A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Orrutea Filho, Rogério
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Kant e-prints (Online)
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1292
Resumo: Com este artigo, buscou-se expor a ideia de punição enquanto simples retribuição pelo crime cometido, tendo a filosofia jurídica de Kant como referência. A partir desta exposição, buscou-se esclarecer que deve haver uma relação necessária entre o conceito de dignidade e a punição restringida à mera retribuição, enquanto que as penas aplicadas para fins de ressocialização e prevenção parecem violar a dignidade humana, tal como definida por nós a partir da filosofia de Kant. Com isso, restaria aos defensores das penas preventivas e ressocializadoras a tarefa de apresentar um outro conceito de dignidade, sobre o qual pudessem fundamentar suas justificativas da punição. E como seria um conceito diferente daquele por nós apresentado, então este novo conceito teria de ser dissociado das noções de valor intrínseco e autonomia (que compõem a ideia de dignidade). Argumentamos que esta dissociação é impossível de ser feita sem que cheguemos a conclusões moralmente absurdas, o que impossibilita a formulação de um novo conceito de dignidade. Consequentemente, a retribuição seria a única modalidade punitiva moralmente justificável a partir do ponto de vista puramente racional, ainda que ofereça consequências extremamente antipáticas aos nossos sentimentos mais humanitários.
id UNICAMP-27_05742084bf7bb3d90594c29af6b30894
oai_identifier_str oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1292
network_acronym_str UNICAMP-27
network_name_str Kant e-prints (Online)
repository_id_str
spelling A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantianaretribuiçãoretaliaçãoprevençãoressocializaçãocorrecionalismoCom este artigo, buscou-se expor a ideia de punição enquanto simples retribuição pelo crime cometido, tendo a filosofia jurídica de Kant como referência. A partir desta exposição, buscou-se esclarecer que deve haver uma relação necessária entre o conceito de dignidade e a punição restringida à mera retribuição, enquanto que as penas aplicadas para fins de ressocialização e prevenção parecem violar a dignidade humana, tal como definida por nós a partir da filosofia de Kant. Com isso, restaria aos defensores das penas preventivas e ressocializadoras a tarefa de apresentar um outro conceito de dignidade, sobre o qual pudessem fundamentar suas justificativas da punição. E como seria um conceito diferente daquele por nós apresentado, então este novo conceito teria de ser dissociado das noções de valor intrínseco e autonomia (que compõem a ideia de dignidade). Argumentamos que esta dissociação é impossível de ser feita sem que cheguemos a conclusões moralmente absurdas, o que impossibilita a formulação de um novo conceito de dignidade. Consequentemente, a retribuição seria a única modalidade punitiva moralmente justificável a partir do ponto de vista puramente racional, ainda que ofereça consequências extremamente antipáticas aos nossos sentimentos mais humanitários.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1292Kant e-prints; v. 13 n. 2 (2018); 45-73Kant e-Prints; Vol. 13 No. 2 (2018); 45-731677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1292/1054Copyright (c) 2018 Kant e-Printsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Orrutea Filho, Rogério2021-10-17T22:33:00Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1292Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-17T22:33Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantiana
title A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantiana
spellingShingle A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantiana
Moreira Orrutea Filho, Rogério
retribuição
retaliação
prevenção
ressocialização
correcionalismo
title_short A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantiana
title_full A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantiana
title_fullStr A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantiana
title_full_unstemmed A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantiana
title_sort A punição como simples retribuição: uma análise e defesa sob perspectiva kantiana
author Moreira Orrutea Filho, Rogério
author_facet Moreira Orrutea Filho, Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Orrutea Filho, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv retribuição
retaliação
prevenção
ressocialização
correcionalismo
topic retribuição
retaliação
prevenção
ressocialização
correcionalismo
description Com este artigo, buscou-se expor a ideia de punição enquanto simples retribuição pelo crime cometido, tendo a filosofia jurídica de Kant como referência. A partir desta exposição, buscou-se esclarecer que deve haver uma relação necessária entre o conceito de dignidade e a punição restringida à mera retribuição, enquanto que as penas aplicadas para fins de ressocialização e prevenção parecem violar a dignidade humana, tal como definida por nós a partir da filosofia de Kant. Com isso, restaria aos defensores das penas preventivas e ressocializadoras a tarefa de apresentar um outro conceito de dignidade, sobre o qual pudessem fundamentar suas justificativas da punição. E como seria um conceito diferente daquele por nós apresentado, então este novo conceito teria de ser dissociado das noções de valor intrínseco e autonomia (que compõem a ideia de dignidade). Argumentamos que esta dissociação é impossível de ser feita sem que cheguemos a conclusões moralmente absurdas, o que impossibilita a formulação de um novo conceito de dignidade. Consequentemente, a retribuição seria a única modalidade punitiva moralmente justificável a partir do ponto de vista puramente racional, ainda que ofereça consequências extremamente antipáticas aos nossos sentimentos mais humanitários.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1292
url https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1292/1054
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Kant e-Prints
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Kant e-Prints
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
dc.source.none.fl_str_mv Kant e-prints; v. 13 n. 2 (2018); 45-73
Kant e-Prints; Vol. 13 No. 2 (2018); 45-73
1677-163X
reponame:Kant e-prints (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:Unicamp
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str Unicamp
institution Unicamp
reponame_str Kant e-prints (Online)
collection Kant e-prints (Online)
repository.name.fl_str_mv Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br
_version_ 1754842243613589504