estão as igrejas neopentecostais que tiveram, nesses décadas, um crescimento espantoso. Em um cenário pluralista e competitivo nesse campo, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo (IRC), fundada em 1986, centrada nas ações mercadológicas, lançou no mercado religioso o seu principal produto, a música gospel. O sucesso de tal produto se deve, em parte, aos princípios de marketing adotados pela IRC e também à existência de uma insatisfação religiosa no meio protestante, principalmente no que se refere ao ritual e a música. Nesse sentido, essa Igreja lançou no mercado religioso um produto simbólico a fim de satisfazer a demanda religiosa reprimida, contribuindo assim, de forma direta, na consolidação do mercado de música gospel no Brasil.Universidade Estadual de Campinas2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/866947110.22456/1982-2650.2273Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião; Vol. 6 No. 6 (2004); 201-220Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião; Vol. 6 Núm. 6 (2004); 201-220Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião; v. 6 n. 6 (2004); 201-2201982-2650reponame:Ciencias Sociales y Religión (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/8669471/28773Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoDerechos de autor 2020 Jacqueline Ziroldo Dolghiehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDolghie, Jacqueline Ziroldo2022-08-08T19:49:06Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669471Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csrPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/oaicienciassocialesyreligion@gmail.com||1982-26501518-4463opendoar:2022-08-08T19:49:06Ciencias Sociales y Religión (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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