Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanzini Stobbe, Emanuel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Kant e-prints (Online)
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1066
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir tipos de construtivismo moral de cunho kantiano, particularmente frente ao problema de justificação do requerimento de respeito por seres humanos. Para tanto, tratarei de três tipos de construtivismo, sendo o primeiro uma espécie de base para os dois seguintes. Em primeiro lugar, considero a interpretação da filosofia moral de Kant como sendo um construtivismo moral, tal como apresentada por John Rawls em Lectures on the History of Moral Philosophy (2000). De tal interpretação e decorrentes implicações, volto as atenções, em segundo lugar, ao construtivismo de Onora O’Neill – tal qual considerado em Constructions of Reason (1989) – bem como ao construtivismo de Christine Korsgaard – em Creating the Kingdom of Ends (1996) e The Sources of Normativity (1996) – ambos tomando, em alguma medida, a interpretação rawlseana como ponto de partida. Deste modo, este artigo seguirá o seguinte percurso argumentativo: (1) exposição das principais noções da interpretação de Rawls (procedimentos de construção, concepção de pessoa e sociedade); (2) apresentação dos principais argumentos de O’Neill (sobre a possível agência de uma pluralidade de seres racionais distintos, porém inter-relacionados) e Korsgaard (com seu chamado “realismo procedural” e o valor que nós conferimos à nossa própria humanidade); e (3) discussão acerca de vantagens dos tipos de construtivismo considerados, sobretudo com relação à questão sobre o requerimento de respeito por seres humanos. Minha hipótese é de que os três tipos de construtivismos são interessantes do ponto de vista de fornecer uma justificação alternativa para requerimentos morais (como o requerimento de respeito), notadamente por meio de procedimentos de construção de princípios morais.
id UNICAMP-27_a22a8f294b508a188adb6203430df5c7
oai_identifier_str oai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1066
network_acronym_str UNICAMP-27
network_name_str Kant e-prints (Online)
repository_id_str
spelling Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianasConstrutivismo MoralFilosofia Moral Kantianaespeito por Seres HumanosO presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir tipos de construtivismo moral de cunho kantiano, particularmente frente ao problema de justificação do requerimento de respeito por seres humanos. Para tanto, tratarei de três tipos de construtivismo, sendo o primeiro uma espécie de base para os dois seguintes. Em primeiro lugar, considero a interpretação da filosofia moral de Kant como sendo um construtivismo moral, tal como apresentada por John Rawls em Lectures on the History of Moral Philosophy (2000). De tal interpretação e decorrentes implicações, volto as atenções, em segundo lugar, ao construtivismo de Onora O’Neill – tal qual considerado em Constructions of Reason (1989) – bem como ao construtivismo de Christine Korsgaard – em Creating the Kingdom of Ends (1996) e The Sources of Normativity (1996) – ambos tomando, em alguma medida, a interpretação rawlseana como ponto de partida. Deste modo, este artigo seguirá o seguinte percurso argumentativo: (1) exposição das principais noções da interpretação de Rawls (procedimentos de construção, concepção de pessoa e sociedade); (2) apresentação dos principais argumentos de O’Neill (sobre a possível agência de uma pluralidade de seres racionais distintos, porém inter-relacionados) e Korsgaard (com seu chamado “realismo procedural” e o valor que nós conferimos à nossa própria humanidade); e (3) discussão acerca de vantagens dos tipos de construtivismo considerados, sobretudo com relação à questão sobre o requerimento de respeito por seres humanos. Minha hipótese é de que os três tipos de construtivismos são interessantes do ponto de vista de fornecer uma justificação alternativa para requerimentos morais (como o requerimento de respeito), notadamente por meio de procedimentos de construção de princípios morais.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1066Kant e-prints; v. 12 n. 1 (2017); 6-36Kant e-Prints; Vol. 12 No. 1 (2017); 6-361677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1066/885Lanzini Stobbe, Emanuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-17T22:44:54Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1066Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-17T22:44:54Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianas
title Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianas
spellingShingle Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianas
Lanzini Stobbe, Emanuel
Construtivismo Moral
Filosofia Moral Kantiana
espeito por Seres Humanos
title_short Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianas
title_full Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianas
title_fullStr Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianas
title_full_unstemmed Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianas
title_sort Pode um construtivismo moral justificar o respeito por seres humanos? Considerações kantianas
author Lanzini Stobbe, Emanuel
author_facet Lanzini Stobbe, Emanuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanzini Stobbe, Emanuel
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo Moral
Filosofia Moral Kantiana
espeito por Seres Humanos
topic Construtivismo Moral
Filosofia Moral Kantiana
espeito por Seres Humanos
description O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir tipos de construtivismo moral de cunho kantiano, particularmente frente ao problema de justificação do requerimento de respeito por seres humanos. Para tanto, tratarei de três tipos de construtivismo, sendo o primeiro uma espécie de base para os dois seguintes. Em primeiro lugar, considero a interpretação da filosofia moral de Kant como sendo um construtivismo moral, tal como apresentada por John Rawls em Lectures on the History of Moral Philosophy (2000). De tal interpretação e decorrentes implicações, volto as atenções, em segundo lugar, ao construtivismo de Onora O’Neill – tal qual considerado em Constructions of Reason (1989) – bem como ao construtivismo de Christine Korsgaard – em Creating the Kingdom of Ends (1996) e The Sources of Normativity (1996) – ambos tomando, em alguma medida, a interpretação rawlseana como ponto de partida. Deste modo, este artigo seguirá o seguinte percurso argumentativo: (1) exposição das principais noções da interpretação de Rawls (procedimentos de construção, concepção de pessoa e sociedade); (2) apresentação dos principais argumentos de O’Neill (sobre a possível agência de uma pluralidade de seres racionais distintos, porém inter-relacionados) e Korsgaard (com seu chamado “realismo procedural” e o valor que nós conferimos à nossa própria humanidade); e (3) discussão acerca de vantagens dos tipos de construtivismo considerados, sobretudo com relação à questão sobre o requerimento de respeito por seres humanos. Minha hipótese é de que os três tipos de construtivismos são interessantes do ponto de vista de fornecer uma justificação alternativa para requerimentos morais (como o requerimento de respeito), notadamente por meio de procedimentos de construção de princípios morais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1066
url https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1066/885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
publisher.none.fl_str_mv Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)
dc.source.none.fl_str_mv Kant e-prints; v. 12 n. 1 (2017); 6-36
Kant e-Prints; Vol. 12 No. 1 (2017); 6-36
1677-163X
reponame:Kant e-prints (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:Unicamp
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str Unicamp
institution Unicamp
reponame_str Kant e-prints (Online)
collection Kant e-prints (Online)
repository.name.fl_str_mv Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv clekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br
_version_ 1754842243577937920