O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fulgencio, Leopoldo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Kant e-prints (Online)
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/329
Resumo: Este artigo pretende mostrar que, para Kant, a psicologia empírica deve ocupar um lugar análogo ao da física empírica. Isso pode ser explicado levando-se em consideração a distinção entre uma ciência da natureza genuína (ciência a priori), que não seria possível para a psicologia, e uma ciência natural não-genuína (uma história natural que fornece apenas leis empíricas para seus objetos) a qual caracterizaria a psicologia como uma ciência empírica. Defende-se que Kant deixou um fio condutor para a construção dessa psicologia empírica, seja indicando um quadro transcendental – não no que se refere à formulação de uma psicologia racional, mas caracterizável pela aplicabilidade dos princípios do entendimento teórico a seus objetos, seja oferecendo um quadro heurístico para a pesquisa empírica dos objetos dados ao sentido interno. Ao final, demonstra-se que grande parte das propostas de uma psicologia científica pós-Kant está construída sob influência desse quadro kantiano, ainda que existam concepções de psicologia empírica elaboradas fora desse quadro.
id UNICAMP-27_287102e6c89a53f0983718eea7626f2d
oai_identifier_str oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/329
network_acronym_str UNICAMP-27
network_name_str Kant e-prints (Online)
repository_id_str
spelling O lugar da psicologia empírica no sistema de KantEste artigo pretende mostrar que, para Kant, a psicologia empírica deve ocupar um lugar análogo ao da física empírica. Isso pode ser explicado levando-se em consideração a distinção entre uma ciência da natureza genuína (ciência a priori), que não seria possível para a psicologia, e uma ciência natural não-genuína (uma história natural que fornece apenas leis empíricas para seus objetos) a qual caracterizaria a psicologia como uma ciência empírica. Defende-se que Kant deixou um fio condutor para a construção dessa psicologia empírica, seja indicando um quadro transcendental – não no que se refere à formulação de uma psicologia racional, mas caracterizável pela aplicabilidade dos princípios do entendimento teórico a seus objetos, seja oferecendo um quadro heurístico para a pesquisa empírica dos objetos dados ao sentido interno. Ao final, demonstra-se que grande parte das propostas de uma psicologia científica pós-Kant está construída sob influência desse quadro kantiano, ainda que existam concepções de psicologia empírica elaboradas fora desse quadro.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2006-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/329Kant e-prints; v. 1 n. 1 (2006); 89-118Kant e-Prints; Vol. 1 No. 1 (2006); 89-1181677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/329/232Copyright (c) 2015 Kant e-Printsinfo:eu-repo/semantics/openAccessFulgencio, Leopoldo2021-10-19T15:09:49Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/329Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-19T15:09:49Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant
title O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant
spellingShingle O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant
Fulgencio, Leopoldo
title_short O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant
title_full O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant
title_fullStr O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant
title_full_unstemmed O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant
title_sort O lugar da psicologia empírica no sistema de Kant
author Fulgencio, Leopoldo
author_facet Fulgencio, Leopoldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fulgencio, Leopoldo
description Este artigo pretende mostrar que, para Kant, a psicologia empírica deve ocupar um lugar análogo ao da física empírica. Isso pode ser explicado levando-se em consideração a distinção entre uma ciência da natureza genuína (ciência a priori), que não seria possível para a psicologia, e uma ciência natural não-genuína (uma história natural que fornece apenas leis empíricas para seus objetos) a qual caracterizaria a psicologia como uma ciência empírica. Defende-se que Kant deixou um fio condutor para a construção dessa psicologia empírica, seja indicando um quadro transcendental – não no que se refere à formulação de uma psicologia racional, mas caracterizável pela aplicabilidade dos princípios do entendimento teórico a seus objetos, seja oferecendo um quadro heurístico para a pesquisa empírica dos objetos dados ao sentido interno. Ao final, demonstra-se que grande parte das propostas de uma psicologia científica pós-Kant está construída sob influência desse quadro kantiano, ainda que existam concepções de psicologia empírica elaboradas fora desse quadro.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/329
url https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/329/232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Kant e-Prints
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Kant e-Prints
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
dc.source.none.fl_str_mv Kant e-prints; v. 1 n. 1 (2006); 89-118
Kant e-Prints; Vol. 1 No. 1 (2006); 89-118
1677-163X
reponame:Kant e-prints (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:Unicamp
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str Unicamp
institution Unicamp
reponame_str Kant e-prints (Online)
collection Kant e-prints (Online)
repository.name.fl_str_mv Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br
_version_ 1754842242896363520