O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César Yanzer Portela, Luis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Kant e-prints (Online)
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/505
Resumo: O artigo visa, em um primeiro momento, demonstrar que é possível identificarmos na Crítica da Razão Pura pelo menos dois critérios que delimitam o que pertence ao âmbito de investigação da filosofia transcendental. Estes dois critérios, quando inter-relacionados e aplicados, permitem incluir ou excluir um âmbito de investigação da filosofia transcendental. Na sequência mostraremos que em estabelecendo tais critérios, Kant parece restringir o âmbito de investigação pertinente à filosofia transcendental somente às investigações pertencentes à Estética Transcendental e à Analítica Transcendental, o que implica na exclusão da investigação feita na Dialética Transcendental e na Doutrina Transcendental do Método. Feito isso, sustentaremos que tal não é o caso. No que se refere à legitimidade do qualificativo "transcendental" à Dialética, sustentaremos que Kant atribui um sentido ao termo "transcendental" na Dialética que, apesar de não recobrir exatamente o sentido próprio da mesma expressão utilizada na Estética Transcendental e na Analítica Transcendental, possui um sentido derivado que justifica seu uso legítimo.  Quanto à legitimidade da atribuição do qualificativo "transcendental" à Doutrina do Método, sustentaremos que esta pode legitimamente ser denominada "transcendental" porque assume os resultados adquiridos pelo conhecimento transcendental expostos na Doutrina Transcendental dos Elementos e a eles se refere ao projetar o futuro sistema da razão pura.
id UNICAMP-27_3afa587c40054865b6e25255147445ca
oai_identifier_str oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/505
network_acronym_str UNICAMP-27
network_name_str Kant e-prints (Online)
repository_id_str
spelling O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"Dialética TranscendentalAnalíticaDoutrina do MétodoO artigo visa, em um primeiro momento, demonstrar que é possível identificarmos na Crítica da Razão Pura pelo menos dois critérios que delimitam o que pertence ao âmbito de investigação da filosofia transcendental. Estes dois critérios, quando inter-relacionados e aplicados, permitem incluir ou excluir um âmbito de investigação da filosofia transcendental. Na sequência mostraremos que em estabelecendo tais critérios, Kant parece restringir o âmbito de investigação pertinente à filosofia transcendental somente às investigações pertencentes à Estética Transcendental e à Analítica Transcendental, o que implica na exclusão da investigação feita na Dialética Transcendental e na Doutrina Transcendental do Método. Feito isso, sustentaremos que tal não é o caso. No que se refere à legitimidade do qualificativo "transcendental" à Dialética, sustentaremos que Kant atribui um sentido ao termo "transcendental" na Dialética que, apesar de não recobrir exatamente o sentido próprio da mesma expressão utilizada na Estética Transcendental e na Analítica Transcendental, possui um sentido derivado que justifica seu uso legítimo.  Quanto à legitimidade da atribuição do qualificativo "transcendental" à Doutrina do Método, sustentaremos que esta pode legitimamente ser denominada "transcendental" porque assume os resultados adquiridos pelo conhecimento transcendental expostos na Doutrina Transcendental dos Elementos e a eles se refere ao projetar o futuro sistema da razão pura.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/505Kant e-prints; v. 10 n. 2 (2015); 66-76Kant e-Prints; Vol. 10 No. 2 (2015); 66-761677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/505/400Copyright (c) 2016 Kant e-Printsinfo:eu-repo/semantics/openAccessCésar Yanzer Portela, Luis2021-10-19T14:53:50Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/505Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-19T14:53:50Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"
title O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"
spellingShingle O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"
César Yanzer Portela, Luis
Dialética Transcendental
Analítica
Doutrina do Método
title_short O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"
title_full O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"
title_fullStr O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"
title_full_unstemmed O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"
title_sort O caráter "transcendental" da Dialética e o da Doutrina do Método na "Crítica da Razão Pura"
author César Yanzer Portela, Luis
author_facet César Yanzer Portela, Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv César Yanzer Portela, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Dialética Transcendental
Analítica
Doutrina do Método
topic Dialética Transcendental
Analítica
Doutrina do Método
description O artigo visa, em um primeiro momento, demonstrar que é possível identificarmos na Crítica da Razão Pura pelo menos dois critérios que delimitam o que pertence ao âmbito de investigação da filosofia transcendental. Estes dois critérios, quando inter-relacionados e aplicados, permitem incluir ou excluir um âmbito de investigação da filosofia transcendental. Na sequência mostraremos que em estabelecendo tais critérios, Kant parece restringir o âmbito de investigação pertinente à filosofia transcendental somente às investigações pertencentes à Estética Transcendental e à Analítica Transcendental, o que implica na exclusão da investigação feita na Dialética Transcendental e na Doutrina Transcendental do Método. Feito isso, sustentaremos que tal não é o caso. No que se refere à legitimidade do qualificativo "transcendental" à Dialética, sustentaremos que Kant atribui um sentido ao termo "transcendental" na Dialética que, apesar de não recobrir exatamente o sentido próprio da mesma expressão utilizada na Estética Transcendental e na Analítica Transcendental, possui um sentido derivado que justifica seu uso legítimo.  Quanto à legitimidade da atribuição do qualificativo "transcendental" à Doutrina do Método, sustentaremos que esta pode legitimamente ser denominada "transcendental" porque assume os resultados adquiridos pelo conhecimento transcendental expostos na Doutrina Transcendental dos Elementos e a eles se refere ao projetar o futuro sistema da razão pura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/505
url https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/505/400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Kant e-Prints
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Kant e-Prints
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
dc.source.none.fl_str_mv Kant e-prints; v. 10 n. 2 (2015); 66-76
Kant e-Prints; Vol. 10 No. 2 (2015); 66-76
1677-163X
reponame:Kant e-prints (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:Unicamp
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str Unicamp
institution Unicamp
reponame_str Kant e-prints (Online)
collection Kant e-prints (Online)
repository.name.fl_str_mv Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br
_version_ 1754842243332571136